quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Pediatria, Alergia e Imunologia Clínica

Estas são as novas especialidades que passamos a oferecer na Clinica Fernando Bezerra. Desde o dia 20 de fevereiro juntou-se a nós a Dra. Vera Esteves Vagnozzi Rullo, Médica, especializada em Pediatria, Alergia e Imunologia Clínica, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo.
A Dra. Vera também é Professora Afiliada da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo, responsável pela discussão de casos clínicos nesse Hospital. Em sua atividade acadêmica escreveu vários capítulos de livros, publicou artigos médicos em revistas internacionais, orientou alunos em projeto de pesquisa e administrou inúmeras palestras em Congressos Nacionais e Internacionais.
Além de complementar os cuidados que oferecemos com a pele, em função de sua especialização em Alergia e Imunologia, também passaremos a oferecer os serviços de pediatria.
Com isto ampliamos nossa filosofia de cuidados da Pele, Saúde & Bem-Estar.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

REJUVENESCIMENTO NÃO ABLATIVO


Rejuvenescer , atrasar o relógio, este é o desejo de muitas pessoas, especialmente porque o tempo muito vezes não é nosso melhor amigo e cobra certo preço, até mesmo interferindo na auto-estima e no bem estar das pessoas.
Por sorte, a medicina, e a dermatologia em particular, tem se sensibilizado com este sentimento das pessoas e tem desenvolvido muitas alternativas.
Neste sentido, o rejuvenescimento não ablativo, que não necessita que sejam feitos cortes ou acompanhamentos pós operatórios, e que utilizam a tecnologia de diversos tipos de aparelhos, genericamente denominados de LASER’s, não são mais novidade.
No inicio os aparelhos eram menos controlados e mais agressivos, chegavam a queimar grandes áreas, na busca da renovação da pele, a força do aparelho não respeitava a epiderme e o tempo de recuperação era grande, se comparado ao que podemos fazer hoje em dia. Os novos equipamentos lesam minimamente a epiderme e muitas vezes agem apenas do colágeno, na derme, possibilitando que a pessoa que faz o tratamento retome suas atividades normais imediatamente.
Os aparelhos de luz pulsada também não são novidade. A luz pulsada é um tipo de luz onde se coloca um filtro e a partir daí tenta-se simular um laser , agindo na melanina, nos vasos e no colágeno da pele. E também entram nesta categoria os novos aparelhos de ultra som, de radiofrequência, e outros.
A outra característica de se lançar mão deste tipo de protocolo, é que o rejuvenescimento, por ser mais gradual, é percebido aos poucos, progressivamente atrasando o relógio, dando tempo de você se reconhecer neste progresso, sem mudanças abruptas de auto imagem.
Um dos últimos desenvolvimentos é o LASER FRACIONADO, que na realidade é um laser mais ablativo, porém muito mais controlado, tão focado que sua aplicação gera pequenas áreas perfeitamente delimitadas na pele, poupando as outras áreas da epiderme.
Este foco dirigido promove uma coagulação nesta área delimitada, que será estimula reduzir manchas ou melhorar a textura geral, com resultados bastante evidentes.
O laser fracionado pode ser aplicado na face, no pescoço, colo, braços e mãos. A aplicação é pouco dolorosa e é indicada para rejuvenescimento e cicatrizes de maneira geral, mas também em casos de manchas resistentes a outros tratamentos.
O importante é que você procure um médico especialista, e junto com ele, a partir das suas solicitações e das possibilidades, tracem o melhor protocolo de tratamento.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Massoterapia ELITE

A utilização de técnicas de massagem é um importante complemento em diversos procedimentos com finalidades estéticas, atuando como potencializadores dos resultados. Além disto a massoterapia, em suas diversas aplicações, é uma forma de terapia natural, que auxilia na busca do bem-estar geral.

A boa noticia é que desde 11 de fevereiro estabelecemos uma nova parceria, passaremos a contar, dentro de nossa Clínica, com os serviços da Massoterapia ELITE, coordenada pelo Sr. Carlos Galucci, um excelente complemento para nossa filosofia de cuidados integrais da Pele, Saúde & Bem-Estar.

A Massoterapia ELITE oferece em seu portfolio: Massagem Terapêutica, Drenagem Linfática, Shiatsu, Quick Message, Relaxamento, Reflexologia, Massagem Modeladora, Combate á celulite e estrias, Skin Massage e Total Massage, dentre outros.

Neste mês a equipe está oferecendo 50% de desconto nas suas terapias individuais (shiatsu, massagem relaxante, reflexologia, skin massage) e possibilidade de avaliação sem custos para os pacotes de Drenagem Linfática, Massagem Modeladora e de Combate á celulite.

