terça-feira, 17 de julho de 2012

Cenoura realmente protege e ajuda a bronzear?

Muitas pessoas perguntam isto, e muitas outras tem esta dúvida. Se os alimentos que contem Caroteno,  ( na realidade Beta-Caroteno e o Licopeno) podem ser usados como "proteção solar". 
O Estudo " Photoprotection by dietary carotenoids" de 2011, traz alguma luz sobre o assunto ao mostrar que carotenoides são micronutrientes presentes principalmente em frutas e vegetais, e são ingeridos a partir destas fontes. Os carotenóides exibem atividade antioxidante específica, mas influenciam também a sinalização e a expressão gênica a nível celular, os corantes de cenouras e tomates estão entre os membros mais proeminentes desse grupo de lipídios (Beta-Caroteno e o Licopeno). além de serem geralmente os carotenoides dominantes no sangue e no tecido humano.
Estes compostos modulam propriedades da pele quando ingeridos como suplementos ou como produtos dietéticos. existem realmente evidências que protegem contra o eritrema (queimadura causada pelo sol) por aumentarem a defesa basal contra o dano mediado pela luz Ultra Violeta. Dai talvez o imaginário popular que a cenoura garante um bronzeado natural...
Sua eficácia FOTO PROTETORA no entanto , não é comparável ao uso do filtro solar, ou seja, mesmo que você consuma muitos vegetais ricos em BetaCaroteno e Licopeno, você não deve abrir mão de usar um bom filtro solar adequado ao seu tipo de pele e somente se expor ao sol em horários de baixa incidência de raios UV.
Ou seja! Cenoura e tomate sim! Deixar de passar protetor não!