quarta-feira, 7 de julho de 2010

METROSSEXUAL - A vaidade masculina

Outro dia me perguntaram se o termo METROSSEXUAL não seria pejorativo. Mas o que desgina um metrossexual?
O termo, em uso á algum tempo, ganhou notoriedade através de algumas celebridades, o mais antigo que me lembro foi o jogador de futebol inglês, David Beckham. Mas hoje este termo já está associado a outros nomes, a muitos outros homens.
O metrossexual poderia definir o Homem, que decidiu assumir o controle sobre sua qualidade de vida, além da forma física, que sempre foi valorizada, este homem percebe que sua qualidade de vida, de suas relações pessoais e profissionais, também passa pelos cuidados com a alimentação, com a pele, com o envelhecimento.
Este Homem, acabou apropriando-se de algumas coisas do universo feminino (como os cremes e as rotinas de cuidados) , é um homem que ainda tem sua rotina de trabalho e responsabilidades, um homem eminentemente urbano, por isto surgiu o termo METROssexual, em outros idiomas UBERssexual.
É claro que o Homem que resolveu assumir o controle sobre sua saúde e sobre sua qualidade de vida acaba tendo que enfrentar outras questões, inclusive o preconceito, pois um homem que não quer que sua pele seja manchada pelo sol, ou quer que suas roupas lhe caiam com mais elegância, muitas vezes é taxado como homossexual. O que ele pode até ser, mas sem dúvida é um preconceito que a cada dia cai mais, o que permite que mais homens tenham a liberdade de se cuidarem mais.
Mas este Homem tem rotinas e expectativas muito diferentes das mulheres, ele busca tratamentos efetivos, rápidos, que não deixem marcas, ele valoriza muito o tempo dele e a continuidade dos processos.
Enfim, o Metrossexual veio para ficar e cada vez mais estes cuidados vão se incorporar á rotina dos homens de todas as idades e extratos sociais, já vai muito alem do circulo das celebridades, e esta tendência é cada vez maior. Um homem que se cuida, que se preserva, merece respeito e cada vez mais vai conquistando espaço.