segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Obrigado pelo apoio!
Um bom natal!
Um feliz 2008!

Sempre que o ano termina somos compelidos a fazer uma avaliação do que aconteceu. E minha avaliaçao neste ano é extremamente positiva, especialmente no campo profissional, com a inauguração da nova clínica e a ampliação de nossa atuação.
Mas isto só foi possível pela ajuda e apoio que recebemos de todos os que nos procuraram, que confiaram em meu conhecimento e dedicação, que num primeiro momento são chamados de pacientes mas que passam rapidamente a serem amigas e amigos.
Quero agradecer a vocês, e desejar que o "papai noel" seja muito generoso trazendo muita felicidade e alegria para vocês poderem usar durante todo o ano de 2008.
Quero também agradecer o apoio de todos os que trabalham conosco, direta e indiretamente, desde minha assistente Lilian Gregório, lembrando da Lourdes Colucci, Olivia Pastitucci, Ivone da limpeza, Antonio e Leandro da segurança, Fabiano, Vitor e Clarissa do Power Plate, Julio, Vanessa e Fabiana do Pilates e todos os outros, desde a pessoa que nos entrega os medicamentos, até o pessoal responsavel pelos lasers.
Muito obrigado a todos, espero que caminhemos juntos neste ano, pois seu apoio para mim é fundamental!

Um abraço a todos!
Fernando Bezerra

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Mais sobre depilação

A Revista Digital VBS do de Londrina-Paraná, republicou a matéria sobre a OPERAÇÃO VERÃO, em que falei sobre os diversos tipos de métodos depilatórios, publicada originalmente no site da Cristian Arcangelli.
Se você não teve chance de ler a matéria na época clique no link:

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

O GLOBO fala sobre depilação

Nesta terça feira o site do Jornal O GLOBO publicou uma matéria falando sobre depilação, e sobre os cuidados que devem ser adotados no verão, intitulada DEPILAÇÃO DE VERÃO: CUIDADOS PARA FICAR BONITA SEM AGREDIR A PELE.

Para a matéria fui entrevistado pela jornalista Renata Cabral, e falei um pouco sobre os diversos métodos depilatórios, também foi entrevistado o Dermatologista Alexandre Filippo, coordenador do departamento de laser da SBD.

A matéria traz até uma dica de depilação com cera caseira, feita pela Maria de Lourdes Colucci, esteticista de nossa clínica.

Você pode ler a matéria no link :

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2007/12/18/327661669.asp (se você não é cadastrado no site vai precisar cadastrar-se, mas é simples e rápido- sem nenhum custo)

Você também pode acessar duas outras matérias que escrevi.

Uma sobre DEPILAÇÃO DEFINITIVA no link :

http://clinicafb.blogspot.com/2007/07/2-de-agosto-epilao-laser-nem-preciso.html

E outra sobre DEPILAÇÃO MASCULINA no link :

http://clinicafb.blogspot.com/2006/05/depilao-masculina-por-razes-estticas.html

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Efeito "Cinderella"

