quarta-feira, 21 de julho de 2010

Psicodermatoses

Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma parte significativa das causa dos problemas de pele é emocional - como estresse, ansiedade e depressão, que estão diretamennte relacionadas a ocorrências no maior orgão do corpo humano: herpes, psoriase, vitiligo, caspa, alopécia, acne.
Estamos falando de PSICODERMATOSES
O que se entende é que o fator psicológico não é causal, mas sim o fator detonante, o starter para sintomas, em especial em indivííduso que já tem a predisposição a desenvolver estas doenças. pode ser uma demissão no trabalho, separação, perdas, até mesmo um rompimento de um namoro ou o stress causado pela semana de provas ou o vestibular, trata-se de uma  somatização.
Os dermatologistas já aprenderam há muito tempo a perceber, especialmente quando os tratamentos convencionais ão surtem efeito, que é preciso investigar mais a fundo outras questões do paciente, por isso muitas vezes as anamneses levam em conta o meio ambiente do paciente (especialmente quando se estuda  as dermatites de contato). Mas ás vezes o próprio paciente tem dificuladades de expor o que pode ser o fator causal de sua doença, ou memso admitir isto. Que o que ele tem "vem da cabeça dele".
Mas muita gente estranha que seu dermatologista recomende que o paciente procure relaxar e desestressar, e que também pense em procurar um psicologo.
Istonão quer dizer que toda pessoa estressada terá problemas de pele, e nem que todo mundo que tem problema de pele precisa fazer terapia, mas são sempre questões a serem estudadas, tanto pelo médico quanto pelo paciente.
E ai forma-se um círculo vicioso, a pessoa extrassada apresenta sintomas (caspa por exemplo) e ai fica mais extressada por que tem caspa. Um bom médico temque ajudar o paciente a procurar todas as possibilidades. Se você achar que sofre de alguma psicodermatose, fale com seu dermatologista e conte o que pode estar influenciando seu problema de pele.

domingo, 18 de julho de 2010

Grupo Brasileiro de Melanoma

O Melanoma, ou câncer de pele, é o mais comum de todos os tipos de câncer, a boa notícia é que 90% dos canceres de pele são curáveis, especilamente se forem detectados o quanto antes.  O câncer começa com o crescimento excessivo e descontrolado de células anormais da pele.
O câncer de pele pode atingir qualquer pessoa, mas existem algumas pessoas que tem maior propensão, pessoas de pele clara, aquelas que se expõem (ou se expuseram) excessivamente ao sol, pessoas que têm antecedentes familiares da doença,  e também pessoas que tiveram exposiçaõ prolongada a agentes externoscomo Raio X, ou determinados agentes químicos.
Seu estudo tem sido cada vez mais avançado, a comunidade científica e médica de todo o mundo tem se mobilizado em diversos grupos de monitoramento da doença, e nos trabalhos de orientação e educação da população.
Dentre entes grupos destaca-se o Grupo Brasileiro de Melanoma, GBM, que tem disponibiliza aos profissionais envolvidos no assunto uma ampla rede de informação e também orientações ao público geral.
Se quiser saber mais sobre o Melanoma acesse o site do GBM clicando AQUI


segunda-feira, 12 de julho de 2010

5o. CONSULFARMA

Na semana passada , entre os dias 8 e 10, estive participando do Congresso Internacional CONSULFARMA, no Palácio das Convenções do Anhembi.  O congresso é dirigido aos profissionais das áreas: cosmética, médica, farmacêutica e nutricional.
O evento foi dividido em cinco Simpósios focados nas áreas: cosmética, médica, farmacêutica, nutricional e marketing e gestão., foram mais de 50 cursos e expositores de matérias-primas cosméticas, nutracêuticas, farmacêuticas, embalagens e equipamentos reunidos em um único evento.
Todas as palestras de que participei foram de alto nível, com muitas pesquisas focadas na questão do  combate ao envelhecimento e cuidados da pele. Muitas pesquisas e expositores com propostas que fortalecem muitas das práticas atuais.
Sempre uma oportunidade de crescimento