Ligue e agende seu horário pelo telefone: 3562.6774 e 5052.6774

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Hidratante de longa duração
Já está em uso no Brasil uma nova técnica que melhora, de maneira mais duradoura, a hidratação da pele, a aplicação de Hidratantes Injetáveis.
Além da perda da hidratação em funçao do excesso de banhos, Sabemos que a partir dos 30 anos a renovação celular diminui 20%, e, a partir dos 50 anos, diminui 50%, surge então o hidratante injetável, cujo componente principal é o ácido hialurônico, que vai estimular a renovação celular, reduzindo estes efeitos do envelhecimento.
O ácido hilaruônico já é uma substância presente no organismo e é o principal responsável pela retenção de água na pele, ou seja, o hidratante líquido vai tonificar a pele.
O hidratante líquido, diferente dos cremes, é aplicado numa profundidade de 4 mm, e vai se degradando aos poucos, o que garante um efeito por cerca de 6 meses.
Pode ser aplicado no rosto, pescoço, no colo e nas mãos, mas oideal é que você procure um dermatologista de sua confiança e verifique se o procedimento é indicado no seu caso.
Se tiver dúvidas ou alguma pergunta escreva para
fernandobezerra.dermato@uol.com.br

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Tomar banho quente faz mal para a pele?

Este é o título de uma matéria que acaba de ser publicada no site TERRA, no canal BELEZA e BEM ESTAR, para a qual me chamaram para responder algumas perguntas.

O importante é sabermos qu o banho tem um lado muito importante, relacionado á higiene, mas que também requer cuidados para não danificar a proteção natural de nossa pele, a hidratação de nossa pele.

Para ler a matéria integral clique em:

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Já fez seu PILATES hoje?
A revista VEJA desta semana, traz como assunto de capa a preocupação, ás vezes até prejudicial, com a saúde e com manutenção de índices (colesterol, glicemia, pressão) nos padrões dito normais, mostrando que muitas vezes isto pode até ser prejudicial.
É interessante que, quase em seguida, como de roldão da matéria que fala sobre saúde, eles apresentam uma matéria falando sobre o PILATES, sobre os benefícios que traz e o sucesso que tem feito entre as pessoas que iniciam a prática.
Eu bem sei disso aqui na clínica, pois a equipe da D´LIFE - Studio de Pilates, tem crescido sua atuação, onde não tem alunos, tem entusiastas!
Se você ainda não experimentou, eu, como praticante, tenho certeza que você deveria.
Se quiser saber mais, leia a matéria que publiquei em 6 de fevereiro, ou clique no link da direita, em PILATES, para conhecer mais sobre a D´LIFE

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Fuja dos insetos no verão*

Além dos cuidados com o sol, também temos que ficar atentos aos insetos no verão, afinal, nosso corpo fica mais exposto quando estamos na praia, piscina, em caminhadas ou praticando esportes. Descubra o que acontece no seu organismo durante esse período e saiba se cuidar!
Formigas
Elas atacam normalmente quando pisamos nelas ou quando nos apoiamos em algum local em que estejam. A picada arde mais do que dói, porque o inseto esguicha seu veneno, causando queimadura.

Abelhas (e Vespas)
São mais comuns durante o dia e podem estar perto de mesas em função dos refrigerantes e bebidas alcoólicas. A picada dói muito e há o inchaço da área. No caso da abelha, um perigo adicional é engolir a abelha sem querer, e ter uma picada na garganta, ocasionando um edema de glote, por exemplo. Uma curiosidade é que as abelhas são atraídas por roupas escuras e reagem a movimentos bruscos, justamente o que a pessoa faz quando tenta fugir ou se desvencilhar delas.

Pernilongos (e Borrachudos)
São mais ativos no fim da tarde e à noite e, assim como as abelhas são atraídos pela pele e roupas escuras. A picada coça bastante e forma uma mancha avermelhada. Uma dica para fugir dos pernilongos é evitar usar perfumes e roupas claras. O uso de repelentes também é aconselhável, mas lembre-se de fazer um teste de alergia numa área sensível de seu corpo, embaixo do antebraço por exemplo, alguma horas antes de espalhar no corpo inteiro.

