segunda-feira, 27 de novembro de 2006

PEELING DE VERÃO

O peeling, como você deve saber , é a técnica de promover a renovação celular. Existem dois tipos de peeling, aqueles realizados com o uso de substâncias químicas e os realizados através da microdermoabrasão, que são comumente conhecidos como Peeling de Cristal.
A microdermoabrasão é um procedimento de esfoliação mecânica progressiva e controlada, baseada na pulverização, através de um sistema de vácuo, de microcristais de óxido de alumínio sobre a epiderme, sobre a pele.
Esta esfoliação, que vai variar em função da pressão empregada e da concentração de cristais, promove a redução das linhas cutâneas superficiais, estimulando a regeneração celular e a produção de colágeno.
O equipamento que utilizamos na Clínica, o ClearPeel, é muito versátil e é considerado um dos mais avançados e seguros dos que são utilizados. São recomendadas algumas sessões para se atingirem melhores resultados, e o intervalo entre cada aplicação vai depender da profundidade da pele atingida e sua recuperação. Normalmente entre 7 e 15 dias entre uma sessão e outra.
Para rugas são recomendadas de 5 a 8 sessões, para estrias, onde o peeling de cristal tem excelentes resultados, um mínimo de 10 sessões são requeridas, o mesmo número para o tratamento de cicatrizes de acne.
Outras indicações para a utilização do ClearPeel são as desordens pigmentares, melasmas e hipercromias, poros dilatados, comedões, cicatrizes pós traumáticas e pós-cirúrgicas, e diversas outras irregularidades cutâneas. Sempre é bom ressaltar, que todas estas indicações devem partir de uma orientação médica, após um exame clínico.
O procedimento pode ser realizado em consultório, pois é rápido e pouco doloroso, sendo que a pessoa pode reassumir suas funções sem necessidade de repouso, o que também é uma grande vantagem. Por isto é conhecido como peeling de verão, pois promove a descamação progressiva da pele, e portanto fica menos suscetivel ao aumento da radiação solar nesta época.
Se ficou curioso, ou curiosa, sobre este procedimento, consulte seu dermatologista. Se tiver dúvidas ou sugestões entre em contato pelo email fernandobezerra.dermato@uol.com.br . Obrigado

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Campanha Nacional de Prevenção ao Cancer de Pele

Na nossa cultura, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. No entanto, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia advertem: a exposição de forma inadequada ao sol pode trazer inúmeros prejuízos à pele, e é responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil - o câncer da pele.
Por conta disto a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizará no dia 18 de novembro de 2006, pelo 8 º ano consecutivo, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. A ação tem como objetivo o exame completo da pele, a orientação sobre a prevenção e a detecção precoce da doença. Participarão da campanha 23 estados brasileiros, onde serão disponibilizados postos de atendimento para exame gratuito da pele. A edição 2005 do evento registrou 34.928 pacientes, o que caracteriza a maior campanha da especialidade realizado no país. É um esforço nacional, onde cerca de 3.000 voluntários se unem por um mesmo objetivo: orientar a população.
Todos os exames são registrados em um protocolo de atendimento, que permitem a SBD desenvolver estatísticas confiáveis sobre o perfil e as características dos brasileiros que poderão desenvolver - ou não - o câncer da pele. As pessoas examinadas recebem um panfleto com diversas orientações sobre exposição solar e a camiseta oficial do evento.
Nos últimos anos, várias personalidades manifestaram apoio à iniciativa da SBD contribuindo para a sua divulgação, como a primeira-dama Marisa Letícia, a apresentadora Angélica, e diversos atores, cantores e atletas.
Se quiser mais detalhes sobre a campanha, ou saber os locais onde serão realizadas as ações, entre no link: http://www.sbd.org.br/campanha/campanha.html
( texto extraido do site da campanha)

