quinta-feira, 29 de junho de 2006

Como estão seus Cabelos?

Uma das queixas mais freqüentes nos consultórios de dermatologia, é a queda de cabelos, que acomete tanto mulheres quanto homens, sendo que a principal causa de queda de cabelo é a alopecia androgenetica.
O cabelo tem um ciclo de crescimento que dura em media três anos e muitos fatores podem alterar esse ciclo de crescimento e ocasionar queda capilar. Estes fatores podem ser algumas doenças, estados nutricionais, causas hormonais, metabólicas, genéticas, fisiológicas, estresse e outros
Se você tem problemas com queda de cabelos deve procurar um médico que provavelmente irá solicitar alguns exames para esclarecer a possível causa e tentar reverter o quadro.
É muito comum, por exemplo, uma mulher, alguns meses após ter parido, nos procurar com queixa de queda, que normalmente é decorrente de fatores hormonais durante esse período, e que normalmente se estabiliza depois de alguns meses.
Porém muitas mulheres ficam extremamente ansiosas e preocupadas, achando que a queda vai se acentuar, e essa preocupação só faz aumentar ainda mais o stress e piorar a queda, por isto é importante que procurem um especialista para avaliar seu quadro e ficarem mais tranqüilas.
Doenças como anemia, hipotireoidismo e diabetes também podem apresentar como sintomas a queda capilar. Tratamentos capilares agressivos como alisamentos e tinturas com amônio podem ocasionar fratura dos fios e desencadear a queda capilar também. Medicações como antibióticos, quimioterápicos e longos períodos de internação, também podem desencadear a queda de cabelos, além do stress, que é um fator emocional muito forte na queda de cabelos.
Os tratamentos disponíveis hoje em dia alcançam bons resultados em diversos casos, tanto aplicações tópicas quanto orais, mesmo a queda de cabelo por questões genéticas pode ser tratada e reduzida, mas é importante que você,independente da causa que você imagina como provável para a queda de seus cabelos, procure um Dermatologista de sua confiança para começar o tratamento o quanto antes!
Procure tratamento! Não tem motivo para você ficar com esta preocupação, que muitas vezes interfere na auto estima da pessoa, mesmo porque, como disse, se ficar preocupado pode acelerar ainda mais a queda de cabelos!

Se tiver dúvidas ou quiser perguntar algo, entre em contato
fernandobezerra.dermato@uol.com.br

segunda-feira, 26 de junho de 2006

CORPO E MENTE

A medicina já sabe há muito tempo que as questões emocionais tem um grande peso no desenvolvimento e na cura de diversas doenças.
Esta semana a Revista VEJA traz uma interessante matéria sobre os avanços nas pesquisas sobre a interrelação das questões emocionais, especialmente o stress, e diversos sintomas e doenças desenvolvidas pelas pessoas.
Com relação á pele, nosso assunto central, a revista destaca:
"A pele, por ser um orgão extremamente enervado, sofre uma ação muito expressiva das alterações químicas cerebrais provocadas pelo stress. Com isso, problemas de cunho emocional podem desregular a resposta do sistema imunológico das células da pele".
Se quiser ler a matéria completa acesse o site da Revista VEJA - www.veja.com.br

sexta-feira, 23 de junho de 2006

OLHEIRAS

As sombras sob os olhos conhecidas como olheiras, normalmente são muito incômodas por conferir ás pessoas um aspecto cansado, e muita gente gostaria de resolver este problema
Na realidade existem dois tipos de olheiras, aquelas causadas pelo stress ou por noites mal dormidas e outras causadas pelo depósito de melanina (pigmento escuro) que podem ter origem genética.
As olheiras de stress são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, denominada congestão vascular, são as chamadas olheiras "roxas", e assim que o organismo se recupera elas desaparecem, uma compressa gelada de chá de camomila pode ajudar na contração dos vasos, fazendo com que as olheiras diminuam. O uso de alguns cremes também pode ajudar no processo de descongestionamento vascular.
As olheiras causadas por fatores genéticos, aquela tendência para o depósito de melanina sob os olhos, justamente onde a pele é mais fina e o escurecimento é mais progressivo, costumam ser mais permanentes e tem a tendência de aumentar com a idade. O cansaço e o stress também tem influência sobre este tipo de olheira.
Atualmente o LASER é considerado um dos tratamentos que oferece os melhores resultados, ele age reduzindo as concentrações escuras e melhorando a circulação do sangue, especialmente para as olheiras mais marcadas. O uso de cremes com vitaminas C e K, acidos retinóicos e glicóicos que podem ajudar a tirar o inchaço e clarear as olheiras, pode ser um bom coadjovante, bem como a aplicação de peelings que estimulam a renovação celular
Além disto, se você tem olheiras, preocupe-se em ter noites de sono regulares, e evite o consumo de bebidas alcoolicas, cigarro e sal, pois eles aumentam o congestionamento vascular. Procure um Dermatologista de sua confiança, pois quanto antes começar o tratamento antes alcançará bons resultados!

