segunda-feira, 13 de novembro de 2006

ALERGIA

Chamamos de alergia a reação exagerada do organismo a alguma substância, as manifestações clínicas mais perceptíveis das alergias variam de manchas vermelhas a crises de asma, de urticarias a rinites.
Cerca de 20% da população tem algum tipo de alergia, e muitas delas tem uma forte carga genética. Para se tratar uma alergia é importante que se identifique o alergeno, a substância que faz com que o organismo tenha a reação exagerada, existem pessoas alérgicas a determinados alimentos e outras ao contato com determinados materiais.
Na realidade a alergia não precisa ser considerada uma doença, o que acontece é que o organismo de determinadas pessoas reage de forma exagerada a substâncias que para outras pessoas não provocam nenhum sintoma. Ou seja, a pessoa tem intolerância a deteminado produto, quer seja no contato , quer seja na ingestão.
A alergia vai se manifestar a partir do contato da pessoa com o alérgeno ao qual seu organismo vai reagir, ela pode portanto, aparecer em qualquer idade, desde que a pessoa passe a ter contato com esta substância. Pessoas que são alérgicas a ácaros vão desenvolver sintomas muito facilmente, pois eles estão presentes em toda a parte, já uma pessoa que seja alérgica a um determinado alimento, talvez demore muito tempo até ter contato com este alimento e se perceber alérgica. Lembrando que muitas vezes ocorre o reflexo de certas patologias que causam manifestações de pele que se assemelham com alergias.
Por isto é tão importante identificar estes alérgenos: isto pode ser feito através da análise clinica dos hábitos do indivíduo, com testes de "provocação" (exclusão em reintrodução de um determinado alimento na dieta da pessoa) , mas também através dos testes alérgicos (conhecidos como testes de contato) e de exames de sangue, que podem identificar uma grande variedade de alérgenos.
Se você tem algum tipo de alergia, procure um Dermatologista de sua confiança, você terá uma vida mais saudável sem estes momentos de desconforto que a alergia lhe causa, muitas vezes lhe trazendo até mais qualidade de vida.