quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fazer a barba sem irritar a pele

Por razões estéticas ou profissionais, a maioria dos homens tem de barbear-se constantemente. Mas com certeza nenhum homem faz um curso na adolescência de como fazer a barba sem trazer consequências para a pele, vamos aprendendo empiricamente, mas sempre podemos melhorar a maneira como fazemos as coisas não é?
Se você é mâe ou pai, que tal orientar seu filho quando ele iniciar a fazer a barba? A pele dele vai agradecer, especialmente porque este período coincide com a fase dos cravos e espinhas.
Se você é mulher e costuma depilar-se com lâminas, as orientações são as mesmas, por isto lembre de orientar sua filha também.

 Veja algumas orientações ao barbear-se:

Aqueça a pele.
Com a pele do rosto aquecida, os poros se abrem, facilitando o barbear, por isto um bom momento para barbear-se é logo após o banho. Ou então lave o rosto com água quente.

O rosto deve estar limpo
É importante lavar o rosto antes de barbear-se, mesmo que não seja com água quente como recomendei, pois ao fazer a barba inevitavelmente vão acontecer lesões (cortes) na pele, mesmoque imperceptiveis estes cortes podem ser a porta de acesso de bactérias.

Use cremes de barbear.
Eles ajudam a lâmina a deslizar com mais facilidade, diminuindo o atrito, além do que vários tem substâncias adstringentes e emolientes, que realmente portegem a pele e facilitam o barbear.

Barbear sempre no sentido do pêlo.
Como homem eu sei que escanhoar (barbear no sentido contrário do pêlo) é muito mais eficaz e a barba até demora mais para crescer de novo, mas eu também sei que a possibilidade de lesões (especialmente as imperceptíveis) é muito maior, área aberta para as infecções. O agravante é que justamente os homens que tem barba mais cerrada, com pêlos mais duros, é que acabam optando por este meio, e provocando mais lesões, foliculite, irritações...
Lembre também que a barba no queixo, no pescoço, é diferente, e ás vezes cresce num sentido diferente.

Feche os poros!
Assim que terminar lave o rosto com água fria, ou apenas coloque uma toalha molhada, isto diminui a vermelhidão, reduz a vasodilatação e fecha os poros dos pêlos que foram arrancados, Você também pode usar loções com substâncias calmantes, mas evite as substâncias com alta concentração de alcool, pois podem irritar a pele.

Epilação Laser
Mas existe o grupo daqueles que preferem simplesmente eliminar o problema, definitivamente, com sessões de laser para epilação, para redução ou eliminação dos pelos facias. Uma solução que a cada dia se torna mais popular. Mas que também exige cuidados no procedimento e no pós procedimento.
Para os que tem barba cerrada e dura esta é uma alternativa, pois com o tempo a pele do rosto, com o atrito do barbear constante, acaba escurecendo, tal qual como acontece com a axila quando a mulher depila constantemente.
Seja qual for seu motivo e necessidade, siga estas regras e cuide da sua pele , o atrito constante pode provocar o envelhecimento da pele e até mesmo flacidez, por isto é importante cuidar sempre.

sábado, 25 de setembro de 2010

Rejuvenescimento com laser

Rejuvenescer , atrasar o relógio, este é o desejo de muitas pessoas, especialmente porque o tempo muito vezes não é nosso melhor amigo e cobra certo preço, até mesmo interferindo na auto-estima e no bem estar das pessoas.