Se quiser entre em contato no meu email:
fernandobezerra.dermato@uol.com.br

terça-feira, 20 de junho de 2006

LASER para rejuvenescimento.

Cada vez mais me entusiasmo com os resultados obtidos com as aplicações de LASER, tanto para rejuvenescimento, quanto para atenuação e eliminação de manchas de pele e o inverno, devido á menor exposição ao sol, é uma excelente época para iniciar um tratamento de redução de danos pela ação solar. Neste sentido o Laser QUANTUM é um importante instrumento na redução das manchas solares e marcas de envelhecimento.
Ele é indicado especialmente para pessoas de pele mais clara, pois ele age sobre as áreas escuras, as manchas. Além disso o Laser tem uma importante ação no estimulo da produção de colágeno, ajudando no rejuvenescimento.
Ele pode ser aplicado não só no rosto mas também nas mãos (foto de um paciente co indicação para LASER), também para as costas e outras áreas que mostrem danos da ação solar. A próxima sessão do QUANTUM está marcada para o dia 29 de junho, quinta. Ainda existem alguns horários disponíveis, entre em contato com Alessandra ou Vera, para agendar sua avaliação e seu horário.

Se tiver dúvidas entre em contato: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

segunda-feira, 19 de junho de 2006

II Simpósio Nacional de Cosmiatria

Ontem retornei do Rio de Janeiro onde estive participando do II Simpósio Nacional de Cosmiatria da SBD.
Meu destaque em relação ao congresso foi a postura ética adotado perante a Cosmiatria, houve um aprofundamento com relação ás técnicas já consagradas além de uma leitura crítica dos novos tratamentos e técnicas, sempre com grande embasamento científico. Os estudos sobre Foto-Terapia e os novos tipos de Laser foram muito importantes, e mais uma vez se falou muito do uso de ténicas combinadas, com a soma de resultados.
O congresso contou com a presença dos chefes dos departamentos de Dermatologia dos principais hospitais do país, e mais de 400 particpantes. O curso prático ministrado pela médica Israelense Marina Landau sobre preenchimento de lábios foi muito interessante, assim como o curso ministrado pela Dermatologista crioca Dra. Fátima Pires.
A ampliação da autação dos médicos dermatologistas, que a partir de agora foram autorizados pelo Conselho Federal de Medicina a também realizarem os procedimentos de lipo-aspiração, foi umimportante avanço, além das discussões a respeito das complicações geradas pelas bioplastias realizadas sem critério.
A presença maciça de médicos radicados no Rio de Janeiro também engrandeceu o encontro, por sua receptividade, além das belezas naturais do Rio de Janeiro e das instalaç~eos do Hotel Windsor, onde se realizou o encontro.
Foi, portanto, uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento e aprendizado. Afinal de contas, o médico que resolver parar de aestudar e aprender, vai ser superado muito fácil.