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

ALERGIA

Chamamos de alergia a reação exagerada do organismo a alguma substância, as manifestações clínicas mais perceptíveis das alergias variam de manchas vermelhas a crises de asma, de urticarias a rinites.
Cerca de 20% da população tem algum tipo de alergia, e muitas delas tem uma forte carga genética. Para se tratar uma alergia é importante que se identifique o alergeno, a substância que faz com que o organismo tenha a reação exagerada, existem pessoas alérgicas a determinados alimentos e outras ao contato com determinados materiais.
Na realidade a alergia não precisa ser considerada uma doença, o que acontece é que o organismo de determinadas pessoas reage de forma exagerada a substâncias que para outras pessoas não provocam nenhum sintoma. Ou seja, a pessoa tem intolerância a deteminado produto, quer seja no contato , quer seja na ingestão.
A alergia vai se manifestar a partir do contato da pessoa com o alérgeno ao qual seu organismo vai reagir, ela pode portanto, aparecer em qualquer idade, desde que a pessoa passe a ter contato com esta substância. Pessoas que são alérgicas a ácaros vão desenvolver sintomas muito facilmente, pois eles estão presentes em toda a parte, já uma pessoa que seja alérgica a um determinado alimento, talvez demore muito tempo até ter contato com este alimento e se perceber alérgica. Lembrando que muitas vezes ocorre o reflexo de certas patologias que causam manifestações de pele que se assemelham com alergias.
Por isto é tão importante identificar estes alérgenos: isto pode ser feito através da análise clinica dos hábitos do indivíduo, com testes de "provocação" (exclusão em reintrodução de um determinado alimento na dieta da pessoa) , mas também através dos testes alérgicos (conhecidos como testes de contato) e de exames de sangue, que podem identificar uma grande variedade de alérgenos.
Se você tem algum tipo de alergia, procure um Dermatologista de sua confiança, você terá uma vida mais saudável sem estes momentos de desconforto que a alergia lhe causa, muitas vezes lhe trazendo até mais qualidade de vida.

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

DRENAGEM LINFÁTICA PARA GESTANTES

As grandes modificações no corpo da mulher durante a gravidez, que vai se preparando para o desenvolvimento e nascimento de uma nova vida, pode trazer inúmeros desconfortos para a futura mamãe, a prisão de ventre e a lentidão da digestão por exemplo, são muito comuns, assim como dores advindas da modificação do eixo de equilibrio e a dilatação do quadril, além do aumento de peso que aumenta a pressão sobre a coluna lombar.
Nestes aspectos a drenagem linfática é um importante coadjovante nos tratamentos, pois ela melhora a circulação sanguínea, evita a retenção de líquidos, melhora o funcionamento do intestino, elimina toxinas, previne o aparecimento de dores musculares e caimbras, e ainda ajuda a evitar celulite e estrias.
Além de todas as características estimulantes, a hora da massagem acaba funcionando como um alívio de eventuais dores e um momento de relaxamento e descontração da futura mamãe, proporcionando um contato com a nova identidade corporal, com seu corpo em transformação.
Naturalmente a prescrição e o acompanhamento do processo deve ser feito por um médico, normalmente após o terceiro mês, mas vai depender inclusive se a mulher já fazia drenagem antes da gravidez. Lembrando também que a drenagem deve continaur sempre que possível após o parto, pois vai ajudar também o corpo á voltar á forma mais rápido.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

O que dá para fazer até o natal?
Toda semana eu recebo por email diversas perguntas, algumas são dúvidas sobre tratamentos, outras são perguntas sobre doenças de pele, e algumas são até duvidas sobre conceitos de beleza e sobre auto-estima. Mas esta semana recebi uma pergunta muito interessante; resumidamente a pessoa me perguntava o seguinte:
"Dr. Fernando, o Natal e o Ano Novo se aproximam, é um momento que vamos encontrar muitas pessoas, vamos a muitas festas, almoços de final de ano, o que eu poderia fazer para melhorar o aspecto de minha pele, especialmente do rosto? Quero aproveitar um pouco do 13o. para cuidar disto!"No começo até pensei que a preocupação da pessoa fosse exagerada, mas pensando bem, ela tem razão. Este é um momento em que vamos encontrar muita gente, mesmo porque o verão, e o horário de verão, também estão ai e as pessoas realmente saem mais, encontram mais gente. Então, ao invés de responder "o que dá para fazer até o natal" só para a pessoa que me perguntou, resolvi refletir sobre isto neste texto.

Lembre-se que faltam 45 dias até o natal, então temos que pensar em procedimentos que não deixem marcas e que sejam efetivos até a data. Claro que todos estas indicações vão depender de uma avaliação de seu médico dermatologista de confiança, só um exame clínico pode dizer o que é melhor para seu tipo de pele e também o que vai de encontro ao que você deseja.
- Peeling de cristal: com duas sessões sua pele rejuvenesce pois há uma profunda renovação celular, e a recuperação do peeling é muito rápida, todo mundo que faz sempre se surpreende com o aspecto luminoso que a pele adquire.
- Toxina Botulínica: realmente é uma excelente época para a aplicação de Botox, uma vez que seus efeitos começam a ser potencializados em 15 ou 20 dias, quando chegar no natal os pontos que você quis ressaltar (erguendo sombrancelhas e diminuindo rugas de expressão por exemplo) vão estar no seu auge.
- Bioestimulação: com duas sessões semanais de bioestimulação, com a utilização do MultiWaves, com 10 sessões sua pele será tonificada e haverá o estímulo do colágeno, adquirindo um viço e elasticidade unicos.
- Preenchimento: o efeito do preenchimento labial e do preenchimento de sulcos e rugas é quase imediato. Se você optar pelo Sculptra, que eu recomendo em muitos casos, ele demora algusn dias para adquirir sua configuração final, sem nenhum aspecto artificial.

