Aquelas manchas brancas (sardas brancas) que aparecem na pele em grande número pode ser uma doença conhecida como Leucodermia Solar ou Acromia. A leucodermia solar é uma fotodermatose (doença de pele causada ou agravada pela exposição solar) causada pela alteração dos melanócitos (células da pele responsáveis pela pigmentação). Apresenta muitas manchas acrônicas, arredondadas, entre 1 e 5 mm, com bordas bem definidas.
As máculas (manchas) são encontradas sobretudo em pernas e áreas expostas de membros superiores.
O primeiro cuidado de quem sofre com este problema consiste no uso de fotoprotetores sempre que se expor a pele ao sol, de modo a evitar mais dano solar.
A medicina evoluiu e novas técnicas de tratamento de lesões cutâneas foram sendo descobertas e utilizadas para as mais diversas finalidades. Uma delas, a criocirurgia com nitrogênio líquido, mostrou bons resultados no tratamento das sardas brancas.
O procedimento é realizado no consultório, sem necessidade de anestesia, pois a dor é discreta e cessa rapidamente. O médico aplica um fino jato de spray de nitrogênio líquido, que atinge apenas a mancha e por tempo muito curto. A área tratada sofre um congelamento imediato, que provoca uma "destruição" controlada da pele afetada. Durante cerca de 30 minutos persiste uma sensação semelhante à de uma leve queimadura ou de coceira. Não há necessidade de curativo.
Nos dias que se seguem, formam-se crostas finas e escuras sobre as áreas tratadas, que levam de 2 a 4 semanas para se soltarem. Quando as crostas caem, a pele que surge ainda se mostra mais clara do que a pele ao redor, dando a sensação de que o tratamento foi ineficaz.
O que ocorre é que a pele nova, que substituiu a pele manchada, é mais clara que a pele ao redor, como uma cicatriz recente de ferida superficial. No entanto, aos poucos a repigmentação se inicia. É necessário expor a pele ao sol, antes das 10 ou após as 15 horas, para estimular a produção de melanina (pigmento que dá cor à pele). Fora destes horários, proteger a pele do sol.
Além de sarda branca, outras designações: leucodermia gotada, leucodermia gutada, hipomelanose gotada