Por sorte, a medicina, e a dermatologia em particular, tem se sensibilizado com este sentimento das pessoas e tem desenvolvido muitas alternativas.
Neste sentido, o rejuvenescimento não ablativo, que não necessita que sejam feitos cortes ou acompanhamentos pós operatórios, e que utilizam a tecnologia de diversos tipos de aparelhos, genericamente denominados de LASER’s, não são mais novidade.
No inicio os aparelhos eram menos controlados e mais agressivos, chegavam a queimar grandes áreas, na busca da renovação da pele, a força do aparelho não respeitava a epiderme e o tempo de recuperação era grande, se comparado ao que podemos fazer hoje em dia. Os novos equipamentos lesam minimamente a epiderme e muitas vezes agem apenas do colágeno, na derme, possibilitando que a pessoa que faz o tratamento retome suas atividades normais imediatamente.
Os aparelhos de luz pulsada também não são novidade. A luz pulsada é um tipo de luz onde se coloca um filtro e a partir daí tenta-se simular um laser , agindo na melanina, nos vasos e no colágeno da pele. E também entram nesta categoria os novos aparelhos de ultra som, de radiofrequência, e outros.
A outra característica de se lançar mão deste tipo de protocolo, é que o rejuvenescimento, por ser mais gradual, é percebido aos poucos, progressivamente atrasando o relógio, dando tempo de você se reconhecer neste progresso, sem mudanças abruptas de auto imagem.
Um dos últimos desenvolvimentos é o LASER FRACIONADO, que na realidade é um laser mais ablativo, porém muito mais controlado, tão focado que sua aplicação gera pequenas áreas perfeitamente delimitadas na pele, poupando as outras áreas da epiderme.
Este foco dirigido promove uma coagulação nesta área delimitada, que será estimula reduzir manchas ou melhorar a textura geral, com resultados bastante evidentes.
O laser fracionado pode ser aplicado na face, no pescoço, colo, braços e mãos. A aplicação é pouco dolorosa e é indicada para rejuvenescimento e cicatrizes de maneira geral, mas também em casos de manchas resistentes a outros tratamentos.
O importante é que você procure um médico especialista, e junto com ele, a partir das suas solicitações e das possibilidades, tracem o melhor protocolo de tratamento.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dermatite seborreica , a CASPA

A caspa é uma das manifestações clínicas da dermatite seborreica, a mais visível e a mais constrangedora.

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele que surge em função de uma predisposição genética. As erupções características da doença ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, o couro cabeludo, mas também podem ocorrer na região da barba, pálpebras, sobrancelhas e no pavilhão auricular. As características da doença são a produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira). Quando atingem a pele, as lesões da dermatite seborréica são avermelhadas e com descamação gordurosa. As áreas mais atingidas são a face (principalmente o contorno nasal, supercílios e fronte), e a região torácica.

Sua causa ainda é desconhecida, mas a oleosidade excessiva da pele e um fungo, o Pityrosporum Ovale, estão envolvidos no processo. Como acontece com a acne, a maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas da dermatite ocorre geralmente após a puberdade, mas podem ocorrer manifestações da doença também em recém nascidos, devido ao androgênio materno ainda presente.

A dermatite seborréica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora, acometendo tanto homens quanto mulheres e é uma das principais queixas nos consultórios dermatológicos. A DOENÇA, QUE NÃO TEM CURA E SIM CONTROLE, costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional.

Para controlá-la podemos usar cremes , loções, xampus a base de cortico-esteróides e antifúngicos. Nos casos mais severos o dermatologista pode lançar mão do uso de medicação via oral. Também oriento os paciente a não ingerir comidas muito gordurosas nem bebidas alcoólicas.

Como o fator emocional tem relação com a gênese da doença, é importante que o paciente também observe seus níveis de stress, e identificando estes fatores, procure maneiras de reduzi-los.

É muito importante que as pessoas não se automediquem. Se você sofre com os sintomas da dermatite seborreica, procure a orientação de um dermatologista de sua confiança, o tratamento, acompanhado por um especialista nas doenças do cabelo e pele, é simples e muito eficiente. Mesmo porque, o que lhe parece caspa pode ser sintoma de algum outro problema, até mesmo psoriase.

Se tiver dúvidas ou outras perguntas sobre sua pele, entre em contato com fernandobezerra.dermato@uol.com.br.

(* este texto já tinha sido publicado anteriormente no site, mas como tenho recebido muitas questões sobre o assunto achei interesante)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

OLHOS - Combata rugas e marcas de expressão

A área dos olhos sempre foi e continuará sendo uma preocupação de muitas pessoas, homens e muheres, primeiro porque é uma das primeiras áreas que denunciam a idade, através das marcas de expressão, além de olheiras, manchas, flacidez de pele ...

Atualmente a dermatologia vem estudando abordagens cada vez menos invasivas, dessas áreas, com intuito de amenizar, atenuar as alterações dessa região.

Desde cremes, cosméticos com melhores pricnipios ativos e penetração, que agem atenuando rugas e manchas, e suavizando olheiras. Dentre estes podem ser citados o venoxyl , ou os já consagrados eye contour complex, a vitamina C e as nanosferas de retinol .



Também podem ser feitas aplicações de luz pulsada, associada a laser fracionado, que vai estimulando o colágeno na sua superfície melhorando muito o aspecto da pele. Para atingirmos mais profundidade a aplicação da radiofrequência , que é um calor que estimula o colágeno mais profundamente tem bons resultados e por último podemos lançar mão dos preenchedores a base de ácido hialurônico e ácido polilático , melhorando ainda mais a firmeza, atenuando sombras e olheiras.



