segunda-feira, 26 de março de 2007

Fumo e Beleza

Quer uma pele mais bonita? Pare de fumar!

Que o cigarro, e as drogas em geral, são importantes coadjovantes na aceleração dos processos de envelhecimento da pele todo mundo já sabe, não é?
A nicotina reduz a lubrificação cutânea e os níveis de vitamina A, e também diminui a oxigenação das células em função do espessamento dos vasos sanguíneos.
A revista Vida e Saúde publicou neste mês um quadro que explica bem a diferença entre as rugas provocadas pelo excesso de exposição solar e o envelhecimento causado pelo cigarro.
A radiação solar atinge a parte mais superficial da derme, desestruturando o colágeno e a elastina, ocasionando as rugas, mas estas são mais finas. Já a nicotina atinge a pele por meio da corrente sanguínea, seus radicais tóxicos atingem a pele numa camada mais profunda, fragmentando as fibras de colágeno e elastina em toda a derme, gerando rugas mais profundas.
Então quando encontrar seu dermatologista, quando estiverem conversando sobre envelhecimento, e ele disser que você precisa parar de fumar ou se manter longe dos fumantes, preste atenção, ele está te dando uma importante dica!
Mesmo eu nunca tendo fumado, eu sei que deve ser muito dificil parar de fumar, mas você vai ter tantos ganhos que acho que vale a pena tentar!
Se tivere dúvidas ou sugestões entre em contato pelo email fernandobezerra.dermato@uol.com.br

domingo, 18 de março de 2007

Laser TITAN

A força do TITAN
Na mitologia grega os titãs foram os gigantes que tentaram escalar o monte Olimpo e destronar Júpiter, por isto a palavra titã sempre foi associada a força ou a grandes trabalhos. Pois bem, a Dermatologia já tem o seu TITAN (na grafia em inglês).
Trata-se de uma nova tecnologia para revitalizar a pele e reduzir os efeitos do envelhecimento. O laser TITAN trabalha com a luz infra-vermelha para aquecer a derme logo abaixo da superficie da pele e estimular instantâneamente a produção do colágeno promovendo a recuperação do tonus da pele, e este estímulo, decorrente do aquecimento, prossegue por vários dias, meses, enquanto se forma um novo colágeno.
Isto faz com que as marcas e rugas sejam atenuadas. Ele tem excelentes resultados também para a flacidez do pescoço, para a redefinição das linhas do queixo e mandíbulas e também para a área do abdomem e braços, onde a flacidez pode ser mais frustrante e difícil de combater.
Trata-se de um procedimento não invasivo, sem necessidade de anestesia ou internação, o paciente pode retomar suas atividades imediatamente, basta lavar o rosto para remover o gel utilizado na aplicação. O handpiece (uma espécie de revolver), que entra em contato com a pele, ao mesmo tempo que aquece o subcutâneo, resfria a pele, garantindo uma aplicação sem dor.
Segundo o fabricante, já na primeira aplicação os resultados são visíveis, mas os protocolos ideais são organizados com um mínimo de 3 aplicações, com intervalo mensal. É um procedimento indicado para homens e mulheres, de qualquer idade, mas o ideal é que você procure um especialista em Dermatologia, para ter orientação a respeito.
No site da CUTERA, que criou o TITAN, você pode ver fotos e ler mais sobre o equipamento e como ele atua, pena que o site é em inglês.


sábado, 10 de março de 2007

OLHEIRAS

Sombras sob os olhos

Olheiras, apesar de não serem nenhuma manifestação clínica de doença, normalmente são muito incômodas por conferir ás pessoas um aspecto cansado, e muita gente gostaria de resolver este problema.

Na realidade existem dois tipos de olheiras, aquelas causadas pelo stress ou por noites mal dormidas e outras causadas pelo depósito de melanina (pigmento escuro) que podem ter origem genética.

As olheiras de stress são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, a congestão vascular, são as chamadas olheiras "roxas", e assim que o organismo se recupera elas desaparecem. Uma compressa gelada de chá de camomila pode ajudar na contração dos vasos, fazendo com que as olheiras diminuam. O uso de alguns cremes também pode ajudar no processo de descongestionamento vascular.

Já as olheiras causadas por fatores genéticos, aquela tendência para o depósito de melanina sob os olhos, justamente onde a pele é mais fina e o escurecimento é mais progressivo, costumam ser mais permanentes e tem a tendência de aumentar com a idade. O cansaço e o stress também tem influência sobre este tipo de olheira.

Atualmente o LASER é considerado um dos tratamentos que oferece os melhores resultados, ele age reduzindo as concentrações escuras e melhorando a circulação do sangue, especialmente para as olheiras mais marcadas. O uso de cremes com vitaminas C e K, acidos retinóicos e glicóicos que podem ajudar a tirar o inchaço e clarear as olheiras, pode ser um bom coadjovante, bem como a aplicação de peelings que estimulam a renovação celular.

Além disto, se você tem olheiras, preocupe-se em ter noites de sono regulares, e evite o consumo de bebidas alcoolicas, cigarro e sal, pois eles aumentam o congestionamento vascular. Procure um Dermatologista de sua confiança, pois quanto antes começar o tratamento antes alcançará bons resultados!

segunda-feira, 5 de março de 2007

CERATOSE SEBORRÉICA
Este é o nome que se dá ás pequenas lesões arredondadas, de cor marrom ou negra, que surgem especialmente no rosto e no pescoço a partir da meia idade. A ceratose é um tumor benigno, de tendência genética, que atinge especialmente mulheres.
No iníco elas são planas mas podem tornar-se elevadas e atingirem grandes dimensões, elas são moles e se assemelham a verrugas, podendo variar de algumas poucas até centenas.
Uma outra forma clínica mais específica da ceratose é a Dermatose Papulosa Nigra que pode atingir qualquer pessoa, sendo mais frequente a sua ocorrência em negros e mulatos, e no sexo feminino.
Na Dermatose Papulosa Nigra as lesões são mais escuras, muitas vezes pretas e também atingem pricipalmente o pescoço e o rosto. As lesões são bem pequenas, começam formando pequeninos pontos, do tamanho de uma cabeça de alfinete que crescem progressivamente até cerca de 2 a 5 milímetros de diâmetro. Podem se unir, formando placas maiores.
Apesar de não ter nenhuma implicação clínica, estas lesões assumem um aspecto estético que pode comprometer a qualidade de vida das pessoas, que podem ser estigmatizadas, especialmente porque atingiem o rosto, especialmente porque as lesões não regridem e novas lesões vão se formando ao longo da vida, resultando num aspecto de pele manchada.
O tratamento da Ceratose Seborreica e da Dermatose Papulosa é simples e traz bons resultados, pode ser feito através da destruição pela cauterização, eletrocoagulação ou até mesmo através de criocirurgia, utilizando nitrogênio líquido.
O ideal é que você procure um dermatologista de sua confiança, caso tenha este problema de pele, e avalie com ele qual a melhor solução para seu quadro., mesmo o tratamento não sendo obrigatório, é sempre importante manter a pele livre de manchas e outras coisas que interfiram no sua apresentação pessoal não é mesmo?