segunda-feira, 19 de junho de 2006

II Simpósio Nacional de Cosmiatria

Ontem retornei do Rio de Janeiro onde estive participando do II Simpósio Nacional de Cosmiatria da SBD.
Meu destaque em relação ao congresso foi a postura ética adotado perante a Cosmiatria, houve um aprofundamento com relação ás técnicas já consagradas além de uma leitura crítica dos novos tratamentos e técnicas, sempre com grande embasamento científico. Os estudos sobre Foto-Terapia e os novos tipos de Laser foram muito importantes, e mais uma vez se falou muito do uso de ténicas combinadas, com a soma de resultados.
O congresso contou com a presença dos chefes dos departamentos de Dermatologia dos principais hospitais do país, e mais de 400 particpantes. O curso prático ministrado pela médica Israelense Marina Landau sobre preenchimento de lábios foi muito interessante, assim como o curso ministrado pela Dermatologista crioca Dra. Fátima Pires.
A ampliação da autação dos médicos dermatologistas, que a partir de agora foram autorizados pelo Conselho Federal de Medicina a também realizarem os procedimentos de lipo-aspiração, foi umimportante avanço, além das discussões a respeito das complicações geradas pelas bioplastias realizadas sem critério.
A presença maciça de médicos radicados no Rio de Janeiro também engrandeceu o encontro, por sua receptividade, além das belezas naturais do Rio de Janeiro e das instalaç~eos do Hotel Windsor, onde se realizou o encontro.
Foi, portanto, uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento e aprendizado. Afinal de contas, o médico que resolver parar de aestudar e aprender, vai ser superado muito fácil.