domingo, 11 de setembro de 2011

Limpeza de pele

Se você ainda evita as visitas regulares à esteticista, se você ainda não tem um(a) profissional em estética que você confia e que realiza suas limpezas de pele, esta na hora de pensar nisto! A pele acumula diariamente residuos de gordura, suor, maquiagem, poluição e outros agentes do meio ambiente e que muitas vezes alimpeza diaária em casa, não retira por completo.
Uma outra qualidade da limpeza de pele é permitir que você relaxe por uma hora, para por seus pensamento em ordem, se acalme, e isto é um ganho secundário enorme!
Para ter certeza se esta precisando de uma limpeza de pele faça uma auto avaliação no espelho, veja se há descamação em seu rosto, cravos ou pontos pretos especialmente na área do nariz, queixo e testa, veja se encontra os "grãos de millium" que são pontos brancos que adoram se acumular no contorno do queixo.  Além disto, alterações na cor da pele e acne também podem ser indicativos.
A limpeza de pele para quem tem acne, pode ser repetida semanalmente ou quinzenalmente de acordo com a recomendação de seu dermatologista,
Muitas pessoas não tem este hábito, e ás vezes até acham que a limpeza de pele "não serve para nada" e que é uma coisa desnecessária, ou até que os Dermatologista nem recomendam, mas veja as etapas de um bom tratamento facial e perceba o quanto ele pode te ajudar:


O primeiro passo da esteticista é LIMPAR a pele, para remover gordura facial e sujeira, a limpeza é parecida com a feita em casa, já que usa demaquilante e sabonete neutro. o diferencial é o esfoliante: líquido, age mais profundamente e dispensa fricção
Depois vem o momento de TONIFICAR a pele, a tonificação refresca, suaviza e estabiliza o ph natural da pele, preparando-a para receber o restante do tratamento. Normalmente a esteticista usa um tônico ou um adstringente. Muitas vezes algum procuto manipulado a partir de receita do seu dermatologista.
Com a pele limpa e tonificada, a limpeza de pele prossegue e é o momento de EXTRAIR, uma manobra manual  para retirar cravos e pústulas sem machucar ou provocar dor, são feitas compressas com solução emoliente, junto com vapor ou máscara térmica, durante 10 ou 15 minutos. A extração é feita com os dedos, envoltos em algodão, ou com um aparelho chamado extrator. Nos grãos de milium é preciso usar uma agulha descartável e fazer uma pequena abertura na pele. Este é o processo mais importante da limpeza de pele propriamente dita !
Para finalizar, a esteticista pode lançar mão de um aparelho de alta frequência, que fecha os poros e acelera a cicatrização de espinhas inflamadas.
Quando a pele é seca, desidratada ou normal, o procedimento a seguir é feita uma MASSAGEM manual para estimular a microcirculação e a produção de sebo. mas quem tem acne deve receber uma drenagem linfática manual, para melhorar a circulação de maneira mais suave.
Para HIDRATAR a pele, já no processo de finalização da limpeza, a esteticista escolhe uma máscara de acordo com a necessidade da pele: para acalmar, a melhor pedida costuma ser aquelas à base de azuleno e de extrato de camomila; para clarear, as que contêm ácidos; para hidratar, nutrir e revitalizar, alantoína, aloe vera, mel, vitaminas e e c; para purificar, argila. mas, seja qual for o tipo, o produto é espalhado no rosto todo, e age por 15 a 20 minutos.
A limpeza é finalizada com a aplicação de filtro solar, adequado ao seu tipo de pele, para PROTEGER a pele.
Limpeza de pele não tem idade: aos 20, é importante para eliminar o excesso de sebo; aos 30, retira traços de oleosidade que, misturada à poluição e ao suor, faz surgir cravos; aos 40, contribui para a hidratação, que começa a ser ameaçada pela queda da produção natural de óleo.
Como disse no início, é importante que você sempre consulte seu Dermatologista de confiança e peça que ele avalie a necessidade de uma boa limpeza de pele.

(texto feito a partir de uma matéria da Revista CORPO A CORPO)