terça-feira, 31 de outubro de 2006

Câncer de pele
Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, teremos os diferentes tipos de câncer. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.
Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma.
O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.
Já o carcinoma espinocelular é segundo tipo mais comum de câncer da pele, pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Entre suas causas, estão a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada, tabagismo, exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.
O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.
Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:
-Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
A metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações destes três tipos de cancer dos quais falamos.
Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, basta seguir a Regra do ABCD
Assimetria: pintas assimétricas, que tem formato não regular, devem ser examinadas e seu desenvolvimento deve ser acompanhado.
Borda: as manchas solares que tem bordas não regulares podem ser sinais de malignidade
Cor: as pintas devem apresentar cor uniforme, caso contrário deve-se examinar com um especialista
Dimensão: manchas e pintas maiores de 6 milimetros devem ser examinadas.
Se tiver dúvidas ou no auto exame identificou alguma desta características procure umn especilista em dermatologia para fazer um exame mais preciso.
*texto extraido do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Ampliando o atendimento

Uma das maneiras de poder garantir o acesso de cada vez mais pessoas ás benesses que a ciência e a medicina podem trazer, é criar maneiras de facilitar o pagamento. Pensando nisto, firmamos convênio com as operadoras de cartão de crédito e a partir desta semana passamos a aceitar os cartões VISA e MASTERCARD em nossa clínica para o pagamento, inclusive parcelamento, dos procedimentos e tratamentos.
Mesmo sendo importante não encarar a medicina do ponto de vista meramente mercantilista, pois o ato médico é muito mais do que isto, não devemos esquecer de nos modernizar e garantir o acesso a formas de pagamento mais ágeis e que facilitam a vida de nossos pacientes e amigos. Espero que esta medida tenha boa aceitação pois era uma solicitação antiga das pessoas que nos procuram.

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Congresso de Laser

Neste fim de semana estarei participando do 5o. Congresso da Sociedade Brasileira de Laser, que contará com a presença de diversos palestrantes estrangeiros, com destaque para o norte-americano Eliot Battle, que abrirá o congresso falando das novas perspectivas para o uso do Laser na medicina.
Serão várias mesas redondas, conferências e apresentação de casos, com temas tão diversos quanto o uso do Laser na pele negra e Terapia Fotodinâmica, passando pelo uso do Laser para tratamento de Estrias e Celulite e uma comparação entre Luz Pulsada e Laser para Depilação. Sem dúvida, uma excelente oportunidade de aprofundar conhecimentos e se manter sempre atualizado.
Aos poucos vou relatar as novidades que encontrar no congresso nos textos que publicar.

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Carboxiterapia para a face.

A carboxiterapia já e uma técnica consagrada para uso no combate á celulite, flacidez, gordura localizada e estrias, e ultimamente avançaram os estudos sobre o uso dessa técnica na flacidez da face e no rejuvenescimento do pescoço, colo e mãos.
A aplicação do gás em planos superficiais e mais profundos promove a vasodilatação e o estímulo da produção de colágeno, melhorando a matriz dérmica, promovendo efeito lifting, alem de revitalizar os tecidos. Deve ser utilizado em protocolos semanais ou quinzenais, de acordo com cada paciente. Eu ainda costumo associar esse tratamento a aplicação de uma mascara com DMAE e massagem fácil. Também oriento o paciente a continuar usando DMAE, dessa forma podemos obter melhores resultados.
A aplicação da carboxiterapia é bastante rápida e a dor descrita pelos pacientes é considerada suportável. Aplica-se nas rugas da fronte, ao redor dos olhos, sulcos e também em áreas onde se querem obter efeito lifting, tais como sobrancelhas, e as áreas temporal e mandibular, melhorando muito o contorno da mandíbula. A aplicação no pescoço e no colo melhora muito a pele nessas regiões.
A carboxiterapia é uma excelente opção para quem não que se submeter ao lifting cirúrgico pois seus resultados são duradouros e não há praticamente pos operatório, podendo apenas ocorrer o surgimento de alguns hematomas.
Naturalmente, como todo tratamento, seu sucesso vai depender de uma boa indicação de um médico de sua confiança, que poderá combinar outros tratamentos, potencializando os resultados.
Se tiver dúvidas ou quiser saber mais me escreva no
fernandobezerra.dermato@uol.com.br