quarta-feira, 14 de junho de 2006

BIOPLASTIA

O termo bioplastia, que tem se popularizado com o apelido de “plástica sem cirurgia”, refere-se á uma série de práticas minimamente invasivas relacionadas á dermatologia cirúrgica, utilizadas especialmente no tratamento das alterações relacionadas ao envelhecimento do corpo e especialmente da face.
Tratamos por dermatologia cirúrgica todos os procedimentos invasivos; a aplicação de toxina botulínica, por exemplo, como faz uso de meios perfurantes (injeções), é considerado um procedimento invasivo.
Na bioplastia podemos lançar mão de procedimentos com a finalidade de CORRIGIR alterações da pele, como no caso dos portadores de lipodistrofia, para REALÇAR algumas características da pessoa, como no caso do preenchimento labial, ou para REJUVENESCER, como no caso da aplicação de toxina botulínica.
Naturalmente estas técnicas só podem ser aplicadas por Médicos habilitados, após uma criteriosa análise, não somente dos desejos e aspirações a serem alcançados pelo paciente, mas também em função das técnicas e materiais a serem empregados.
Estas práticas tem alcançado excelentes resultados e tem sido constantemente aperfeiçoadas. Sempre fico muito feliz com a alegria estampada no rosto das pessoas por terem alcançado um bom resultado.

Um Abraço!
Fernando Bezerra


P.S. Conforme já havia divulgado, a partir de quinta estarei no Rio de Janeiro para o Simpósio de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, se conseguir vou postar de lá mesmo algumas notícias.
Dica para o fim de semana! Passeie bastante e não esqueça do filtro solar e do boné!

Dúvidas ou perguntas? fernandobezerra.dermato@uol.com.br

terça-feira, 13 de junho de 2006

Renovando a pele no inverno
Peeling, que vem do verbo inglês “to peel”, é o processo de descamação da pele para estimular a renovação celular. Existem dois tipos de peeling. O peeling químico é feito com a aplicação tópica de substâncias que provocam a remoção da pele em diferentes graus, já os peelings mecânicos funcionam através da abrasão da pele, entre estes o mais conhecido atualmente é o chamado peeling de cristal.

As principais aplicações do peeling são para o tratamento de manchas, acne e fotoenvelhecimento e o inverno é a época do ano ideal para se lançar mão da técnica, pois a menor incidência solar ajuda na recuperação da pele.
Por sua capacidade de renovar a derme são utilizados também para melhorar cicatrizes de acne e também flacidez e rugas.

A técnica do peeling é muito versátil e também pode ser empregada em outras partes do corpo, como pescoço, colo, costas, braços e mãos, para o tratamento de acne, estrias, manchas e flacidez.
O ideal é que a pele seja preparada antes de iniciar o tratamento.

Procure um dermatologista de sua confiança e pergunte se o peeling é uma boa indicação para você!

Um Abraço!
Fernando Bezerra
se tiver comentários ou perguntas mande um email para fernandobezerra.dermato@uol.com.br

sexta-feira, 9 de junho de 2006

ACNE E AUTO- ESTIMA

A Acne, sem dúvida, é um problema de saúde, e mais ainda, é uma questão que interfere diretamente na auto-estima das pessoas.
Desde o adolescente que se sente estigmatizado por sua aparência até o adulto que, muitas vezes, carrega em seu rosto as cicatrizes do problema.
Neste sentido os professores (*), que convivem diariamente com os jovens e com o período áureo do surgimento da acne, a adolescência, podem ser importantes agentes na disseminação do conhecimento sobre o assunto e na prevenção de suas conseqüências.
Nossa pele é naturalmente lubrificada pelo sebo produzido pelas glândulas sebáceas presentes nos pêlos (chamados folículos pilossebáceos), impedindo seu ressecamento. Porém as mudanças hormonais da puberdade, bem como os fatores emocionais e do ciclo menstrual podem aumentar drasticamente a produção deste sebo.

É importante que as pessoas saibam que, ao contrário do que se pensa, não há evidências científicas de que a alimentação cause ou reduza a ocorrência de acne. Uma alimentação saudável sempre é recomendável, mas não como tratamento da acne.
Devido à produção excessiva do sebo, nem sempre ele é adequadamente liberado, gerando uma obstrução do folículo, chamado "comedão", um ponto preto também conhecido como cravo. O sebo retido acaba se tornando uma inflamação, normalmente vermelha e dolorida, com ou sem pus - a famosa espinha.

Além disto o sebo é um meio propício à proliferação de bactérias, o que intensifica a acne. Nenhum dos dois deve ser espremido, pois pode agravar o processo e deixar cicatrizes para toda a vida.
A acne é uma doença dermatológica muito comum. É mais freqüente em adolescentes e adultos jovens, homens e mulheres, e existe uma tendência hereditária pra ela, mas a grande maioria das pessoas apresenta manifestações suaves.

