segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Dr. Google


Tinha esquecido de comentar uma interessante matéria que foi publicada na Revista EPOCA da semana passada. A matéria, que inclusive foi capa da revista, fala de como o acesso global á informação, propiciado pela Internet, tem modificado a maneira como as pessoas se relacionam com seus médicos. As pessoas tem chegado aos consultórios mais bem informadas e podem, muitas vezes, compreender melhor a linguagem do médico.
A matéria também ressalta como portadores de doenças crônicas, muitas vezes de dificil diagnóstico e tratamento, tem encontrado informações, e outras pessoas com questões semelhantes na web.
A reportagem ainda alerta sobre a importância de se ´procurar sites confiáveis, pois existe muita informação errada ou desencontrada na internet. Enfim, a matéria é muito didática e aborda a questão sem sensacionalismos, trazendo o lado bom e o ruim da questão.
Um dificuldade significativa que o médico enfrenta, e eu me incluo neste rol, é quando a pessoa, no afâ de ter suas questões ressolvidas, envia para o médico fotos, exames e diagnósticos, pedindo que o médico prescreva o tratamento por email, e temos que responder, delicadamente, que o ato médico não pode ser exercido remotamente, que não é possível se prescrever tratamentos ou medicamentos, sem um exame clínico, sem uma boa anamnese, sem a interação com outras questões, o que é sempre compreendido pelos que escrevem.
Se tiver chance leia a matéria, é bem interessante.