Depois de muito tempo, uma pausa grande, trago novos conteúdos e espero que sejam informações muito úteis.
Esses próximos dias, vamos falar sobre medicina regenerativa e associações com tecnologias na estética. Primeiramente vamos entender o que são essas vesículas sinalizadoras que comunica as células entre si.
Exossomas são pequenas vesículas extracelulares que variam em tamanho de 30 a 150 nanômetros. Elas são liberadas por células para o meio extracelular e desempenham um papel importante na comunicação intercelular. Os exossomas contêm uma variedade de biomoléculas, incluindo proteínas, lipídios e RNA, que podem refletir o estado da célula de origem.
Essas vesículas são formadas a partir de endossomos e são liberadas quando esses endossomos se fundem com a membrana plasmática. Os exossomas têm sido objeto de intenso estudo nas áreas de biologia celular, medicina regenerativa e oncoimunologia, pois podem estar envolvidos em diversos processos biológicos, incluindo a modulação da resposta imunológica, a progressão de doenças e a transferência de material genético entre células.
Além disso, os exossomas têm sido explorados como potenciais biomarcadores para diagnóstico e como veículos para a entrega de terapias em tratamentos, devido à sua capacidade de transportar e proteger moléculas terapêuticas em circulação.
Exossomas e a estética.
Sabendo que tem essa função de comunicação celular, podemos fazer com que se produzam novas células, novas fibras de colágeno, com promoção do rejuvenescimento da pele e de desenvolvimento de novos folículos capilares, sendo um grande aliado ao tratamento das diversas quedas capilares.
Se você tiver interesse em saber mais, comente, deixe suas dúvidas, terei prazer de respondê-las.