sábado, 30 de junho de 2012

Piolho é doença de pele?

Na realidade o piolho em si não é, mas os sintomas causados é que são tratadospela dermatologia. Quando a criança tem PEDICULOSE (piolho) Pediculose (piolho) a coceira é tão intensa que pode provocar pequenos ferimentos na cabeça, na realidade a coceira é talvez o primeiro sintoma, a outra é a descoberta de lêndeas ou piolhos no couro cabeludo. As lêndeas são os ovos dos piolhos – pequenos pontos brancos que ficam agarrados aos fios dos cabelos.

O tratamento convencional para acabar com os piolhos é com o uso de xampus e loções, são utilizados, em geral, os mesmos medicamentos tópicos usados na escabiose, que deve ser repetido após a primeira semana do tratamento, mas os medicamentos só matam os piolhos, é preciso retirar as lêndeas com pente fino. Se as lêndeas continuarem nos cabelos, a criança voltará a ter piolhos.


A transmissão da infecção se dá através de contato direto (inclusive relação sexual) ou indireto (escovas de cabelo, roupas, etc). por isto é tão comum surtos de piolhos em escolas ou famílias.

Além da pedilose na cabeçao também podemos ter a ocorrência de pediculose no corpo, onde encontramos escoriações, pápulas, pequenas manchas hemorrágicas e pigmentação, principalmente no tronco e na região glútea. Na pediculose pubiana  (onde encontramos outro aparentado do piolho o chamado "chato") o encontradas manchas, escoriações e crostas, além do prurido intenso. Pode ocorrer também infecção secundária nesta região.

A doença é realmente mais comum em crianças, por isto fique de olho, e corra no seu dermatologista de confiança, jamais lance mão dos tratamentos caseiros (ouve-se falar ate de casdo emque a mãe passa inseticida na cabeça dos filhos) eles podem agravar o quadro e ate gerar casos alérgicos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A comprovação do danos da exposição solar!

Observem o rosto deste homem de 69, percebm a diferença entre o lado esquerdo do rosto dele, com muito mais rugas e marcas de expressão?
O NEJM, prestigiada publicação médica da Inglaterra publicou em abril o caso clinico de um homem de 69 anos, que durante 28 anos trabalhou como caminhoneiro. E como motorista o sol atingiu o rosto dele do lado esquerdo com mais intensidade que do lado direito! Eis mais uma comprovação dos danos da Radiação Ultravioleta no processo de envelhecimento!
Vamos usar protetor solar pessoal...

Veja o texto original AQUI