Apenas cerca de 15% da população apresenta inflamações mais graves, com lesões mais aparentes, necessitando de atenção mais específica. A acne é mais comum no rosto, mas pode aparecer também em outras áreas do corpo, especialmente peito e costas.
O tratamento, dependendo de seu estágio e das reações do paciente, pode envolver diversas medidas, desde o uso de sabonetes neutros e loções dermatológicas para combater os efeitos do excesso de sebo, sem contanto impedir sua produção, passando pelo uso de produtos esfoliativos, antibióticos tópicos e orais, chegando até o uso de retinóides orais derivados da vitamina A.

Porém os tratamentos não são instantâneos e a ansiedade do paciente pode ser um fator a mais a ser acompanhado. Abandonar o tratamento ou os cuidados pode fazer com que a acne retorne, o que faz crer que o tratamento não está funcionando.
O importante é fugir de soluções caseiras, que muitas vezes agridem ainda mais a pele.
Os professores (*), que acompanham estes adolescentes, podem ser importantes amigos dos jovens nesta hora tão difícil!

E conte sempre com o apoio de um dermatologista, alguém que conhece e estuda a fundo os problemas da pele.



(* escrevi este texto originalmente no site AO MESTRE, voltado aos professores)

comentários ou perguntas? mande um email para fernandobezerra.dermato@uol.com.br

quarta-feira, 7 de junho de 2006

Simpósio de Cosmiatria

Um dos destaques previstos na programação do II Simpósio de Cosmiatria da SBD, do qual participarei na próxima semana no Rio de Janeiro, será a participação da Profa. Marina Landau, renomada especialista em cosmiatria que apresentará dois temas no evento: preenchimento de lábios e novidades em toxina botulínica.
Na palestra “A busca pelos lábios perfeitos” , a Dra. Landau pretende discutir os aspectos anatômicos e culturais que interferem no procedimento. “Nos últimos anos, o aumento de lábios virou moda, tanto quanto os implantes de silicone”, diz a dermatologista. “O que devemos saber para que o aumento de lábios não fique artificial? Mostrarei quais as técnicas e materiais são seguros, assim como o que podemos fazer para o rejuvenescimento da região”, complementa.
Em “O que há de novo em toxina botulínica”, a Dra. Landau programou uma revisão na literatura publicada no último ano sobre as novas indicações e dará algumas dicas para a aplicação da substância.

O Simpósio vai acontecer no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca.
(informações extraídas do release da SBD)

terça-feira, 6 de junho de 2006

A PELE DO HOMEM *

Há algumas décadas o cuidado com a pele parecia ser uma preocupação exclusivamente feminina, por sorte, nos últimos anos, a sociedade em geral, e os homens em particular, perceberam a importância de cuidar deste que é o maior e mais especializado órgão do corpo humano.
Os homens já entenderam que cuidar da pele não é meramente vaidade, é questão de saúde e bem estar, e até mesmo de sucesso profissional e felicidade. Mesmo assim ainda surgem muitas perguntas, muitas dúvidas, sobre o que pode beneficiar os homens no cuidado com a pele, veja algumas destas perguntas mais freqüentes, e vamos conversar sobre elas

Como resolver problemas de manchas de pele?
Normalmente as manchas que mais incomodam são as mais aparentes, no rosto, nas mãos ou nos braços, porque conferem um aspecto envelhecido á pessoa.
Muita coisa pode ser feita neste aspecto. Peelings de diversos tipos, aplicações de laser e cremes clareadores, são algumas das soluções possíveis, algumas delas aplicadas em conjunto. Mas você precisa de um especialista em Medicina Estética para que ele possa lhe indicar as melhores soluções para seu tipo de pele.

O LASER realmente dá resultados?
SIM, os resultados das aplicações á laser são uma realidade. Mas é importante entender que são vários os tipos de LASER disponíveis, um bom Médico Dermatologista pode lhe indicar a melhor aplicação para as questões que lhe preocupam.

Câncer de pele deve realmente ser uma preocupação?
SIM, o câncer de pele é uma realidade presente em nosso dia a dia. E não pense que por morar na “terra da garoa”, onde a incidência solar aparentemente é menor, você não precisa adotar certos cuidados. O uso de protetor solar diariamente, seja inverno ou verão, é uma necessidade.
Além disto, pessoas de pele mais clara ou com muitas manchas, devem consultar um especialista em Dermatologia periodicamente.

