Que o cigarro, e as drogas em geral, são importantes coadjovantes na aceleração dos processos de envelhecimento da pele todo mundo já sabe, não é?
A nicotina reduz a lubrificação cutânea e os níveis de vitamina A, e também diminui a oxigenação das células em função do espessamento dos vasos sanguíneos.
A revista Vida e Saúde publicou neste mês um quadro que explica bem a diferença entre as rugas provocadas pelo excesso de exposição solar e o envelhecimento causado pelo cigarro.
A radiação solar atinge a parte mais superficial da derme, desestruturando o colágeno e a elastina, ocasionando as rugas, mas estas são mais finas. Já a nicotina atinge a pele por meio da corrente sanguínea, seus radicais tóxicos atingem a pele numa camada mais profunda, fragmentando as fibras de colágeno e elastina em toda a derme, gerando rugas mais profundas.
Então quando encontrar seu dermatologista, quando estiverem conversando sobre envelhecimento, e ele disser que você precisa parar de fumar ou se manter longe dos fumantes, preste atenção, ele está te dando uma importante dica!
Mesmo eu nunca tendo fumado, eu sei que deve ser muito dificil parar de fumar, mas você vai ter tantos ganhos que acho que vale a pena tentar!