Como Tratar:
Na maioria dos casos, um medicamento tópico ajuda a aliviar a dor e conter os sintomas, mas o ideal é usar um medicamento prescrito por seu dermatologista, evitando soluções caseiras ou automedicação. O medicamento errado pode causar mais reações alérgicas ainda.
Pessoas alérgicas tem que ficar particularmente atentas, especialmente no caso de picadas múltiplas, que são muito comuns no caso de abelhas e formigas.
Se você for picado por um inseto diferente, que não conhece, procure guardar o inseto e busque um médico rapidamente. Siga a mesma recomendação se tiver uma picada que perdure por alguns dias sem melhora. Você pode ter sido picado por um inseto mais venenoso, como uma aranha, sem que percebesse.
*matéria publicada originalmente em 06/02/2008 no site W MULHER

sábado, 9 de fevereiro de 2008

HIDROLIPOCLASIA


A pessoa malha, faz dieta, controla a massa corporal e ainda tem aquela gordurinha irritante e persistente, aquela dobrinha que não desaparece. O que fazer?
Uma das alternativas para tentar acabar com isto que lhe incomoda é a hidrolipoclasia
A hidrolipoclasia é uma técnica onde se injeta, em uma área determinada, uma solução composta de soro fisiológico e água destilada, associando-se a isto uma sessão de ultrassom , onde a vibração mecância promove a agitação e rompimento das células de gordura, que são drenadas pelo próprio organismo.
A indicação é para pessoas com baixo IMC e gordura corporal, que estejam fazendo atividade física e que tenham uma dieta que favoreça os resultados do tratamento, não se trata de uma técnica de emagrecimento, assemelhando-se muito mais a um procedimento para esculpir algumas áreas do corpo.
A técnica parece simples mas requer conhecimentos e prática na aplicação das substâncias, nas primeiras sessões utiliza-se uma solução com uma proporção maior de soro fisiológico, até chegar-se em uma proporção igual de ambas as substâncias, para que a pessoa possa se acostumar com o eventual desconforto. Pode-se também acrescentar substâncias anestésicas e medicamentos que tenham efeito de lipólise, a chamada HIDROLIPOCLASIA ATIVADA. A aplicação pode ser feita em ambiente clínico, mas requer cuidados com assepsia e com campo estéril.
Como disse, logo após a aplicação das substâncias, o protocolo indica a aplicação de uma sessão de ultrassom de alta potência, com o MANTHUS, com a finalidade de acelerar a quebra das moléculas de gordura, o ultrasom pode ainda ser associado com corrente elétrica, onde se consegue um otimização dos resultados. Uma opção também é associar este protocolo a sessões de radiofrequência, um aparelho que emite ondas de som que são transformadas em calor na profundidade, tratando não só a gorduria localizada mas também a flacidez de pele , que muitas vezes vem associada.
No dia seguinte, ou até 72 horas após, é indicada uma drenagem linfática, que acelera o processo de eliminação da gordura pelo organismo e promove uma lipoescultura manual da região tratada. A drenagem também tem a finalidade de evitar a ocorrência de nódulos e aderências, e também pata reduzir eventuais hematomas.
Como todo procedimento médico a resposta de cada paciente é muito diversa, dependendo inclusive do tipo de tecido adiposo da pessoa, mas um número de 5 a 10 sessões normalmente é indicada para os primeiros resultados
O procedimento tem um processo de recuperação bastante tranqüilo, podendo apresentar alguns hematomas, inchaço, dolorido, o que pode perdurar durante o tratamento, já que a recomendação é que as sessões sejam feitas de forma continua e próxima,
Sempre recomendo que a pessoa beba muito líquido, para acelerar o processo de eliminação de gordura pelo organismo, alem disto, a pessoa não deve descuidar da sua rotina de exercícios e tampouco de sua dieta equilibrada, para que os resultados não se percam.
Lembrando que este não é um método de emagrecimento, ele é indicado para a eliminação de pequenas quantidades de gordura localizada, em pessoas que praticam exercícios com regularidade e tem uma dieta equilibrada, mas que não basta para eliminar as gordurinhas específicas
Existe também um outro tipo de Hidrolipoclasia, chamada de Hidroliposia aspirativa, onde se promove a aspiração da substância injetada através de microcânulas, já este procedimento deve ser feito em ambiente cirúrgico, com anestesia, assemelhando-se a uma lipoaspiração de pequenas proporções.
A indicação para um protocolo de Hidrolipoclasia deve ser feita por um médico especialista, e um dos fatores a ser considerados é a quantidade de gordura a eliminar, a tolerância á dor e a resposta ao tratamento. Existem também outras alternativas para as pessoas que buscam a perda de gordura localizada, inclusive menos invasivas, que podem também trazer excelentes resultados.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