O que fazer com os PÊLOS INDESEJAVEIS ?
Muitos homens sentem-se incomodados com o excesso de pelos corporais ou com pelos na orelha e no nariz. procurando uma solução mais definitiva para esta questão.
A DEPILAÇÃO A LASER, aplicada por um médico, rapidamente produz resultados definitivos.
Mas é preciso muito cuidado na aplicação, pois o mesmo laser pode produzir manchas na pele. É muito importante que seja manuseado por um profissional da área médica.

Ouvi falar que o PEELING dá excelentes resultados, mas não quero chegar com a cara vermelha no trabalho!
Realmente os PEELINGS conferem um ar renovado e revigorado á pele, pois possibilitam uma limpeza mais profunda com a substituição das células velhas por outras, mais jovens.
Existem PEELINGS químicos e abrasivos, com finalidades e resultados diversos.
Converse com seu Médico Dermatologista e exponha o que lhe incomoda Juntos vão chegar na melhor solução para que você não tenha que mostrar – na cara – que fez um PEELING!
Mas, lhe garanto, que os resultados são tão bons que você não vai ter como disfarçar!

BOTOX vai me deixar sem expressão?
Imagino que você sabe que BOTOX é uma marca comercial para a consagrada TOXINA BOTULINICA que tem inúmeras aplicações, desde o controle da sudorese até a atenuação e prevenção das rugas de expressão.
Ao consultar um Médico Especialista em Medicina Estética, com experiência e que estude a aplicação da TOXINA BOTULINICA, você não corre o risco de ficar sem expressão, muito pelo contrário, Ao suavizar suas marcas de expressão, as chamadas rugas, você se surpreenderá com os resultados de rejuvenescimento que colherá.
E é importante lembrar do papel preventivo da TOXINA BOTULINICA ao atenuar o esforço da musculatura do rosto e conseqüentemente suas futuras marcas.


Tenho sulcos muito profundos no rosto, o que poderia ser feito?
Bem, sem examinar você eu não tenho como lhe dar uma opinião, mas imagino que você, quando me pergunta sobre isto, gostaria de entender um pouco mais sobre PREENCHIMENTO CUTÂNEO, não é?
Os PREENCHIMENTOS CUTÂNEOS podem ser uma boa indicação para solucionar os aspectos que você gostaria de melhorar.
Sulcos na pele, marcas profundas de expressão, podem merecer a indicação de preenchedores.. São muitos os preenchedores disponíveis, cada um deles com uma aplicação específica e uma indicação.
Com estes produtos prescritos por seu Médico Dermatologista não há porque ter medo que eles “migrem” para outras áreas como acontecia com produtos que tidos como mais “eficazes” no passado.

Tratamentos estéticos são muito caros?
O bom de se conversar com homens é que eles são bastante objetivos e diretos. Prezam muito a relação custo- benefício de tudo em que põe seu dinheiro. Pena que eles constantemente associem cuidar da saúde e beleza de sua pele como algo ainda supérfluo!
Posso lhe garantir, seu bem estar, seu rejuvenescimento, sua satisfação, serão o saldo positivo desta relação custo benefício!


Se tiver mais duvidas ou perguntas, entre em contato! fernandobezerra.dermato@uol.com.br


*reedição do texto publicado em 5 de abril

domingo, 4 de junho de 2006

Congresso de Cirurgia Dermatológica (ao vivo)

Como já tinha divulgado, estou desde ontem em São José do Rio Preto para o XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.
Fiquei muito surpreso não só com a cidade, que eu não conhecia, mas com a organização do congresso, impecável.
Além de toda a estrutura do congresso forma montados estandes das principais empresas do setor, com muitas novidades e informações.
O Congresso propriamente dito começa amanhã, ontem e hoje ocorreram diversos cursos, participei de um curso avançado em preenchimento cutâneo que foi muito interessante.
Sem dúvida o principal curso do qual participei neste domingo foi uma aula prática em toxina botulínica com o casal Carruthers, que foram os descobridores das aplicações estéticas da toxina, sem dúvida nenhum um marco na medicina estética.
Com digo, sempre é importante participar de eventos de qualidade para atualização constante.

