sábado, 29 de julho de 2006

Agradecimento

Quando comecei a montar este site (que em breve vai ser renovado), minha intenção principal era manter contato com meus pacientes, que se tornam amigos, e discutir algumas coisas relacionadas á dermatologia e á cosmiatria, falar de novidades que fico sabendo, falar da minha área de atuação, que além de minha profissão também é minha paixão, algo que realmente me mantém entusiasmado constantemente a sempre aprender mais.
Mas, em pouco tempo estes limites foram rompidos e muita gente tem me honrado por ler e comentar meus textos e opiniões, só no último mês foram mais de 4.500 page views, mais de 1300 apenas na última semana.
Quero então agradecer a todos que tem me lido, que tem me escrito, tenho tentado responder a todos com as informações que tenho, dentro dos limites que regem não só a ética médica, mas também os bons profissionais. E tenho usado estas perguntas para nortear os assuntos dos artigos. Se você tem alguma sugestão de assunto , mande um email fernandobezerra.dermato@uol.com.br
Mais uma vez obrigado pelo apoio e pelas visitas ao site!
Um abraço
Fernando Bezerra

segunda-feira, 24 de julho de 2006

Estrias

Sei que a simples menção desta palavra causa arrepios em muitas mulheres.
As estrias surgem quando as fibras elásticas da pele se rompem, degeneram-se, normalmente em função de sua distensão exagerada ou em função de alterações hormonais.
Comumente surgem durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também nos casos de obesidade e também em decorrência da gravidez. Ocorrem principalmente nas coxas, nádegas, abdômen e mamas, são mais comuns nas mulheres, mas também podem ocorrer nos homens, resultado especialmente do excesso de musculação ou pelo crescimento muito rápido.
Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas, geralmente acompanhada por coceiras no local. Evoluem mais tarde para uma tonalidade perolada. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia.
A evolução das estrias é extremamente pessoal, muitas mulheres com vários fatores para desenvolver as estrias jamais as terão. Para evitar o aparecimento de estrias recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias e que estejam em fase de crescimento intenso ou aumento de peso. Deve-se beber pelo muita água todo dia e evitar engordar demais e rapidamente, além da prática de exercícios físicos regularmente.
O tratamento das estrias tem sido um desafio para os Dermatologistas, as estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos buscam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor.
Para isso várias técnicas podem ser empregadas, os ácidos, especialmente o ácido retinóico, que estimula a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias e os peelings que tem a mesma ação dos ácidos, mas de uma forma mais acelerada e intensa, geralmente com um melhor resultado, são duas boas alternativas.
Seu médico também pode indicar a dermoabrasão que é o lixamento da área, provocando uma reação semelhante à dos peelings, com formação de colágeno e com a vantagem de regularizar a superfície da pele.
A intradermoterapia é a injeção de substâncias que provocam uma reação do organismo, ao longo e sob as estrias, estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram. Atuando também como uma subcisão. A aplicação do laser provoca o fechamento dos pequenos vasos nas estrias avermelhadas e promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas.
Atualmente a carboxiterapia vem se impondo como um excelente tratamento para as estrias. O gás CO2 da carboxiterapia descola a estria, e promove um estímulo à produção de colágeno e elastina, que resulta num resultado rápido, estético e natural.
Muitos destes procedimentos podem ser combinados, mas é preciso que você consulte um dermatologista de sua confiança, pois estes são procedimentos médicos, que devem ser acompanhados por um especialista.
Se tiver dúvidas ou perguntas entre em contato: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Gordura Localizada, Celulite, Flacidez ...