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

CYBER DIET destaca MULTIWAVES

A coluna BELEZA, do site CYBER DIET, publicou um artigo ontem da jornalista Luana Godoy que fala sobre o MULTIWAVES, emque eles citam algumas falas minhas, vejam o que foi publicado:


"Novidade: Multiwaves ajuda a rejuvenescer!
Quem já não desejou um rosto perfeito, livre de rugas ou marcas de expressões? Felizmente, se não é possível atingir a perfeição, dá para chegar bem perto.

A cada dia novos tratamentos de beleza surgem para realizar o sonho das mulheres que buscam alongar a juventude e obter efeitos rápidos. Mas não vale economizar para quem quiser desfilar com a pele macia e as curvas perfeitas.Esse é o caso da publicitária Vanessa Reis, 29 anos, que já viveu seu momento de “patinho feio” e hoje se considera uma mulher cobiçada. “Sempre tive pele com muita espinha. Tentava resolver o problema com cremes. Atualmente faço peeling de cristal toda semana para tirar as marcas. Também vou fazer um
laser para tirar olheiras. Uso muita maquiagem na região dos olhos quando estou trabalhando. Com esse método, vou evitar maquiar essa área”, conta Vanessa.
Cada sessão de peeling de cristal custa em torno de R$ 150. "O tratamento varia de acordo com o tipo de pele. Fazemos uma esfoliação superficial à base de ácido em caso de peles mais oleosas. É ótimo para
rejuvenescimento, que atenua marcas e cicatrizes", explica o dermatologista Fernando Bezerra.
Outra novidade do mercado é o Multiwaves, indicado para o foto-rejuvenescimento, tratamento de acne ativa, tratamentos capilares, absorção de edemas, cicatrização e pós-cirúrgicos, além do alívio de dores. “Eu já fiz oito sessões e o meu rosto melhorou muito. Estou me sentindo melhor e com o rosto mais jovem e bonito”, festeja Vanessa.
O equipamento é baseado na aplicação da radiação de Leds de ultrabrilho para a bioestimulação. “Esta técnica se caracteriza pelo aumento do
metabolismo celular. A radiação luminosa atua sobre as mitocôndrias, estimulando a síntese de proteínas, como colágeno e elastinas, contribuindo também para a divisão celular. Utilizar o Multiwaves isoladamente ou com outras técnicas combinadas, pode ampliar ainda mais os resultados”, afirma Bezerra.
Mas qualquer pessoa pode fazer o tratamento? “Ao contrário de outros tipos de terapias com luz pulsada e laser, a terapia foto-dinâmica, por ter uma aplicação uniforme, pode ser utilizada por todos os tipos de pele. A terapia com LEDs é segura pois não é invasiva, não danifica tecidos subdérmicos e é indolor. A pessoa pode terminar a sessão e voltar às atividades normais imediatamente”, diz o dermatologista.
O número de sessões varia de acordo com a finalidade do tratamento prescrito. “Para o tratamento de acne são indicadas de 8 a 12 sessões, de 20 minutos cada uma. Já para trabalhar o rejuvenescimento são de 10 a 20 sessões. Mas os resultados começam a aparecer na sexta sessão”, garante o especialista. "

Para ver o artigo direto no CYBER DIET clique :

http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/061016_bel_multiwaves.htm
Fantástico fala sobre celulite