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Clareamento com ajuda das margaridas

Dentre as diversas substâncias que a natureza nos oferece para o tratamento da pele a Belides merece destaque.
Ela é uma substância obtida a partir das flores de margarida, e tem em sua composição moléculas bioativas como polifenóis, glicosídeos e flavônicos.
Tem um forte efeito inibidor da melanogênese, pois inibem uma enzima chamada tirosinase que é a principal enzima relacionada a produção da melanina, cuja produção excessiva origina as manchas .
Pode ser formulado em creme , loções e geis, inclusive com adição de filtro solar e outros ativos clareadores , sendo recomendado para ser usado após outros tratamentos para clarear a pele, dentre eles os peelings e aplicações de luz pulsada (LASER).
Além disto, tem um perfume muito agradável!

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Anamese Pessoal

Quantas vezes, ao sairmos de uma consulta com o médico é que lembramos de algo importante que queríamos falar ou perguntar? Isto já aconteceu com você? Pois é, acontece com todo mundo!
Por isto eu implantei no consultório a anmese pessoal, onde a pessoa dedica alguns minutos, antes da consulta para, através de um formulário, anotar as principais preocupações e outros assuntos que poderemos abordar em nossa conversa.
Anamnese é exatamente isto, a “ação de trazer à memória” as coisas que são importantes para você. Este é, portanto, um pequeno roteiro para ajudar sua memória. Além disto, esta auto-avaliação pode servir também como um roteiro para fazermos juntos um planejamento da saúde e beleza de sua pele, apontando assuntos para serem cuidados já ou em outro momento.
Não é um questionário a ser respondido, basta a pessoa riscar ou circundar as perguntas ou regiões do corpo sobre as quais quer conversar, embora haja espaço para que você formule suas próprias perguntas. Como lhe disse, tudo que você apontar será discutido em nossa conversa.
Veja o exemplo de algumas questões abordadas nesta anamnese:

¨ Em relação ao seu cabelo, você observa algum problema?
¨ Como está seu cabelo quanto á oleosidade ?
¨ Tem observado queda excessiva?
¨ Descamação do couro cabeludo? Caspa?
¨ Algum problema no couro cabeludo? Coceiras?

¨ Suas mãos? Como estão?
¨ Alguma descamação ou aspereza excessiva?
¨ Como estão as unhas de suas mãos?
¨ Quebradiças? Estão com a cor habitual?

¨ Observou alguma diferença na pele de seu rosto?
¨ Mudança de oleosidade, aspereza?
¨ Marcas de expressão que quer atenuar?
¨ Manchas na pele?
¨ Papada ou pescoço duplo?
¨ Rejuvenescimento facial?

¨ Pintas e sardas nas costas e no corpo?
¨ Observou alguma pinta ou mancha irregular? Aonde?

¨ Verrugas e cistos na pele?

¨ Alguma doença nas unhas?

¨ Problemas com ressecamento de pés
¨ Problemas com frieiras ou pe´de atleta?
¨ Em alguma parte de seu corpo você percebeu áreas menos sensíveis ao toque?
¨ Alguma área de sua pele com aspereza excessiva?

¨ Gordura localizada?
¨ Estrias?
¨ Está planejando emagrecer?

¨ Você tem pelos em excesso em algum lugar que gostaria de eliminar?
¨ Ou pelos indesejáveis (orelha, nariz, etc...) que gostaria de eliminar?

¨ Hiperhidrose – excesso de suor – é uma questão que lhe incomoda?
¨ Em alguma parte do corpo?

¨ Existe algum procedimento, corporal ou facial, o qual que você gostaria de saber mais?
¨ Depilação com LASER
¨ Rejuvenescimento com LASER
¨ Preenchimento Cutâneo para Rugas e Sulcos
¨ Carboxiterapia
¨ Drenagem linfática


Além disto, a planilha trás um pequeno perfil do corpo, para que a própria pessoa possa anotar as regiões que necesitam de atenção, não esquecendo de nada na hora da consulta. Esta foi a maneira que encontrei para tentar alcançar os desejos e necessidades de cada um de meus pacientes, num trabalho individual e exclusivo.
O que achou disto?