Em muitas matérias sobre beleza se fala no "efeito Cinderella", que seriam procedimentos, utilizados tanto por mulheres quanto por homens, em geral cosméticos de uso tópico, que prometem realçar ou disfarçar alguns aspectos estéticos de maneira quase instantânea, possibilitando á pessoa uma apresentação valorizada para um momento especial, que pode ser uma cerimônia, uma entrevista de emprego, um encontro amoroso ou até mesmo um momento de renovar a auto estima.
Mas, do mesmo modo que a mágica feita pela fada-madrinha, os efeitos destes cosméticos perduram por pouco tempo, fazendo com que a pessoa volte a ser "abóbora" no dia seguinte.
A dermatologia também tem oferecido, além do conhecimento na área de cosmiatria, diversos protocolos, alguns deles minimamente invasivos, que tem efeitos e resultados que também poderiam ser chamados, sem medo de errar, de "efeito Cinderella", por oferecerem resultados quase imediatos.
A toxina botulínica pode ser considerado um deles, as aplicações pontuais, quase artisticas, executadas pelos dermatologistas com prática em sua utilização, realçam e valorizam muitos aspectos da fisionomia e tem seu efeito a partir do segundo ou terceiro dia da aplicação.
Os preenchedores, utilizados no preenchimento labial, esculpindo lábios, ou reduzindo sulcos e cicatrizes, também tem efeito quase imediato, como fazem o ácido hialurônico e o ácido polilático.
O Laser TITAN já é conhecido pelas atrizes de Hollywood como "Laser Cinderella" ou "Laser do Oscar", pois seus efeitos no realce do tônus muscular são vistos na primeira aplicação, dizem até que algumas atrizes se submetem ao procedimento horas antes de terem que se apresentar em público, tal sua eficácia. Já o Laser ACCENT PRO tem efeitos visiveis em relação á celulite também no momento de sua aplicação.
O peeling de cristal e de diamante também tem seu "efeito Cinderella", uma vez que a textura da pele é renovada imediatamente, sem necessidade de aguardar o processo de descamação e renovação celular dos peelings químicos.
Alem disto, os "efeitos Cinderella" dos protocolos realizados nos consultórios dos Dermatologistas, tem a vantagem de perdurarem por mais tempo, semanas ou meses na maioria dos casos. O que pode deixar as pessoas, homens e mulheres, ainda mais entusiasmados.
Mas é importante que você procure orientação de um Dermatologista de sua confiança, só ele poderá determinar quais os melhores tratamentos e as possibilidades de eles oferecem para cada pessoa, lembrando é claro, que nenhum "efeito Cinderella" vai substituir um tratamento contínuo, com acompanhamento médico personalizado e os cuidados do dia-a-dia que são importantes.
Se tiver interesse em ler outras matérias sobre assutos relacionados á beleza e pele veja na lista da direita os principais assuntos abordados em textos anteriores.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Cuidados Pessoais - Barba
O canal de televisão MIX TV (23 na NET, 14 na TVA) semanalmente oferece dicas de beleza e saúde, que são veiculadas ao longo da programação.
A convite da jornalista Fernanda Garroux participei esta semana de uma dica de beleza especialmente voltada aos homens, que fala dos cuidados com o barbear, falando especialmente do cuidado para evitar infecções e pêlos encravados.
A matéria,que também tem várias outras dicas sobre os cuidados que os homens podem ter com seu rosto, pode ser acessada no link http://www.mixtv.com.br/dir/hotmidia/2007-12-11/cuidadosPessais_2008-12-11/vid.wmv
Parabenizo a MIX TV pela iniciativa e agradeço terem me convidado.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Foliculite

infecção dos folículos pilosos

Foliculite é o nome que damos á infecção dos folículos pilosos, e ela é causada por bactérias (estafilococos) muitas vezes favorecida pelo suor ou umidade. Uma outra possibilidade de ocorrer uma foliculite é nos métodos depilatórios ou no barbear.

Normalmente superficial a foliculite caracteriza-se pela formação de pústulas com ligeira vermelhidão ao redor. Alguns casos não apresentam pûs, aparecendo apenas vermelhidão. Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter ponto de pus. Normalmente o quadro também inclui dor e coceira no local.

Pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo mais com comum na barba no caso dos homens e na virilha no caso das mulheres.

O tratamento é feito com antibióticos de uso tópico ou orais específicos para a bactéria causadora , além de rigorosos cuidados antissépticos. Algumas lesões podem necessitar de drenagem cirúrgica, e quando não tratados adequadamente podem ocasionar cicatrizes nas áreas afetadas.

Existem alguns tipos de foliculite específicas: A foliculite decalvante, por exemplo, leva à atrofia do pêlo, deixando áreas de alopécia que aumentam com a progressão da doença.
Já a sicose da barba (foliculite da barba) tem característica crônica e pode formar placas avermelhadas, inflamatórias, com inúmeras pústulas e crostas.

Outro tipo de foliculite é a "queloideana", comum em homens negros, que forma lesões agrupadas que deixam cicatrizes endurecidas na região da nuca.

Se você apresenta algum tipo de infecção em seus pêlos, procure a ajuda de um dermatologista, evitando que evoluam para quadros que gerem cicatrizes e marcas para toda a vida

Se quiser laer mais artigos sobre a pele e o corpo veja na coluna da direita a lista dos assuntos qué já abordei em outros textos.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Quem disse que não podemos tomar SOL?

Sei que os dermatologistas costumam falar muito dos problemas causados pela radição solar, que vão desde o desenvolvimento de doenças de pele ao envelhecimento precoce, o que pode deixar a impressão que estamos dizendo que devemos evitar o SOL, como se fosse um inimigo. Mas a realidade não é bem esta.
O SOL pode trazer também inúmeras benesses, aliás, nossa saúde depende do SOL.
Em primeiro lugar é importante que você saiba que 90% da vitamina D que nosso corpo precisa vem da exposição solar. O SOL também evita doenças como raquitismo, osteoporose, e até previne alguns tipos de câncer, como o de cólon.
A recomendação é aproveitar a porção B da radição ultravioleta, irradiada antes das 10 horas da manhã, por 10 a 15 minutos, para expor seu corpo ao sol, sem proteção solar, pois este reduziria a absorção de vitamina D.
Mas fora deste horário, proteção solar o tempo todo!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

