segunda-feira, 3 de julho de 2006

16 tipos de pele

Pela segunda semana consecutiva a Revista VEJA traz em sua capa uma matéria sobre saúde, o destaque desta semana é o trabalho da Médica norte-americana Leslie Baumann que propõe, a partir de uma extensa pesquisa, uma nova classificação para os tipos de pele levando em consideração 4 características: hidratação, sensibilidade, enrugamento e pigmentação.
O mérito da pesquisa é tentar normatizar o que os Dermatologistas já fazem há muito tempo, avaliando a pele de seus pacientes muito além da classificação básica dividida em seca, oleosa, normal e mista, avaliando diversos outros fatores, como hábitos de sáude e hereditariedade. Por exemplo, se levarmos em conta os 5 fototipos básicos e os 4 tipos de pele tradicionais, já teríamos 20 tipos diferentes de pele.
A matéria também traz um alerta, mostrando que a auto-medicação nas questões de pele pode ser prejudicial, uma vez que mesmo os produtos consagrados, se não forem prescritos por um especialista, podem trazer mais danos do que benefícios, ou seja, um creme caro e que todo mundo usa, pode não servir para sua pele.
Apenas uma crítica á revista que peca no sensacionalismo ao afirmar que em sua capa que "estava tudo errado", fazendo parecer de que todos os avanços da Dermatologia de nada adiantaram pois estavam indo na direção errada, uma leitura atenta da matéria contradiz a capa ao reforçar o aspecto de "evolução" da pesquisa e não de "revolução"