O dia 29 de outubro foi instituido pela SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - como o Dia Nacional da Psoríase. Esta campanha tem como objetivo desenvolver ações que visem uma melhoria da qualidade de vida dos doentes, esclarecendo a todos sobre as características da doença, maneiras de identificá-la e tratamentos, reduzindo o preconceito.
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
Psoriase, você conhece os sintomas?
O dia 29 de outubro foi instituido pela SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - como o Dia Nacional da Psoríase. Esta campanha tem como objetivo desenvolver ações que visem uma melhoria da qualidade de vida dos doentes, esclarecendo a todos sobre as características da doença, maneiras de identificá-la e tratamentos, reduzindo o preconceito.
O dia 29 de outubro foi instituido pela SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - como o Dia Nacional da Psoríase. Esta campanha tem como objetivo desenvolver ações que visem uma melhoria da qualidade de vida dos doentes, esclarecendo a todos sobre as características da doença, maneiras de identificá-la e tratamentos, reduzindo o preconceito.
O preconceito em relação á psoriase vem principalmente em função do aspecto que a doença se apresenta com mais frequência, na forma de lesões eritematosas (avermelhadas) recobertas por escamas esbranquiçadas, normalmente localizadas nos cotovelos, unhas, joelhos ou couro cabeludo, mas podendo-se espalhar por toda a pele. Por isto a psoríase causa grande impacto na qualidade de vida dos pacientes que, muitas vezes, se sentem rejeitados ou discriminados em seus ambientes sociais e de trabalho. Mesmo não sendo uma doença contagiosa.
As causas da psoríase ainda não estão claras. Já ficou provado que existe uma predisposição hereditária para a doença, mas outros fatores como, como o estresse , traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou como reação a alguns medicamentos. A psoríase é uma doença milenar e afeta quase 3% da população mundial, homens e mulheres, e em casos mais raros pode evoluir para sintomas parecidos com a artrite.
São várias as formas de tratamento, nas formas leves são indicados medicamentos tópicos na forma de pomada, loções, xampus ou géis. Nas formas mais avançadas, além de duas ou três sessões de fototerapia por semana, podem ser indicados medicamentos de uso oral ou injetável, dependendo do caso. É fundamental usar diariamente hidratantes ou substâncias que ajudem a manter a pele com menos escamas, exposição controlada ao sol e controle do stress emocional.
A psoríase é uma doença que pode ser controlada e não é contagiosa.
Se você acha que tem alguns destes sintomas, procure um especialista em pele, um dermatologista, pelo simples exame clínico pode ser feito o diagnóstico, pois como ele não afeta os orgãos internos o diagnóstico é principalmente visual.
Se você já é portador, procure acompanhar a doença de perto, não se isole, contate associações de portadores da doença e mantenha-se informado sobre os avanços dos tratamentos.
Se tiver dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo email: fernandobezerra.dermato@uol.com.br
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Radiação o tempo todo!
Todos sabemos que a luz e o calor que provém do sol se devem ao fato que ele é um grande reator nuclear e recebemos a radiação fruto das reações atômicas que nele ocorrem. Radiações benéficas que ajudam no ciclo da vida, mas que, em excesso, podem causar muitos problemas.
Em especial os raios Ultra Violetas, responsáveis pelo envelhecimento da pele e o surgimento de câncer de pele. E não se deixe enganar por um dia nublado ou um dia frio. O sol está lá e a emissão de radiação é constante. O que muita gente não sabe é que a iluminação e o calor proveniente das lâmpadas fluorescentes também é fruto de radiação, produzida pelo "reator" que as luminárias possuem. O mesmo acontece com as lâmpadas eletrônicas. E portanto, também podem acelerar o envelhecimento da pele, o surgimento de manchas, aumentar a flacidez da pele e até mesmo acelerar o aparecimento de câncer de pele.
Dentro de uma lâmpada fluorescente existe vapor de mercúrio à baixa pressão, quando energizado o vapor emite luz ultravioleta. O interior da lâmpada é recoberto com fósforo que absorve a energia ultravioleta e emite luz visível num espectro entre o branco e o azul.
Os olhos humanos não percebem a luz ultravioleta, mas sua pele percebe e reage a ela.