TITAN na Veja
A Revista VEJA desta semana traz duas matérias que interessam aos que me lêem porque falam de assuntos que costumo abordar em meus textos.
Na seção BELEZA a matéria intitulada " Em busca do colágeno perdido", a Revista destaca a ação dos diversos lasers disponíveis no mercado, com grande destaque para o TITAN, cujo efeito praticamente imediato, tem feito sucesso com muitas mulheres e homens em busca do rejuvenescimento e de uma pele mais firme e viçosa.
Eu, que já utulizo o equipamento em muitos pacientes desde que foi lançado no ano passado, posso realmente dizer que os efeitos do TITAN, no estimulo ao colágeno e aumento da sustentabilidade da pele, são entusiasmantes. O texto da Revista sobre o funcionamento do TITAN está muito preciso, com alguns infográficos bastante elucidativos.
A conclusão da matéria é clara: mantenha seu colágeno em ordem e pareça mais jovem! E minha dica para isto também é manter sempre a pele bem hidratada! Beba muita água!
Se quiser ler mais sobre o TITAN, veja na coluna da direita do site, no índice, a matéria sobre o aparelho e sua atuação.
Já a matéria de capa, intitulada "As doenças da emoção", fala do componente emocional no surgimento e evolução de quadros de doenças, a somatização, onde disturbios de ordem psquica e emocional traduzem-se em quadros orgânicos.
Na realidade a dermatologia há muito sabe da influência dos estados emocionais dos pacientes na evolução das doenças, pois diversas doenças e tratamentos respondem ao estado emocional das pessoas. Citando a revista:
" É bastante comum sentir na pele as aflições psiquicas. Isso porque a pele é um orgão repleto de terminações nervosas, o que a torna muito sensível ás alterações da química cerebral. Pessoas ansiosas, depressivas ou estressadas tendem a desenvolver ou piorar problemas como dermatite, acne, psoríase, queda de cabelo" e ainda ... hiperhidrose, prirido, vitiligo, herpes.
Vale a pena ler estas matérias na íntegra, disponíveis inclusive no site da Revista.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Hipoderme, derme e epiderme

Para cuidarmos de nossa pele, e procurarmos diminuir os efeitos do envelhecimento, acho importante entender comonossa pele funciona e seus princiapis atributos.
Nossa pele exerce diversas funções: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato).
A pele é um órgão vital, sem ela, nossa sobrevivência seria impossível. Ela é considerada o maior orgão do corpo humano, correspondendo a 16% de nosso peso corporal, e é formada por três camadas: hipoderme, derme e epiderme.
A hipoderme é a porção mais profunda da pele, também chamada de tecido celular subcutâneo, é composta por feixes de tecido conjuntivo que envolvem células gordurosas (adipócitos) e formam lobos de gordura. Sua estrutura fornece proteção contra traumas físicos, além de ser um depósito de calorias.
A derme é a camada intermediária, localizada entre a epiderme e a hipoderme, e é responsável pela resistência e elasticidade da pele. É constituida por tecido conjuntivo (fibras colágenas e elásticas), vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e terminações nervosas. Os folículos pilossebáceos e glândulas sudoríparas, originadas na epiderme, também localizam-se na derme.
A epiderme é a camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais com disposição semelhante a uma "parede de tijolos". Estas células (queratinócitos) são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização ou corneificação, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele.
O processo natural de renovação constante da epiderme faz com que as células da camada mais externa sejam permanentemente eliminadas e substituídas por outras. Além dos queratinócitos encontram-se também na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica.
Esta camada da pele dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilossebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.
Existem pêlos por toda a superfície da pele, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés, eles podem ser minúsculos e finos (lanugos) ou grossos e fortes (terminais). No couro cabeludo, os cabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pêlos.
Este ciclo de renovação apresenta 3 fases: anágena (fase de crescimento) - dura cerca de 2 a 5 anos, catágena (fase de interrupção do crescimento) - dura cerca de 3 semanas e telógena (fase de queda) - dura cerca de 3 a 4 meses.
As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. São de dois tipos: as écrinas, que são mais numerosas, existindo por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o diretamente na pele. E as apócrinas, existentes principalmente nas axilas, regiões genitais e ao redor dos mamilos, estas são as responsáveis pelo odor característico do suor, quando a sua secreção sofre decomposição por bactérias.
Já as glândulas sebáceas produzem a o sebo (oleosidade) da pele, que eliminam através do folículo pilo-sebáceo. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés.
Agora que falamos um pouco mais sobre a estrutura da pele, fica mais fácil entender como funcionam os protocolos que buscam rejuvenescer a pele, reduzir os depósitos de gordura, diminuir a queda de cabelos, reduzir a sudorese e retardar o envelhecimento, entre outros.
Os peelings, por exemplo, em suas diversas aplicações, atuam basicamente acelerando o processo de renovação celular da epiderme, estimulando o surgimento de novas camadas de pele.
Se tiver perguntas ou sugestões escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br ou veja na coluna da direita o índice com os artigos publicados anteriormente.