sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

6 mentiras sobre a acne
(esta matéria foi publicada originalmente no site itodas do UOL, se quiser ler o texto original clique em http://itodas.uol.com.br/portal/materia.itd.aspx?cod=2704&canal=1)

Você sabe realmente qual a diferença entre acne e espinha? E sabe se cuidar? Então se ligue e siga nossos conselhos para se livrar de um vez por todas do problema
Conversamos com o dermatologista Fernando Bezerra sobre um dos males mais temidos pelas jovens mulheres, a acne. Confira seis mentiras sobre o assunto e aprenda a se livrar dos cravos e espinhas.
A espinha não é um cravo inflamado?
Mentira. Nossa pele é naturalmente lubrificada pelo sebo produzido pelas glândulas sebáceas, impedindo seu ressecamento. Porém, mudanças hormonais podem aumentar drasticamente a produção. E é justamente esse sebo que provoca uma obstrução do folículo, chamado "comedão", um ponto preto também conhecido como cravo. O sebo retido acaba se tornando uma inflamação, normalmente vermelha e dolorida, com ou sem pus – a famosa espinha.
Não existe tratamento para a acne?
Mentira. O tipo de tratamento depende do estágio da acne e das reações do paciente. O dermatologista pode tomar diversas medidas, desde o uso de sabonetes neutros e loções dermatológicas para combater os efeitos do excesso de sebo, passando pelo uso de produtos esfoliativos, antibióticos tópicos e orais, chegando até o uso de retinóides orais derivados da vitamina A. Só quando há indicação médica específica, a isotritinioina deve ser usada. O problema é que é um medicamento com uma série de contra-indicações e efeitos colaterais.
A acne é uma doença de adolescente?
Mentira. A acne é uma doença dermatológica muito comum e é mais freqüente em adolescentes e adultos jovens. Além disso, existe uma tendência hereditária e apenas cerca de 15% da população apresenta inflamações mais graves, com lesões mais aparentes, necessitando de atenção mais específica. A acne é mais comum no rosto, mas pode aparecer também em outras áreas do corpo, especialmente peito e costas.
Chocolate causa espinhas?
Mentira. Ao contrário do que se pensa, não há evidências científicas de que a alimentação cause ou reduza a ocorrência de acne. Uma alimentação saudável sempre é recomendável, mas não vale como tratamento da acne.
Tomar banho de sol melhora o problema?
Mentira. Diferentemente do que dizem, o sol não cura a acne. Isso é uma lenda. As propriedades secantes e revitalizantes do banho de sol não são tratamento para a acne, além do mais, se a pessoa tomar sol e estiver com a pele marcada pela doença, surgirão manchas na pele. E, se for para o sol, tem que ser com protetor solar.
Não podemos espremer espinhas? Cravos, já não marcam tanto e devem ser retirados para limpar a pele.
Mentira. Nem cravo nem espinha devem ser espremidos. O procedimento pode agravar a situação e deixar cicatrizes para toda a vida. É claro que os tratamentos não são instantâneos e a ansiedade do paciente pode ser incontrolável. Mas, é preciso ter paciência, usando os métodos corretos indicados pelo dermatologista.