Se você trabalha num ambiente comercial, uma loja ou uma fábrica por exemplo, pode ser que o local ao invés das fosforecentes (a base de Fósforo) utilizem lâmpadas de gás de IODO ou MERCURIO. Nestas a emissão de radiação é maior ainda, o que torna mais premente o uso de protetores solares.
Escrevo isto para mostrar que o uso do protetor solar tem que se incorporar aos seus hábitos diários, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. E é importante que seja usado corretamente, do mesmo jeito que você escova os dentes algumas vezes ao dia, o protetor solar também deve ser reaplicado ao longo do dia para garantir sua eficácia.
Como curiosidade: As lampadas chamadas incandescentes, diferente das lâmpadas a base de gases, geram luz atráves do aquecimento de um filamento, que se torna incandescente e libera energia na forma de luz. Estas lâmpadas também emitem radiação, só que num comprimento de onda diferente, menos prejudicial á pele.
Marcadores:
lampadas,
lampadas fluorescentes,
radiação
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Celulite não é só estética
Em função a matéria publicada na Marie Claire, que citei num artigo aqui no blog na semana passada, recebi muitos e-mails com perguntas sobre a celulite, então achei importante escrever algo a respeito.
A celulite, também conhecida,no meio cient[ifico, como lipodistrofia ginóide,caracteriza-se pelas alterações de relevo e ondulações de pele, os famosos "furinhos" que atormentam tanto o universo feminino, pois dão um aspecto estético não aceito pela maioria das mulheres.
Há diversas causas para isso, primeiramente a própria constituição , distribuição do tecido gorduroso na mulher que é diferente do homem ,que a faz mais predisposta. Além disso temos a genética de cada um, o ganho de peso , sedentarismo , alimentação desregrada, e outros fatores que podem contribuir para piorar ainda mais esse quadro.
Devido a essa multifatoriedade, simultânea e dinamica, estamos ainda muito longe de descobrir uma cura definitiva para o problema, os dermatologistas e cientistas tem estudado exaustivamente formas de controlar, amenizar, diminuir a celulite.
O primeiro passo é reconhecê-la , classificá-la em graus de severidade e a partir daí traçar um plano de tratamento, através de exame médico minucioso, exames complementares , seu médico pode oferecer medidas específica para cada caso.
Muitos são tratamentos combinados, com técnicas não invasivas, não dolorosas, que somados as técnicas já consagradas, podem melhorar muito a lipodistrofia.
Trabalhando com a radiofrequência - Manthus por exemplo - que é uma energia sonora que tranformada em calor numa profundidade que atinge especificamente a fibrose, as gordurinhas , melhorando muito o aspecto da celulite, o resultado já se pode notar com poucas aplicações. Além do benefício de melhorar textura de pele, formação de colágeno , dando uma retração de pele e também a celulite associada a flacidez de pele.
Lembre-se que além do aspecto estético da celulite, ela deve ser encarada no aspecto de saúde, pois se trata de um depósito de gordura, dificultando o retorno venoso, fazendo que muitas pessoas se sintam cansadas , com dificuldade até para andar nos graus mais severos.
Uma boa orientação nutricional vai ajudar, e a prática regular de exercícios é regra. E não se preocupe se você não é fã das academias, procure conhecer mais sobre a PLATAFORMA VIBRATÓRIA Power Plate, que é um poderoso aparelho para atuar como uma musculação localizada , atingindo também toda a musculatura , pernas, coxas e bumbum, e também sobre as técnicas de PILATES, por acreditar nestes tratamentos complementares, tanto o Power Plate quanto o Pilates também oferecemos em nossa clínica.
Mas tudo isto vai pedir força de vontade, perseverança e assiduidade nos tratamentos, na dieta, no condicionamento físico, procure um dermatologista de sua confiança e peça orientação.
Marcadores:
celulite,
furinhos,
lipodistrofia glinóide,
manthus,
tratamento celulite
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Veja São Paulo Homenageia Médicos
Provavelmente em função do dia 18 de outubro ser o Dia do Médico, a Revista VEJA SÃO PAULO, publicou uma reportagem intitulada "Os médicos que os médicos indicam" falando dos mais respeitados especialistas da cidade.
Na área de Dermatologia o destaque foi para o Prof. Dr. Evandro Rivitti, titular da Faculdade de Medicina da USP e Responsável pela divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas. A homenagem é mais do que justa pois o Dr. Rivitti é um grande entusiasta da Dermatologia, dedicando-se exclusivamente á área clínica, "enrugando de raiva", como diz a matéria, quando houve falar de Botox, Laser e "choquinho".