Enfim o arsenal é grande e muito se tem feito, mas muito cuidado com a a area dos olhos, sempre proteger bem essa região quando formos trabalhar com laser, o paciente deve estar sempre ciente que como essa área é muito delicada e muito vascularizada, podem ocorrer hematomas, manchas que podem persistir por até um mês, que desaparecem deixando apenas os resultados do tratamento.



Uma boa avaliação, por um bom especilista em Dermatologia, farão total diferença nos resultados. E não deixe de tomar os cuidados pré e pós a cada procedimento, seja isolado ou combinado.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Micoses nas unhas - Onicopatias

Uma micose de unha sempre incomoda. Muitas mulheres vão passar o verão sem usar sandálias, e muitos homens irão de tênis á praia em função deste problema.Estas pessoas contraíram uma ONICOPATIA, uma doença da unha.
Uma micose de unha, ou Onicomicose, é uma infecção causada por microorganismos, fungos, que destroem a queratina, a principal proteína formadora das unhas. As micoses são adquiridas principalmente ao freqüentar locais públicos: piscinas, saunas e vestiários; e também fazendo unhas com manicures que não esterilizam seu material adequadamente.Mas como suspeitar que contraímos uma onicomicose?
A unha começa a ficar amarelada, descolada da pele, pode ficar esverdeada ou até mesmo escurecida e pode encravar e doer com mais facilidade, além de esteticamente assumirem um aspecto desagradável. Além disto, a presença de outros sintomas, como descamação em mãos e pés e até mesmo áreas ásperas nos braços e pernas, pode ser um sintoma da onicomicose.
Se você contraiu uma micose, e ainda não resolveu este pequeno problema, você está sofrendo sem necessidade! O tratamento, a ser prescrito por um médico dermatologista, é bastante simples, vai apenas exigir tempo e um pouco de paciência. Além da aplicação de medicamentos tópicos, normalmente esmaltes a base de ciclopirox, pode ser necessária a prescrição de medicamentos imidazólicos ministrados por via oral, pois muitas vezes o tratamento precisa ser feito “de dentro para fora”.
Como em todo tratamento, é fundamental seguir todas as orientações do seu médico com precisão, e à medida que o tempo for passando você irá perceber que suas unhas doentes vão ser substituídas por unhas novas e sadias.
Então, tome esta atitude e comece a escolher a sandália nova que vai usar no próximo verão!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VELASHAPE - O aparelho 4 em 1

O aparelho 4 em 1! É assim que o Velashape vem sendo chamado pela imprensa, pois ele reúne Manipulação Mecânica da Pele (atraves do rolamento), Açao do Raio Infravermelho, Pressão Negativa (através da sucção) e Radiofreqüência. Atacando a gordura localizada e a celulite, sem cortes, sem cicatrizes, não invasivo!
Sendo ainda a única terapia contra celulite com aprovação do FDA! (orgão americano de saúde)
O protocolo inicial de VELASHAPE é de 12 sessões em 6 semanas, com duas sessões em cada semana, sendo que em nossa clínica ele começa com uma consulta nutricional e a elaboração de um cardápio personalizado.
Além disto, podem ser utilizadas terapias combinadas, de acordo com cada pessoa, e cada necessidade, para acelerar e otimizar resultados.

RESHAPE

Outra utilização importante do VELA é no RESHAPE. Muitos homens e mulheres seguem suas dietas e programas de treinamento de maneira dedicada, eles buscam não só a manutenção da saúde mas também um corpo mais perfeito.
Contudo, mesmo com todo este empenho, sobram aquelas gordurinhas localizadas e dobrinhas indesejadas. Estas pessoas, inclusive atletas e mesmo as que passam por processos de emagrecimento, podem se beneficiar de programas de RESHAPE
Os protocolos de RESHAPE associam os beneficios desenvolvidos pela medicina estética no combate á celulite, gordura localizada e flacidez, para moldar o corpo das pessoas, em especial o VELASHAPE, mas podem também incluir procedimentos como intradermoterapia, carboxiterapia, drenagem lifática entre outros.

Para saber se você poderá se beneficiar de um protocolo deste o ideal é que procure um dermatologista de sua confiança. Se tiver interesse agende uma consulta de avaliação em nossa clínica através do tel. 5052.6774

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

65o. Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Neste final de semana estarei no Rio de Janeiro para participar do 65o, congresso anual da SBD, uma oportunidade de aprimorar conhecimentos, trocar informações e se manter atualizado!
Na quarta retomamos a agenda! Bom feriado a todos!