terça-feira, 25 de maio de 2010

Alopécia Androgenética (CALVÍCIE)

A Calvície é caracterizada pela morte progressiva dos folículos capilares e tem um forte componente genético, se seu avô ou pai sofrem do problema você provavelmente desenvolverá a calvície. A partir dos 20 anos o homem começa a perceber que os fios estão ficando mais finos, não crescem mais com o mesmo vigor.
A prevenção deve ser adotada pelos homems que tem tendências á calvície ou quando começar a notar a rarefação ( é diferente da queda de cabelo, que tem causas relacionadas principalmente ao stress e hábitos de saúde), pois ainda é possível retardar a morte dos folículos e diminuir a raferação. Os tratamentos não fazem nascer fios novos, mas podem retardar a queda e fortalecer os fios fracos.
Os medicamentos agem na terceira fase do fio, estimulando-o a crescer novamente e adiando a morte do bulbo e a queda do fio. Em paralelo pode-se lançar mão da Fototerapia com LED de diodos vermelhos, que servem para estimular a reprodução celular pois agem a nível mitocôndrial.
Mas a pessoa não pode interromper o tratamento, deve usar continuamente, pois o medicamento não se acumula e não vai agir sobre os cabelos o tempo todo.
As mulheres também sofrem, em proporção muito menor, de calvície. Na gravidez por exemplo, ocorre muita queda de cabelos, mas ela está relacionada á questões hormonais e não hereditárias.
Se você tem tendência á calvície, procure um dermatologista, que é o especialista em cabelo, unhas e pele e inicie o tratamento o quanto antes, isto é importante.
E cuidado com as receitas caseiras! Elas podem detonar processos alérgicos graves e ainda acelerar a queda do cabelo.