De todos os problemas de pele, nenhum é tão desafiador para os dermatologistas como as manchas, especialmente o melasma, aquela marca acastanhada, de contorno irregular, que surge principalmente nas maçãs do rosto, testa e acima dos lábios. E o inimigo é tinhoso: mesmo que você trate com as técnicas mais modernas e use os melhores cremes, basta abusar do sol que o danado volta. "O problema surge quando há uma produção e distribuição desordenada da melanina, pigmento escuro produzido pelo organismo para a proteção da pele", explica Fernando Bezerra
Um dos tratamentos de ouro é o uso regular do filtro solar , é imprescindível destaca o dermatologista
Sobre as novas tecnologias , existem promessas mas precisamos ver isso com muita cautela e apenas nos casos mais resistentes visto a relação custo e benefício.
Até agora o laser tem sido um tratamento controverso no que se refere ao melasma. "Apesar de sabermos que o pigmento pode ser removido por ele, devemos ter muito cuidado ao indicá-lo, pois o calor gerado nessa tecnologia ativa o melanócito (célula que produz a melanina) e causa um processo inflamatório que pode piorar o melasma .
O uso de cremes preparados com os ativos manipulados como ácido glicólico , vitamina C e o ácido tranexâmico tem mostrado grandes resultados.
Fonte revista boa forma