O programa FANTÁSTICO de ontem, dia 15 de abril, trouxe uma matéria que falava sobre BIOPLASTIA e no risco de aplicação indiscriminada destes produtos, em especial por pessoas não habilitadas.
O termo bioplastia, que tem se popularizado com o apelido de “plástica sem cirurgia”, refere-se á uma série de práticas minimamente invasivas relacionadas á dermatologia cirúrgica, utilizadas especialmente no tratamento das alterações relacionadas ao envelhecimento do corpo e especialmente da face.
Tratamos por dermatologia cirúrgica todos os procedimentos invasivos; a aplicação de toxina botulínica, por exemplo, como faz uso de meios perfurantes (injeções), é considerado um procedimento invasivo.
Na bioplastia podemos lançar mão de procedimentos com a finalidade de CORRIGIR alterações da pele, como no caso dos portadores de lipodistrofia, para REALÇAR algumas características da pessoa, como no caso do preenchimento labial, ou para REJUVENESCER, como no caso da aplicação de toxina botulínica.
Mas não deve ser indicado para aumentos de glúteos por exemplo, onde as quantidades aplicadas devem ser muito grandes e quepodem migrar ou acarretar outros problemas.
Naturalmente estas técnicas só podem ser aplicadas por Médicos habilitados, após uma criteriosa análise, não somente dos desejos e aspirações a serem alcançados pelo paciente, mas também em função das técnicas e materiais a serem empregados.
Estas práticas tem alcançado excelentes resultados e tem sido constantemente aperfeiçoadas. Mas, como mesmo ressalta a matéria do FANTASTICO o paciente deve procurar um médico, num lugar idôneo. Desconfiar de procedimentos com valores muito abaixo de preço de mercado