A carboxiterapia é um método em que consiste na injeção de um gás inerte, o próprio CO2, que é medicinal e é um gás que nós respiramos, no subcutâneo. Essa técnica já era utilizada há muito tempo para fins o tratamento de arteriopatias; doenças arteriais e venosas, e também como uso em psoríase e eczemas crônicos.
Há mais ou menos 20 anos vem sendo utilizado em medicina estética para tratamento, inicialmente de celulite, gordura localizada e flacidez , sendo observado cada vez mais resultados como a diminuição de papada do pescoço ou mesmo flacidez da face. Além de um eficaz instrumento para estrias, amenizando essas terríveis inimigas do público feminino, e também masculino.
A técnica consiste na injeção de gás no subcutâneo promovendo um aumento da oxigenação e do metabolismo local, melhorando as trocas metabólicas e promovendo queima e mobilização da gordura. Há também o efeito da irritação do gás no local.
Algumas pessoas sentem um leve desconforto no local da aplicação, que vai diminuindo com o passar das sessões, eventualmente podem ocorrer, como acontece com a intradermoterapia, hematomas leves no local do procedimento.
São necessárias de 8 a 12 sessões, 2 vezes por semana, para ver os primeiros resultados. Cada sessão dura em média 30 minutos, e em nossa clinica gosto de associar este tratamento com sessões de drenagem ou outros procedimentos estéticos.
O procedimento é eficaz e seguro, podendo ser feito no consultório sem nenhuma complicação, apenas sendo contra-indicado para gestantes, ou pessoa que apresentem infecções ou sangramentos no local.
Consulte um Dermatologista de sua confiança sobre os tratamentos integrados e as associações possíveis para seu caso. E se tiver dúvidas sobre o procedimento, me mande um email : fernandobezerra.dermato@uol.com.br

sexta-feira, 14 de julho de 2006

3o. Workshop de Bioplastia

No próximo dia 22 de julho, estarei participando de mais um curso na área de Bioplastia, desta vez com o Diretor do Capítulo Brasileiro de Medicina e Cirurgia Estética, Dr. Arthur Pimentel.
O curso prático, abordará a questão da Bioplastia Facial (Malar, Mandibula, Labial, Nasal) e também Bioplastia de Glúteos e Panturrilha. O Dr. Arthur tem grande experiência nestes procedimentos, sendo inclusive Professor Titular do Curso de Pós Graduação da ASIME/IAMM e vai ser com certeza uma boa oportunidade de troca de experiências, de aprofundar ainda mais meus conhecimentos.
É como eu sempre digo, quem escolhe a carreira médica tem que se aperfeiçoar constantemente. Se tiver alguma dúvida sobre bioplastia entre em contato: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quinta-feira, 13 de julho de 2006

Temos o ganhador!

Pelo menos uma pessoa ficou realmente feliz com a vitória da Italia na copa.
Quem passou pela clínica entre os meses de abril e maio pode participar da brincadeira que fizemos organizando um bolão da copa, quem acertasse ganharia um jantar para duas pessoas no FOGO DE CHÃO.
Pois bem, o ganhador, o único que colocou que a Italia ia ser campeã, foi o Sr. José Geraldo P. cujo telefone é 56XX - XX97.
Parabéns José Geraldo, vamos entrar em contato para lhe entregar seu prêmio!
E tanta gente gostou da brincadeira que nós vamos organizar outra parecida em breve, aguarde!

quarta-feira, 12 de julho de 2006

Próximas programações!

Com a vida atribulada de São Paulo, é muito importante que consigamos nos programar com antecedência para que tudo funcione a contento, especialmente nos tratamentos e terapias que envolvem prazos mais longos.
Já tenho agendadas todas as datas de LASER PARA REJUVENESCIMENTO até dezembro, as próximas por exemplo, são 20 de julho e 12 de agosto, mas muitos pacientes já estão agendando seus horários para setembro e outubro, para não perder o ritmo que o LASER QUANTUM pede para se alcançar os melhores resultados, ou seja, um intervalo de 30 a 40 dias entre uma aplicação e outra.
Normalmente programo 2 datas de LASER por mês, com intervalos de 15 dias entre elas, desta forma fica fácil seguir o tratamento. E consequentemente otimizar os resultados.