O programa FANTÁSTICO de ontem mostrou uma matéria falando sobre celulite, que todos nós sabemos, atinge grande parte das mulheres.
O fio condutor da matéria foi um "experimento" em que a reportagem acompanhou, segundo eles durante 3 meses, 3 mulheres que se tratariam de diferentes maneiras para reduzir ou eliminar sua celulite. Na realidade a matéria não tinha nenhum cunho científico, pois eram mulheres de diferentes idades e com graus diferentes de celulite, mas parecia querer mostrar qual tratamento era mais eficiente. Falaram de mesoterapia, de carboxiterapia, de dregangem linfática, de hidrolipoclasia, e de outras possibilidade de tratamento.
Na realidade a matéria concluiu que todas as 3 pacientes tiveram melhorias, na redução de peso, de medidas e até do aspecto visual de suas estrias, mas nenhuma delas teve diferenças expressivas, tanto que não deram nenhum destaque maior a uma ou outra técnica e nem deixaram claro qual paciente foi submetida a qual tratamento.
Mas todas as 3 ficaram muito safisfeitas, isto ficou bem claro!
A matéria também contou com os depoimentos da Dermatologista e Membro da SBD Mônica Azulay, que enfatizou que a celulite não tem cura, que não existe nenhuma maneira de elimioná-la, mas que a drenagem linfática tem sido um importante coadjovante nestes tratamentos.
Um destaque importante é que todas as mulheres iniciaram seu tratamento com a consulta a um nutricionista, que analisou seus hábitos alimentares e fez um planejamento para todas as pacientes. Isto é importante para lembrar a todas que muitos tratamentos estéticos dependem da mudança de hábitos de saúde.
Se você quiser ver o vídeo da matéria acesse o site do FANTÁSTICO, e se tiver vontade de conversar sobre celulite, me escreva: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

MASSAGEM TURBINADA

É indiscutível de que a massagem modeladora e a drenagem linfática são importantes agentes coadjovantes nos processos de perda de medidas e modelagem corporal, as terapeutas corporais da clínica, tem aplicado a conhecida MASSAGEM TURBINADA em muitos casos.
Ela é baseada em princípios da terapia chinesa e em pontos que auxiliem a modelagem corporal, e também é conhecida como Drenagem Turbinada ou Lipoescultura Manual.
"Trata-se do massageamento de todo o corpo, com movimentos intensos, rápidos e repetitivos, que ativam a circulação, trabalhando a gordura localizada e eliminando toxinas" explica Marilena.
Principais benefícios:
- ativa a circulação sangüínea
- aumenta a oxigenação e nutrição celular
- ajuda na liberação de toxinas acumuladas no tecido
- melhora o peristaltismo (movimentos intestinais)
- permite a quebra de nódulos lipolíticos (gordura localizada)
- auxilia no processo de redução de medidas
- redução de edemas (retenção hídrica)
- facilita a permeação de princípios ativos
- manutenção das medidas reduzidas
Mecanismos de Ação
Sobre a musculatura vascular: A massagem estimula a contração da musculatura vascular aumentando a tonicidade.
Sobre o tecido adiposo: O favorecimento de troca de líquidos implicará na melhora da circulação periférica que dará condições aos adipócitos, em especial os superficiais, de “manterem” sua carga, impedindo a sedimentação que dá origem a celulite.
O amassamento diminui os espaços intracelulares, colocando cada célula em seu lugar, o que faz com que ocupem menos volume reduzindo alguns centímetros do local trabalhado.
Sobre o tecido muscular: A massagem desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático, nutre e, dependendo das manobras utilizadas, pode tonificar.
Efeito Vascular: Após a massagem num segmento do corpo, observamos uma elevação da temperatura no local da pele, de 1 a 3 graus centígrados pela ação mecânica (atrito) e vasodilatação.
A massagem pode aumentar a quantidade de sangue venoso que chega ao coração, a freqüência dos batimentos cardíacos e, desta maneira,a quantidade de sangue arterial que chega à periferia também é maior.