PILATES, você conhece?
Acho que os que leem este espaço sabem que anexo á minha clinica funciona o D LIFE Studio de Pilates, coordenado pelos professores Fabiana, Júlio e Vanessa, numa bem montada estrutura com os aparelhos específicos para a prática. Eu , aliás, sou um grande fã do Pilates que também prático, pelos resultados, pelo baixo impacto, e pelo momento da sessão de Pilates em si, que é excelente para aliviar o stress e reorganizar toda nossa energia e postura.
Mas como eu sei que nem todos conhecem o PILATES, eu transcrevi uma matéria, que foi publicada na Revista BOA FORMA, que acho explica bastante bem a prática. A matéria foi escrita pela jornalista Olga Penteado:

"Pilates: corpo malhado sem musculação elas adoram!
De uma barriga mais definida ao autocontrole, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress. Ufa! Não é à toa que o pilates conquista novas adeptas a cada dia
Espire e solte todo o ar, sentindo seu abdômen encolher ao máximo — como se o umbigo fosse colar nas costas — e as costelas fechando em direção ao centro. Sua barriga fica retinha, a cintura afina. Pena que dure só até a próxima respiração! Você pode, porém, preservar esse momento mágico para sempre ao praticar o pilates, um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20. Seja nos aparelhos inventados por Joseph Pilates — estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro — como nos movimentos feitos no chão — técnica conhecida por mat pilates —, os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante.
“Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes”, garante Alice Becker, instrutora e proprietária do Physio Pilates, estúdio em Salvador (BA). “Lembro de uma ex-aluna que dizia que tinha a sensação de estar percorrendo um salão de baile com roupas fluidas, ainda que estivesse atravessando a faixa de pedestre”, conta Alice. Para quem não gosta do ambiente agitado das academias, pilates é ideal, pois permite um corpo malhado sem puxar ferro. Esse é o caso de Tatiana Tiepolo,..., de São Paulo (SP). “Além de músculos mais firmes e bem desenhados, melhorei a postura”, diz ela.
Silhueta nova em três meses
O relato de Tatiana poderia ser multiplicado por 1200, número de alunos de Teresa Camarão, proprietária de dez estúdios no Rio de Janeiro, cinco deles abertos no ano passado. “A técnica dá resultados rápidos e duradouros, por isso está despertando tanto interesse”, diz Teresa. Segundo ela, em dez seções já dá para sentir diferença na flexibilidade. Em três meses, os músculos estão mais definidos e o condicionamento físico tem uma melhora significativa. “A mulher passa a conhecer seu corpo. Percebe seus limites, mas consegue vencê-los, desenvolvendo o autocontrole”, conta.
Tanto em aparelhos como no solo, o pilates é uma ginástica livre de impacto e que respeita a individualidade. “Os aparelhos servem para posicionar as alunas iniciantes e, ao mesmo tempo, para desafiar as experientes. Em grau avançado, por exemplo, a ginástica pode ser feita em um trapézio acoplado a um dos aparelhos”.
No solo, os exercícios exigem ainda mais da praticante, que tem de controlar sozinha o seu corpo. “O trabalho, porém, também pode ser facilitado com o uso de equipamentos como bolas e elásticos”.... Por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indicado também para o tratamento de lesões na coluna, joelhos e ombros, entre outras.
Ana Paula Browne rompeu os ligamentos dos joelhos ao acidentar-se na Austrália. De volta ao Brasil, passou a se tratar com uma fisioterapeuta especializada na técnica. “Para minha surpresa, não tive que operar os joelhos”, relata Ana Paula, ....


Abdômen forte comanda o corpo
A base do método é o centro de força, composto principalmente pelos músculos do abdômen, região lombar, quadris e glúteos. O centro de força permanece contraído, dando sustentação para movimentação solta, fluida, das pernas e braços. “Temos que controlar o centro de força durante toda a aula, pois é ele que mantém estável a coluna vertebral, evitando lesões”, explica Alexandre Von Ajs, coordenador de pilates da Velox e professor da Estação do Corpo, academias no Rio de Janeiro (RJ).
“Para fazer os movimentos, a aluna tem que estar atenta, concentrada. Por isso, dizemos que a mente também está presente na ginástica”, .... “Com o treinamento, o cérebro registra as informações e a postura exigida para os exercícios é assimilada automaticamente no dia-a-dia. A barriga fica lisinha e a cintura afinada para o resto da vida”, garante a professora, lembrando também que o posicionamento correto da coluna protege de lesões e dores.
Mulheres que já malham estão procurando o método para trabalhar o abdômen, como é caso de Valeska Praxedes, atriz e modelo paulistana de 29 anos que tem aulas de mat pilates .... “Fiquei impressionada, até minha cintura afinou”, conta.