Além disto, na semana de 24 a 28 de julho estarei em Fortaleza, minha agenda do dia 28 de julho já está aberta. Anote então o endereço do consultório em FORTALEZA e marque já sua consulta com a Eva:
Edificio Medical Genesis
Rua Antonio Augusto 1271, conjunto 1003
tel. (85) 3252.3116

segunda-feira, 10 de julho de 2006

Maria de Lourdes e Ana Maria

Agora á pouco, nesta segunda feira, Maria de Lourdes Padovani Colucci, esteticista da clínica e grande amiga, participou do programa MAIS VOCÊ da Rede Globo, apresentado pela Ana Maria Braga.
A matéria falava sobre os cuidados com os pés durante o inverno, levantando a questão de que os pés recebem, muitas vezes, pouca atenção das pessoas, o que é uma verdade.
Maria de Lourdes mostrou uma máscara á base de amido, que promove uma esfoliação suave da pele, o gomage. Ana Maria Braga se mostrou muito interessada e fez muitas perguntas, como é sua característica, colocando-se sempre no papel da pessoa que está assistindo.
Veja a matéria e o video no site do MAIS VOCÊ : http://maisvoce.globo.com/beleza.jsp?id=10385.
No final a Ana Maria ainda ainda observou que a Maria de Lourdes era muito simpática, coisa que suas pacientes e amigos já sabem de longa data. Ela não é só simpática, é uma profissional com mãos de ouro, suas pacientes, depois de uma limpeza de pele, sentem-se renovadas!
Este é mais um momento signficativo da vitoriosa carreira da Colucci (como ela é mais conhecida), que atua na área desde 1976 quando fez sua especialização em cosmetologia na Escola de Farmácia e Cosmetologia da USP.
Além disto, Maria de Lourdes faz parte da diretoria da ASSOCEMSP (Associação Paulista das Esteticistas) e ministra diversas aulas e workshops para profissionais do setor; em agosto ela receberá mais um prêmio e uma homenagem no congresso internacional de estética do Rio de Janeiro.
Parabéns Maria de Lourdes, para mim é um privilégio ter você em minha equipe! E se você tiver vontade de conhecer de perto o trabalho da Maria de Lourdes, marque um horário ligando para a Clínica, tel. 5543.4369, ou entre em contato pelo email fernandobezerra.dermato@uol.com.br .

quarta-feira, 5 de julho de 2006

CASPA? EU?

A caspa é uma das manifestações clínicas da dermatite seborreica, a mais visível e a mais constrangedora.
A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele que surge em função de uma predisposição genética. As erupções características da doença ocorrem predominantemente na área de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, o couro cabeludo, mas também podem ocorrer na região da barba, pálpebras, sobrancelhas e no pavilhão auricular.
As características da doença são a produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira).
Quando atingem a pele, as lesões da dermatite seborréica são avermelhadas e com descamação gordurosa. As áreas mais atingidas são a face (principalmente o contorno nasal, supercílios e fronte), e a região torácica.
Sua causa ainda é desconhecida, mas a oleosidade excessiva da pele e um fungo, o Pityrosporum Ovale, estão envolvidos no processo. Como acontece com a acne, a maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas da dermatite seborreica ocorre geralmente após a puberdade, mas podem ocorrer manifestações da doença também em recém nascidos, devido ao androgênio materno ainda presente.
A dermatite seborréica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora, acometendo tanto homens quanto mulheres e é uma das principais queixas nos consultórios dermatológicos. A doença, que não tem cura e sim controle, costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional.
Para controlá-la podemos usar cremes , loções, xampus a base de cortico-esteróides e antifúngicos. Nos casos mais severos o dermatologista pode lançar mão do uso de medicação via oral. Também oriento os paciente a não ingerir comidas muito gordurosas nem bebidas alcoólicas.
Como o fator emocional tem relação com a gênese da doença, é importante que o paciente também observe seus níveis de stress, e identificando estes fatores, procure maneiras de reduzi-los.
É muito importante que as pessoas não se automediquem. Se você sofre com os sintomas da dermatite seborreica, procure a orientação de um dermatologista de sua confiança, o tratamento, acompanhado por um especialista nas doenças do cabelo e pele, um Dermatologista, pode ser simples e muito eficiente.
(este texto foi originalmente escrito para o site www.aomestre.com.br dedicado aos professores)

