quinta-feira, 27 de maio de 2010

Oléos são bons para hidratar pele no inverno? *

Sim, Com os dias frios uma boa alternativa para a hidratação da pele do corpo é utilizar os óleos de banho, especialmente porque no tempo seco – inverno – a perda de água é maior. Os óleos realmente hidratam, porém é uma hidratação passiva , não contém ativos de hidratação mais prolongada.

Você pode associar a cremes hidratantes sem nenhum problema, pois complementa a hidratação, principalmente nas peles mais ressecadas, pós verão ,

Se você tiver o hábito de tomar dois banhos por dia, não há problema em aplicar duas vezes ao dia, você pode repetir no banho do dia e no banho noturno. Qual a melhor maneira de utilizá-los? Pode repetir no banho da manhã e no da noite, por exemplo?

Mas se sua pele já for oleosa, pode piorar a aoleosidade, principalmente nas costas, inclusive promovendo acne .por oclusão ,pois forma-se um filme por cima do sebo

Existem vários tipos de óleos, monofásico, bifásico, trifásico, que só demonstra que é uma mistura mais ou menos heterogênea, com outras propriedade, inclusive essências,

È preciso tomar muito cuidado em sair ao sol após ter aplicado o óleo , pois existem óleos que podem conter produtos fotossensibilizantes( furucumarínicos) , geralmente derivado de essências cítricas, como limão, maracujá, tangerina , por exemplo, que podem provocar até mesmo queimaduras leves a moderadas, e manchas de pele.

Pelo mesmo motivo não recomendo que sejam aplicados no rosto, pois não é um cosmético apropriado, pode inclusive aumentar oleosidade e espinhas, além de queimaduras leves que já citei.

*(Pergunta de uma paciente na clinica esta semana, já expliquei para ela, mas achei importnate dividir a resposta com os leitores do BLOG)