A massagem turbinada é indicada para:
- redução das medidas
- gordura localizada
- culotes (principalmente)

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Cuide de seu pescoço

Um pescoço lisinho e sem manchas ajuda a dar aparência de jovialidade e saúde, isto todos percebem. Porém, quando envelhecemos aparecem as manchas do sol, as rugas e a flacidez de pele e músculos, não só na face mas também do pescoço. E muitas mulheres se privam de usar colares mais justos ou golas baixas por não estarem felizes com a aparência de seu pescoço e colo.Os cremes com ativos clareadores e tensores , com chamado "efeito cinderela" ou até mesmo peelings superficiais e médios para um rejuvenescimento maior. A aplicação de toxina botulínica também pode atenuar as linhas de tensão e flacidez.Outro possibilidade de tratamento, com resultados muito bons, é a aplicação de com luz intensa pulsada (LASER), que promove um rejuvenescimento gradual e efetivo sem grandes inconvenientes, podendo a pessoa ir trabalhar no mesmo dia que fizer o procedimento. Existe também a possibilidade da intradermoterapia com DMAE,TRISH... que são ativos que estimulam a síntese de colágeno da derme que é proteina fortalecedora da pele.Uma boa esteticista pode ajudar fazendo um trabalho coadjuvante com massagens e drenagens , eletroestimulação da região ou ainda peelings suaves para atenuar e somar esforços com o tratamento médico, um caso em que uma atuação multidisciplinar é importante.E você? Como anda seu pescoço?

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

IDEBENONA
Olhando um passado não tão distante, ficamos perplexos e ao mesmo tempo maravilhados ao ver o quanto a cosmetologia e a dermatologia evoluiram. Não é possivel se falra mais em beleza sem falar em ativos como o NSP, o DMAE, a Vitamina C, o ácido Mandélico, o Acido Hialuruônico, o Biophytex, o Venoxyl e muitos outros produtos igualmente importantes nos tratamentos estéticos.
A estrela do momento é a IDEBENONA, que é um principio ativo análogo, uma variação, da coenzima Q10, que já é utuilizada há mais de 15 anos como medicamento de uso sistêmico no tratamento de doenças crônico-degenerativas como o Alzheimer e o Parkison.
Tudo começou quando um grupo de cientistas da Alemanha que começou a pesquisar a utilização tópica da IDEBENONA, e não deu outra - os resultados mostravam propriedades incríveis como anti-oxidante tegumentar!
Seus efeitos anti-oxidantes para a preservação da pele acontecem pela sua capacidade de proteção da membrana celular e consequente controle dos radicais livres, reduzindo os processos degenarativos, o envelhecimento cutâneo. A IDEBENONA é considerada a substancia da atualidade que mais tem propriedades anti-oxidantes.
Os mais recentes estudos mostram também que a IDEBENONA lipossomada possui capacidade inibidora sobre a sintese de melanina, a Tiosinase, e também alta propriedade despigmentante. Sua estrutura molecular é similar a Hidroquinona com a vantagem que não é tóxica. Nos efeitos comparativos a IDEBENONA teve resultados melhorar que a Hidroquinona na despigmentação da pele, sem qualquer tipo de irregularidade, com o consequente rejuvenescimento da pele.
A responsável por trazer este produto ao Brasil, foi a BELCOL, empresa com grande experiência na área cosmética. E se tiver dúvidas escreva: fernandobezerra.dermato@ul.com.b

segunda-feira, 2 de outubro de 2006

VEJA fala sobre as maçâs

Não, eu não mudei o foco deste site, a Revista VEJA realmente publicou nesta semana um matéria de duas páginas falando sobre as maçâs...do rosto.
Na reportagem o articulista fala de como os procedimentos, cirúrgicos ou não, que tem como finalidade erguer e repor a gordura perdida nas maçâs do rosto tem tido excelentes resultados na manutenção da aparência rejuvfenescida das pessoas.
A matéria ainda destaca os preenchimentos, procedimentos não invasivos, que tem sido amplamente utilizado, com destaque para o SCULPTRA. A matéria é enriquecida ainda pelos depoimentos de algumas pacientes, inclusive uma que descreve a sensação que se percebe ao aplicar o material. Muito interessante e ilustrativo.
Se tiver oportunidade leia a matéria, e se tiver dúvidas entre em contato no meu email fernandobezerra.dermato@uol.com.br