sábado, 10 de julho de 2010

ESTRIAS

Sei que a simples menção desta palavra causa arrepios em muitas mulheres. Mas você sabe o que são as estrias?
As estrias surgem quando as fibras elásticas da pele se rompem, se degeneram, normalmente em função de uma distensão exagerada ou em função de alterações hormonais. Comumente surgem durante a puberdade em decorrência do crescimento, muitas vezes acelerado -os chamados "estirões"- nesta fase da vida. As estrias também aparecem nos casos de obesidade e em decorrência da gravidez.
Ocorrem principalmente nas coxas, nádegas, abdômen e mamas, são mais comuns nas mulheres, mas também podem ocorrer nos homens, resultado especialmente do excesso de musculação ou pelo crescimento muito rápido.
Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas, acompanhadas por coceiras no local. Evoluem mais tarde para uma tonalidade perolada. Já em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia.
A evolução das estrias é extremamente pessoal, muitas mulheres com vários fatores para desenvolver as estrias jamais as terão.
Para evitar o aparecimento de estrias recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias e que estejam em fase de crescimento intenso. Deve-se beber pelo muita água e evitar engordar demais, além da prática de exercícios físicos regularmente.
O tratamento das estrias tem sido um desafio para os Dermatologistas, as estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos buscam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor.
Para isso várias técnicas podem ser empregadas, como os peelings utilizando ácidos, especialmente o ácido retinóico, que estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Também odemos lançar mão dos peelings abrasivos (o peeling de cristal como é conhecido) que tem a mesma ação dos ácidos, mas de uma forma mais acelerada e intensa, geralmente com um melhor resultado.
Seu médico também pode indicar a dermoabrasão que é o lixamento da área, provocando uma reação semelhante à dos peelings, com formação de colágeno e com a vantagem de regularizar a superfície da pele.
A intradermoterapia é a injeção de substâncias que provocam uma reação do organismo, ao longo e sob as estrias, estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram, atuando também como uma subcisão.
A aplicação do laser provoca o fechamento dos pequenos vasos nas estrias avermelhadas e promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas.
Atualmente a carboxiterapia vem se impondo como um excelente tratamento para as estrias. O gás CO2 da carboxiterapia descola a estria, e promove um estímulo à produção de colágeno e elastina, que resulta num resultado rápido, estético e natural.
Muitos destes procedimentos podem ser combinados, mas é preciso que você consulte um dermatologista de sua confiança, pois estes são procedimentos médicos, que devem ser acompanhados por um especialista.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

METROSSEXUAL - A vaidade masculina

Outro dia me perguntaram se o termo METROSSEXUAL não seria pejorativo. Mas o que desgina um metrossexual?
O termo, em uso á algum tempo, ganhou notoriedade através de algumas celebridades, o mais antigo que me lembro foi o jogador de futebol inglês, David Beckham. Mas hoje este termo já está associado a outros nomes, a muitos outros homens.
O metrossexual poderia definir o Homem, que decidiu assumir o controle sobre sua qualidade de vida, além da forma física, que sempre foi valorizada, este homem percebe que sua qualidade de vida, de suas relações pessoais e profissionais, também passa pelos cuidados com a alimentação, com a pele, com o envelhecimento.
Este Homem, acabou apropriando-se de algumas coisas do universo feminino (como os cremes e as rotinas de cuidados) , é um homem que ainda tem sua rotina de trabalho e responsabilidades, um homem eminentemente urbano, por isto surgiu o termo METROssexual, em outros idiomas UBERssexual.
É claro que o Homem que resolveu assumir o controle sobre sua saúde e sobre sua qualidade de vida acaba tendo que enfrentar outras questões, inclusive o preconceito, pois um homem que não quer que sua pele seja manchada pelo sol, ou quer que suas roupas lhe caiam com mais elegância, muitas vezes é taxado como homossexual. O que ele pode até ser, mas sem dúvida é um preconceito que a cada dia cai mais, o que permite que mais homens tenham a liberdade de se cuidarem mais.
Mas este Homem tem rotinas e expectativas muito diferentes das mulheres, ele busca tratamentos efetivos, rápidos, que não deixem marcas, ele valoriza muito o tempo dele e a continuidade dos processos.
Enfim, o Metrossexual veio para ficar e cada vez mais estes cuidados vão se incorporar á rotina dos homens de todas as idades e extratos sociais, já vai muito alem do circulo das celebridades, e esta tendência é cada vez maior. Um homem que se cuida, que se preserva, merece respeito e cada vez mais vai conquistando espaço.



sexta-feira, 2 de julho de 2010

Cirurgias Plásticas


A Revista DOLCE Morumbi, publicação com mais de 10 anos de sucesso no bairro, traz em seu número 72, de julho, traz na matéria EM NOME DA VAIDADE, informações sobre o crescimento das cirurgias estéticas no Brasil.
A região sudeste concentra 64% dos procedimentos, sendo que 82% dos pacientes são mulheres. A matéria fala sobre os cuidados ao contratar um profissional, questões relacionadas a anestesia e segurança, e indica o site da Sociedade Braliseira de Cirurgia Plástica para que as pessoas se informe sobre os especialistas.
Pensar em cirurgia plástica apenas em termos de vaidade é muito simples, as pessoas esquecem que a auto-estima e a boa imagem corporal que as pessoas fazem de si mesmos, interferem no dia a dia e até na felicidade das pessoas.
Aquui em nossa Clínica de Moema podemos contar com o trabalho do Dr. Marcel Menezes, cirurgião plástico com título de especialista, que tem obtido grandes resultados em suas cirúrgias.