sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LIMPEZA DE PELE - uma boa prática

Muitas pessoas tem dúvida se limpeza de pele é um procedimento bom ou ruim, tem dúvida se devem ou não fazer, com que frequência, e muita gente tem dúvida se os dermatologistas recomendam ou não.
Sempre digo que a limpeza de pele é sim um bom procedimento auxiliar no tratamento e nos cuidados com sua pele, afinal de contas a pele acumula, ao longo do dia, resíduos de poluição, cigarro, maquiagem, suor, oleosidade.... Mas você tem que ser bem criterioso(a) na escolha de quem fará o procedimento, do mesmo jeito que manter a pele limpa é importante, não danificar a pele é mais ainda.
A limpeza de pele não deve ser um procedimento agressivo, que deixa marcas, por isto deve ser executado por uma profissional que saiba dosar força e destreza manual. Outra coisa importante é a utlização de produtos dermatologicamente testados (nada de receitas caseiras) e adequados a seu tipo de pele.
Para saber se você pode beneficiar sua pele com uma limpeza de pele profunda o ideal é consultar um dermatologista de sua confiança e pedir esta indicação de procedimento. Mas você pode observar no espelho: verifique se há descamação, comedões (cravos ou pontinhos pretos que aparecem  principalmente no nariz, queixo e bochechas) e grãos de millium, pontos brancos que adoram se acumular no contorno do queixo. Alterações na cor da pele e espinhas também são indicativos de que você precisa de uma boa "faxina".
O recomendado é uma limpeza de pele a cada 6 meses, mas quem tem acne, por exemplo, pode fazer uma limpeza mensal ou até quinzenal.
Eu tenho uma grande profissinal da área que esta em minha equipe há muitos anos, Edila Soares, em quem eu confio muito para realizar estes e outros procedimentos médicos. Se você quer saber o passo a passo da limpeza de pele, clique AQUI