Prática mexe com as emoções
Segundo Pilates, que estudou técnicas orientais como a ioga para desenvolver seu método, o centro de força controla não só os movimentos do corpo como as emoções. “A adepta fica mais centrada, nos dois sentidos, físico e mental”, .... Outro fator que interfere no bem-estar é o controle da respiração, fundamental para manter a postura durante os exercícios. “A respiração adequada também ajuda a combater o stress, pois acalma a mente e controla a agitação”, ....
“Fiquei mais tranqüila e equilibrada, não me irrito com qualquer coisa”, confirma Luciana Fortes, 28 anos, funcionária pública ... em São Paulo. Corpo definido, protegido de lesões, menos stress: que proposta irresistível.
Não é à toa que o pilates virou mania. "

domingo, 3 de fevereiro de 2008

LIPOESCULTURA MANUAL no itodas
O site ITODAS do UOL publicou esta semana uma matéria sobre LIPOESCULTURA MANUAL tendo como base algumas perguntas que me fizeram há alguns dias atrás. Também me ajudou a responder as perguntas a Edila Soares, que coordena a estética corporal da clínica.
Na matéria eles explicam os princípios da técnica, também conhecida por alguns como massagem turbinada ou redutora, e como ela é feita com o objetivo de esvaziar as células adiposas.
A técnica tem inúmeras indicações e, quando associada a cremes com principios ativos como centelha asiática ou cafeína, pode potencializar seus resultados.
Se você quise ler a matéria completa, como publicada no UOL, clique no link: http://itodas.uol.com.br/portal/beleza_e_moda/pele/tratamento_da_pele/materia.itd.aspx?cod=2722&canal=41

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

6 mentiras sobre a acne
(esta matéria foi publicada originalmente no site itodas do UOL, se quiser ler o texto original clique em http://itodas.uol.com.br/portal/materia.itd.aspx?cod=2704&canal=1)

Você sabe realmente qual a diferença entre acne e espinha? E sabe se cuidar? Então se ligue e siga nossos conselhos para se livrar de um vez por todas do problema
Conversamos com o dermatologista Fernando Bezerra sobre um dos males mais temidos pelas jovens mulheres, a acne. Confira seis mentiras sobre o assunto e aprenda a se livrar dos cravos e espinhas.
A espinha não é um cravo inflamado?
Mentira. Nossa pele é naturalmente lubrificada pelo sebo produzido pelas glândulas sebáceas, impedindo seu ressecamento. Porém, mudanças hormonais podem aumentar drasticamente a produção. E é justamente esse sebo que provoca uma obstrução do folículo, chamado "comedão", um ponto preto também conhecido como cravo. O sebo retido acaba se tornando uma inflamação, normalmente vermelha e dolorida, com ou sem pus – a famosa espinha.
Não existe tratamento para a acne?
Mentira. O tipo de tratamento depende do estágio da acne e das reações do paciente. O dermatologista pode tomar diversas medidas, desde o uso de sabonetes neutros e loções dermatológicas para combater os efeitos do excesso de sebo, passando pelo uso de produtos esfoliativos, antibióticos tópicos e orais, chegando até o uso de retinóides orais derivados da vitamina A. Só quando há indicação médica específica, a isotritinioina deve ser usada. O problema é que é um medicamento com uma série de contra-indicações e efeitos colaterais.
A acne é uma doença de adolescente?
Mentira. A acne é uma doença dermatológica muito comum e é mais freqüente em adolescentes e adultos jovens. Além disso, existe uma tendência hereditária e apenas cerca de 15% da população apresenta inflamações mais graves, com lesões mais aparentes, necessitando de atenção mais específica. A acne é mais comum no rosto, mas pode aparecer também em outras áreas do corpo, especialmente peito e costas.
Chocolate causa espinhas?
Mentira. Ao contrário do que se pensa, não há evidências científicas de que a alimentação cause ou reduza a ocorrência de acne. Uma alimentação saudável sempre é recomendável, mas não vale como tratamento da acne.
Tomar banho de sol melhora o problema?
Mentira. Diferentemente do que dizem, o sol não cura a acne. Isso é uma lenda. As propriedades secantes e revitalizantes do banho de sol não são tratamento para a acne, além do mais, se a pessoa tomar sol e estiver com a pele marcada pela doença, surgirão manchas na pele. E, se for para o sol, tem que ser com protetor solar.
Não podemos espremer espinhas? Cravos, já não marcam tanto e devem ser retirados para limpar a pele.
Mentira. Nem cravo nem espinha devem ser espremidos. O procedimento pode agravar a situação e deixar cicatrizes para toda a vida. É claro que os tratamentos não são instantâneos e a ansiedade do paciente pode ser incontrolável. Mas, é preciso ter paciência, usando os métodos corretos indicados pelo dermatologista.