Também podemos pedir ajuda á nossa esteticista, a Maria de Lourdes Colucci, e fazer uma boa limpeza de pele e lifting facial, que também podem ajudar muito.

E o melhor é que com este tempo que ainda temos, 45 dias, ainda dá para a pessoa realizar o procedimento e ainda retornar para eventuais acertos ou reforços dos procedimentos. Mas, como eu disse, é importante que você procure um dermatologista de sua confiança, só ele poderá indicar as soluções que harmonizem com seu rosto e ajuda-la a estar com um aspecto mais jovem no final de ano. E o que é mais interessante é que quem me mandou esta pergunta foi um homem! Por isto, você pode dar esta sugestão ao seu marido ou namorado!
E se tiver mais dúvidas ou quiser conversar, entre em contato pelo email fernandobezerra.dermato@uol.com.br

sábado, 4 de novembro de 2006

BOTOX - Toxina Botulínica

Toxina Botulínica, perguntas e respostas

O que é?
A toxina botulínica é uma substância produzida por algumas cepas de bactérias em laboratório, que tem a propriedade de inibir a contração muscular , devido a essa propriedade é possível suavizar e tratar rugas dinâmicas, as chamadas rugas de expressão.
Inicialmente desenvolvida para uso médico, a toxina rompeu essas barrerias e espalhou-se pela área da Cosmiatria.
A marca mais conhecida de toxina é o BOTOX, que hoje em dia é quase um sinônimo de toxina botulínica.

Porque tanto se fala em torno deste produto?
A revolução da Toxina Botulínica, e sua popularidade, é por se tratar de um procedimento não cirúrgico, que não exige internação e que tem efeitos visíveis e relativamente rápidos.

Quem deve usar ?
Todas as pessoas que procuram atenuar rugas de expressão, “pés de galinhas” ao redor dos olhos , as rugas de "preocupação" da fronte , rugas ao redor da boca , expressões na testa. Também pode ser utilizado para elevar os supercílios, diminuir ruguinhas nasais , elevar discretamente o nariz, suavizar depressões do ângulo da boca e uma série de outras aplicações.
Quanto tempo dura o efeito?O efeito começa a ser percebido quase imediatamente, porém, com o passar de alguns dias ele se intensifica, perdurando por quatro a seis meses, podendo-se, com repetidas aplicações, se re-educar a musculatura, obtendo um efeito mais duradouro. As fotos, de "antes e depois", tiradas do site da Allergan, ajudam a exemplificar o efeivo da toxina.
Existe idade para fazer toxina?Não pode ser aplicada em crianças, gestante, mulheres que estão amamentando, fora isso, em qualquer idade que já se perceba as marcas de expressão já é possivel indicar a aplicação de toxina para atenuá-las
Em paciente mais idosos, com expressões mais
profundas, não obtemos o mesmo efeito de rugas dinâmicas, mas até essas marcas melhoram com a aplicação da toxina, é preciso saber aplicar.

Quem pode aplicar o procedimento?
Somente um médico é que pode realizar este procedimento, normalmente médicos dermatologistas e cirugiões plásticos que tenham conhecimento e prática do uso da toxina.
Como é feita esta aplicação?Seu especialista em Dermatologia, seu dermatologista, irá lhe pedir para fazer várias expressões, de forma a identificar os pontos onde precisará aplicar a toxina, estes pontos são marcados e nestes locais serão feitas as aplicações, uma série de pequenas injeções, com agulha extra fina. A picada pode ser dolorida para alguns, mas totalmente suportável.
Você pode voltar a sua vida normal imediatamente, pode até fazer o procedimento na hora do almoço ou entre uma reunião e outra.
Quais são os efeitos colaterais da aplicação?Foram descritos poucos efeitos colaterais do produto, reações alérgicas podem ocorrer, geralmente em pacientes que tem história pregressa de alergia a toxina ou ao veículo, albumina e lactose.
Durante a aplicação pode haver o rompimento de algum vaso superficial, pois a face é amplamente irrigada, ocasionando um pequeno hematoma, uma pequena mancha roxa, que desaparece em alguns dias.

O custo é muito alto?
A aplicação da toxina botulinica, por ser um procedimento de ponta, com um produto de primeira linha, realizado por um profissional especializado, tem um custo proporcional, mas se você considerar os benefícios diretos que seus efeitos trarão, verá que a relação custo/ benefício é excelente. Poucos procedimentos estéticos tem um efeito tão significativo, numa aplicação tão rápida.

Se quiser conversar ou tiver mais dúvidas me mande um email: fernandobezerra.dermato@uol.com.br