Como aconteceu comigo, ele conta que "Na época da residência, eu me apaixonei pela objetividade da dermatologia. Você vê a doença." mostrando seu entusiasmo com o assunto e sua preocupação pois a "Dermatologia é uma especialidade médica que envolve quase 2000 doenças, muitas delas problemas de saúde pública no país".
Parabéns á Vejinha pela matéria!
Se tiver tempo leia a matéria completa em :
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
ONICOPATIAS, doenças das unhas
Uma micose de unha sempre incomoda.
Muitas mulheres vão passar o verão sem usar sandálias, e muitos homens irão de tênis á praia em função deste problema. Estas pessoas contraíram uma ONICOPATIA, uma doença da unha.
Uma micose de unha, ou Onicomicose, é uma infecção causada por microorganismos, fungos, que destroem a queratina, a principal proteína formadora das unhas. As micoses são adquiridas principalmente ao freqüentar locais públicos: piscinas, saunas e vestiários; e também fazendo unhas com manicures que não esterilizam seu material adequadamente.
Mas como suspeitar que contraímos uma onicomicose? A unha começa a ficar amarelada, descolada da pele, pode ficar esverdeada ou até mesmo escurecida e pode encravar e doer com mais facilidade, além de esteticamente assumirem um aspecto desagradável.
Além disto, a presença de outros sintomas, como descamação em mãos e pés e até mesmo áreas ásperas nos braços e pernas, pode ser um sintoma da onicomicose.
Se você contraiu uma micose, e ainda não resolveu este pequeno problema, você está sofrendo sem necessidade!
O tratamento, a ser prescrito por um médico dermatologista, é bastante simples, vai apenas exigir tempo e um pouco de paciência. Além da aplicação de medicamentos tópicos, normalmente esmaltes a base de ciclopirox, pode ser necessária a prescrição de medicamentos imidazólicos ministrados por via oral, pois muitas vezes o tratamento precisa ser feito “de dentro para fora”.
Como em todo tratamento, é fundamental seguir todas as orientações do seu médico com precisão, com uma pouco de paciência, e à medida que o tempo for passando você irá perceber que suas unhas doentes vão ser substituídas por unhas novas e sadias.
Então, tome esta atitude e ande descalço na praia no próximo verão!
Se tiver dúvidas ou sugestões escreva para: fernandobezerra.dermato@uol.com.br
(texto publicado originalmente em março de 2006)
Marcadores:
doença da unha,
micoses,
onicopatias,
tratamento,
unhas
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
INIMIGA NÚMERO 1
A revista Marie Claire de outubro traz uma extensa matéria sobre a Celulite, que a revista considera, e provavelmente muitas leitoras concordam, como o principal "inimigo" da beleza da mulher.
A matéria é bastante completa, explica o que é a celulite, porque ela surge, como evitá-la e como combatê-la depois de instalada, tanto utilizando procedimentos médicos,quato procedimentos em casa, como cremes e outros produtos.
O subtitulo da matéria é "novas armas contra a velha inimiga" mostrando que alguns procedimentos novos tem obtido bons resultados nesta batalha.
Vale a pena ler. E se for para prestar atenção numa só coisa que a matéria enfatiza, e que eu e outros tantos médicos que tentamos ajudar na redução da celulite, BEBA ÁGUA, a falta de hidratação é um dos principais causadores da celulite.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Qual seu risco de desenvolver Câncer de Pele?
O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD, desenvolveu um programa de computador, um pequeno teste, que pode ajudar a pessoa a entender a sua possibilidade de desenvolver o cancêr de pele.
O teste é bem didático e simples, pois avalia o tipo de pele da pessoa, a maneira com se bronzeia, idade e outros itens, para numa escala gráfica, estabelecer se a pessoa deve estar mais ou menos atenta ao câncer de pele.
É claro que o teste online não substitui a avaliação de um Dermatologista, mas ele pode servir de orientação e alerta.
Faça o teste acessando:
sexta-feira, 5 de outubro de 2007
A Dermatologia e o Esporte
Praticantes de Esportes em geral, e não apenas os atletas profissionais, estão mais naturalmente expostos a lesões de pele que a população em geral, devido aos movimentos repetitivos, rotinas rpetitivas dos treinamentos, exposição ao sol, calor, umidade e até mesmo o contato físico com outros esportistas, no caso dos esportes coletivos.
