domingo, 2 de julho de 2006

ONICOPATIAS, doenças das unhas

Uma micose de unha sempre incomoda. Muitas pessoas vão passar o verão sem usar sandálias, e muitos irão de tênis á praia em função deste problema. Estas pessoas contraíram uma ONICOPATIA, uma doença da unha.
Uma micose de unha, ou Onicomicose, é uma infecção causada por microorganismos, fungos, que destroem a queratina, a principal proteína formadora das unhas. As micoses são adquiridas principalmente ao freqüentar locais públicos: piscinas, saunas e vestiários; e também fazendo unhas com manicures que não esterilizam seu material adequadamente. Mas como suspeitar que contraímos uma onicomicose?
A unha começa a ficar amarelada, descolada da pele, pode ficar esverdeada ou até mesmo escurecida e pode encravar e doer com mais facilidade, além de esteticamente assumirem um aspecto desagradável
Além disto, a presença de outros sintomas, como descamação em mãos e pés e até mesmo áreas ásperas nos braços e pernas, pode ser um sintoma da onicomicose. Se você contraiu uma micose, e ainda não resolveu este pequeno problema, você está sofrendo sem necessidade! O tratamento, a ser prescrito por um médico dermatologista, é bastante simples, vai apenas exigir tempo e um pouco de paciência. Além da aplicação de medicamentos tópicos, normalmente esmaltes a base de ciclopirox, pode ser necessária a prescrição de medicamentos imidazólicos ministrados por via oral, pois muitas vezes o tratamento precisa ser feito “de dentro para fora”. Como em todo tratamento, é fundamental seguir todas as orientações do seu médico com precisão, e à medida que o tempo for passando você irá perceber que suas unhas doentes vão ser substituídas por unhas novas e sadias. Então, tome esta atitude e comece a escolher a sandália nova que vai usar no próximo verão! (texto originalmente publicado em 2 de abril)
Se quiser perguntar algo entre em contato: fernandobezerra.dermato@uol.com.br