sábado, 9 de fevereiro de 2008

HIDROLIPOCLASIA


A pessoa malha, faz dieta, controla a massa corporal e ainda tem aquela gordurinha irritante e persistente, aquela dobrinha que não desaparece. O que fazer?
Uma das alternativas para tentar acabar com isto que lhe incomoda é a hidrolipoclasia
A hidrolipoclasia é uma técnica onde se injeta, em uma área determinada, uma solução composta de soro fisiológico e água destilada, associando-se a isto uma sessão de ultrassom , onde a vibração mecância promove a agitação e rompimento das células de gordura, que são drenadas pelo próprio organismo.
A indicação é para pessoas com baixo IMC e gordura corporal, que estejam fazendo atividade física e que tenham uma dieta que favoreça os resultados do tratamento, não se trata de uma técnica de emagrecimento, assemelhando-se muito mais a um procedimento para esculpir algumas áreas do corpo.
A técnica parece simples mas requer conhecimentos e prática na aplicação das substâncias, nas primeiras sessões utiliza-se uma solução com uma proporção maior de soro fisiológico, até chegar-se em uma proporção igual de ambas as substâncias, para que a pessoa possa se acostumar com o eventual desconforto. Pode-se também acrescentar substâncias anestésicas e medicamentos que tenham efeito de lipólise, a chamada HIDROLIPOCLASIA ATIVADA. A aplicação pode ser feita em ambiente clínico, mas requer cuidados com assepsia e com campo estéril.
Como disse, logo após a aplicação das substâncias, o protocolo indica a aplicação de uma sessão de ultrassom de alta potência, com o MANTHUS, com a finalidade de acelerar a quebra das moléculas de gordura, o ultrasom pode ainda ser associado com corrente elétrica, onde se consegue um otimização dos resultados. Uma opção também é associar este protocolo a sessões de radiofrequência, um aparelho que emite ondas de som que são transformadas em calor na profundidade, tratando não só a gorduria localizada mas também a flacidez de pele , que muitas vezes vem associada.
No dia seguinte, ou até 72 horas após, é indicada uma drenagem linfática, que acelera o processo de eliminação da gordura pelo organismo e promove uma lipoescultura manual da região tratada. A drenagem também tem a finalidade de evitar a ocorrência de nódulos e aderências, e também pata reduzir eventuais hematomas.
Como todo procedimento médico a resposta de cada paciente é muito diversa, dependendo inclusive do tipo de tecido adiposo da pessoa, mas um número de 5 a 10 sessões normalmente é indicada para os primeiros resultados
O procedimento tem um processo de recuperação bastante tranqüilo, podendo apresentar alguns hematomas, inchaço, dolorido, o que pode perdurar durante o tratamento, já que a recomendação é que as sessões sejam feitas de forma continua e próxima,
Sempre recomendo que a pessoa beba muito líquido, para acelerar o processo de eliminação de gordura pelo organismo, alem disto, a pessoa não deve descuidar da sua rotina de exercícios e tampouco de sua dieta equilibrada, para que os resultados não se percam.
Lembrando que este não é um método de emagrecimento, ele é indicado para a eliminação de pequenas quantidades de gordura localizada, em pessoas que praticam exercícios com regularidade e tem uma dieta equilibrada, mas que não basta para eliminar as gordurinhas específicas
Existe também um outro tipo de Hidrolipoclasia, chamada de Hidroliposia aspirativa, onde se promove a aspiração da substância injetada através de microcânulas, já este procedimento deve ser feito em ambiente cirúrgico, com anestesia, assemelhando-se a uma lipoaspiração de pequenas proporções.
A indicação para um protocolo de Hidrolipoclasia deve ser feita por um médico especialista, e um dos fatores a ser considerados é a quantidade de gordura a eliminar, a tolerância á dor e a resposta ao tratamento. Existem também outras alternativas para as pessoas que buscam a perda de gordura localizada, inclusive menos invasivas, que podem também trazer excelentes resultados.