Muitas vezes,meses de condicionamento podem ser perdidos em função de problemas de pele, que impedem que se prossiga o rítmo dos treinamentos, ou até mesmo interferindo no conforto do atleta e em seus resultados.
Além disto a Dermatologia pode ser uma auxiliar fundamental, quando o praticante do esporte busca resultados especialmente na qualidade de vida e aspectos estéticos, lançando mão de protocolos direcionados ao tratamentos da gordura localizada, estrias, celulite e no tônus e aspecto geral da pele.
A Dermatologia do esporte reconhece, trata e previne as alterações cutâneas relacionadas ao esporte:
- Dermatoses (micoses da pele e unhas, impetigo, furunculos, verrugas, herpes)
- Lesões pelo calor (miliária, intertrigo)
- Lesões pelo frio (úlceras e geladuras)
- Dano Solar (querimaduras, fotoenvelhecimeto e cancêr)
- Dermatites de contato (alergias)
- Nódulos cutâneos
- Acne (por uniformes e equipamentos)
- Traumas (bolhas, calos, deformação nas unhas)
- Urticárias (pelo sol, calor, frio, vibração, pressão)
- Ressecamento da pele
- Foliculites
O curioso é notar que algumas alterações de pele são reconhecidas pelos esportes que as derivam: Ombro de Nadador (abrasão do ombro), Mãos de Remador (calosidades), Prurido dos Nadadores, Palmas de Esquiador, Unhas de Corredor, e assim por diante.
Então, se você pratica esportes que estejam de alguma forma lesionando sua pele, ou pratica esportes na busca de resultados estéticos, procure um dermatologista, um especialista em cabelo e pele, ele poderá lhe ajudar a otimizar seus resultados.
Se tiver dúvidas, ou sugestões de artigos, entre em contato: fernandobezerra.dermato@uol.com.br
(baseado em "A dermatologia e o esporte" editado pela SBD)
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Estética Masculina
BARBA, CABELO e BOTOX
A Revista VEJA desta semana publicou uma matéria, esta semana, com o título acima, muito bem humorada aliás (como a ilustração ao lado, também tirada da matéria) que fala sobre a vaidade masculina.
O que a matéria enfatiza é o que já percebi há muito tempo com meus muitos clientes homens, os homens são mais sensíveis á dor, são mais discretos nas ações, querem modificações que não deixem marcas e que, se possíveis, sejam graduais e imperceptíveis. Diferente das mulheres os homens não alardeiam aos quatro ventos quando fizeram uma aplicação de toxina botulinica ou tratamento para diminuir a queda de cabelos.
Os subtitulos da matéria também são bem interessantes: Morra Barba Negra (falando de epilação á laser), Adeus Preocupação (para falar de redução de rugas de expressão), Xis Sem Medo (para falar de clareamento dos dentes) entre outras.
Se tiver interesse leia a matéria na íntegra em http://veja.abril.uol.com.br/031007/p_118.shtml
Marcadores:
atendimento diferenciado,
botox,
estetica masculina,
estrias em homens,
vaidade masculina
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Clínica FB apoia PRO AÇÃO CRIANÇA
Entre os dias 24 de setembro e 7 de outubro o Grupo PRO SECURITY - que fornece os serviços de alarmes e monitoramento da Clínica Fernando Bezerra - está organizando uma campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados para serem distribuidos ás crianças de diversas entidades no dia 12 de outubro. No ano passado eles arrecadaram quase 1.500 brinquedos!
E nós resolvemos nos engajar na campanha, para que eles arrecadem mais brinquedos ainda! Então, até o dia 5 de outubro você pode trazer os brinquedos que quiser doar e depositar na urna que vamos deixar na recepção, vamos encaminhar estes brinquedos para o Grupo PRO SECURITY, que distribuirá entre as diversas entidades que eles vão ajudar.
Esperamos sua doação!
Se quiser mais informações, ou se quiser colocar uma caixa de arrecadação no seu condomínio ou empresa, entre em contato com a Ana Paula, da PRO SECURITY, no telefone 3746.8972.
Se quiser saber mais sobre a campanha clique em www.proacaocrianca.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)