segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Fez caipirinha na praia...
e ficou com a pele manchada?

O nome desta ocorrência é Fitofotomelanose! Uma reação alérgica em função da exposição ao sol de áreas da pele que tiveram contato com suco de frutas cítricas, principalmente limão, laranja e tangerina ou outras plantas.
A principal característica da Fitofomelanose é o surgimento de manchas escuras nas áreas afetadas, sua configuração depende da exposição da pele às substâncias, frequentemente lesões pontilhadas causadas por respingos de limão, atingindo normalmente o dorso das mãos e o colo, mas também podem surgir manchas nos lábios pelo contato com o suco das frutas.
Também podem surgir reações mais graves, chamadas de fotodermatites, que podem dar origem ao surgimento de manchas avermelhadas e até mesmo de bolhas, que pedem observação e orientação de um dermatologista.
As manchas costumam desaparecer de forma espontânea e gradativa, devendo-se proteger a pele da exposição ao sol durante todo o período, com filtros solares dotados de protetores fisicos. Em função do mal estar que as manchas causas, que podem até afetar a qualidade de vida da pessoa, podem ser prescritos medicamentos de uso tópico que busquem acelerar o processo, prescristos também sob orientação do seu dermatologista de confiança.

É importante frisar que também perfumes, refrigerantes e outras substãncias, que estejam sobre a pele que posteriormente é exposta ao sol, podem causar manchas, chamadas neste caso de fotomelanoses.

A melhor orientação como relação a este problema é a prevenção, é a atenção. Evite fazer ou beber limonadas, sucos de frutas, caipirinhas quando for se expor ao sol, pois mesmo lavando estas áreas que tiverem contato com as substâncias, a pele pode manchar. Fique também atenta ao uso de perfumes antes de se expor ao sol.

Se tiver dúvidas ou sugestões, escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br