segunda-feira, 3 de julho de 2006

16 tipos de pele

Pela segunda semana consecutiva a Revista VEJA traz em sua capa uma matéria sobre saúde, o destaque desta semana é o trabalho da Médica norte-americana Leslie Baumann que propõe, a partir de uma extensa pesquisa, uma nova classificação para os tipos de pele levando em consideração 4 características: hidratação, sensibilidade, enrugamento e pigmentação.
O mérito da pesquisa é tentar normatizar o que os Dermatologistas já fazem há muito tempo, avaliando a pele de seus pacientes muito além da classificação básica dividida em seca, oleosa, normal e mista, avaliando diversos outros fatores, como hábitos de sáude e hereditariedade. Por exemplo, se levarmos em conta os 5 fototipos básicos e os 4 tipos de pele tradicionais, já teríamos 20 tipos diferentes de pele.
A matéria também traz um alerta, mostrando que a auto-medicação nas questões de pele pode ser prejudicial, uma vez que mesmo os produtos consagrados, se não forem prescritos por um especialista, podem trazer mais danos do que benefícios, ou seja, um creme caro e que todo mundo usa, pode não servir para sua pele.
Apenas uma crítica á revista que peca no sensacionalismo ao afirmar que em sua capa que "estava tudo errado", fazendo parecer de que todos os avanços da Dermatologia de nada adiantaram pois estavam indo na direção errada, uma leitura atenta da matéria contradiz a capa ao reforçar o aspecto de "evolução" da pesquisa e não de "revolução"

domingo, 2 de julho de 2006

ONICOPATIAS, doenças das unhas

Uma micose de unha sempre incomoda. Muitas pessoas vão passar o verão sem usar sandálias, e muitos irão de tênis á praia em função deste problema. Estas pessoas contraíram uma ONICOPATIA, uma doença da unha.
Uma micose de unha, ou Onicomicose, é uma infecção causada por microorganismos, fungos, que destroem a queratina, a principal proteína formadora das unhas. As micoses são adquiridas principalmente ao freqüentar locais públicos: piscinas, saunas e vestiários; e também fazendo unhas com manicures que não esterilizam seu material adequadamente. Mas como suspeitar que contraímos uma onicomicose?
A unha começa a ficar amarelada, descolada da pele, pode ficar esverdeada ou até mesmo escurecida e pode encravar e doer com mais facilidade, além de esteticamente assumirem um aspecto desagradável
Além disto, a presença de outros sintomas, como descamação em mãos e pés e até mesmo áreas ásperas nos braços e pernas, pode ser um sintoma da onicomicose. Se você contraiu uma micose, e ainda não resolveu este pequeno problema, você está sofrendo sem necessidade! O tratamento, a ser prescrito por um médico dermatologista, é bastante simples, vai apenas exigir tempo e um pouco de paciência. Além da aplicação de medicamentos tópicos, normalmente esmaltes a base de ciclopirox, pode ser necessária a prescrição de medicamentos imidazólicos ministrados por via oral, pois muitas vezes o tratamento precisa ser feito “de dentro para fora”. Como em todo tratamento, é fundamental seguir todas as orientações do seu médico com precisão, e à medida que o tempo for passando você irá perceber que suas unhas doentes vão ser substituídas por unhas novas e sadias. Então, tome esta atitude e comece a escolher a sandália nova que vai usar no próximo verão! (texto originalmente publicado em 2 de abril)
Se quiser perguntar algo entre em contato: fernandobezerra.dermato@uol.com.br