A pseudofoliculite da barba é uma inflamação crônica mais comum em homens que se barbeiam com frequência, em especial homens de pele negra ou escura e cabelos encaracolados. Pode aparecer também em outras áreas raspadas, rosto e pescoço. As mulheres que se depilam também podem desenvolver uma pseudofoliculite, especialmente na virilha.
A alteração parece ser causada pela penetração de pêlos espessos e bem curvos na área da barba. Quando raspado, o pelo é cortado com ângulo oblíquo, por ele ser curvo, criando uma ponta fina na extremidade o que possibilita a sua penetração na pele bem próximo de onde este pêlo sai do folículo. Uma vez que o pêlo penetra na derme, a reação inflamatória ocorre. Acho que este desenho que encontrei na internet ilustra bem a pseudofoliculite
Clinicamente é caracterizada pelo aparecimento de pápulas (elevações da pele, localizadas, tendo diâmetros inferiores a 0,5 cm. formadas por aumento de qualquer das camadas da epiderme) e pústulas inflamatórias (pequeno tumor inflamatório da pele, que se torna purulento)
A reação inflamatória produz muitas vezes, dor, prurido, e ás vezes, hiperpigmentação. O resultado é uma aparência cosmeticamente desagradável, muitas vezes com conseqüências emocionalmente estressantes para os pacientes afetados. Além disto a pele negra é mais propensa á formação de quelóides, o que pode dificultar ainda mais o barbear, agredindo ainda mais a pele
Esta ocorrência não tem cura, para evitá-la a solução é parar de barbear-se, ou partir para soluções radicais como a remoção dos pêlos atraves do laser. Nos casos mais graves é importante o paciente procurar um dermatologista, pois ele pode evitar as crises e as fases agudas.
Alguns cuidados podem ser tomados por quem sofre deste problema, especialment ao barbear-se: nunca barbear contra o sentido do crescimento capilar (escanhoar) evitando raspara a mesma área consecutivamente, não esticar a pele, quando a barba estiver mais longa, remover pêlos preexistentes com aparador elétrico, deixando-os com aproximadamente 1-2mm.
Após barbear, enxaguar com água e fazer compressas com água fresca ou gelada e nunca utilizar loçoes pos baraba que irritem ainda mais apele, prefira as que contenham substâncias calmantes.
Veja o que é FOLICULITE e porque é diferente.