quarta-feira, 2 de março de 2011

ACNE - Chega de se esconder

Acne é uma doença de pele que afeta a maioria dos adolescentes e que, em maior ou menor grau, se caracteriza pelo aparecimeto de pontos pretos (chamados comedões) espinhas e cistos, seja no colo, no rosto, peito ou costas. A Acne é uma doença que deve ser tratada com acompanhamento médico para atingir excelentes resultados.
Um ponto fundamental para que o tratamento anti-acne dê bons resultados é seguir o tratamento corretamente durante todo seu tempo e não badona-lo no meio do caminho. Muitas vezes queremos que o tratamento cure em uma semana o problema que temos ha mais de 1 ano. Medicina não é magia, e sua pele, especialmente no futuro, vai agradecer.
O tratamento indicado dependerá do tipo de acne, de sua gravidade, da extensão do quedro clínico e da sua condição como paciente.
Não se auto medique, nemuse receitas caseiras, se você esta utilizando algum produto que nao tenha sido recomendado por um médico para você suspenda o uso e procure um dermatologista para que possa lhe prescrever o tratamento correto.

Durante o tratamento:
- Não esprema espinhas ou lesões, pois poderão acarretar manchas e cicatrizes futuras
- Lave o rosto ao menos duas vezes ao dia, especialmente após a pratica de esportes, comum sabonete indicado por seu dermatologista
- Se você tem acne no peito ou costas evite roupas justas, já quepodem causar irritação.
- Maquiagem ou portetor solar, peça ao seu médico que lhe indique um produto não comedogênico, que não obstrui os poros.
- Não deixe que seus cabelos (franjas especialmente) cubram o seu rosto, para que a oleosidade do cabelo não se acumule na pele.
- Não tome sol se você estiver com espinhas, pois poderá aumentar as lesões e provocar manchas na pele, que serão muito dificieis de sumir.
- Beba bastante agua mantenha-se hidratado.
- Evite cigarro, alcool e noites mal dormidas, sua pele tb precisa de descanso

Lembre-se, procure um dermatologista, seja do convênio da família, seja de um hospital público, todos os dermatologistas credenciados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia tem excelencia e estudam justamente para ajudar o tratamento das doenças de pele.
Não fique com vergonha de mostrar sua pele a um medico, já pensou ficar com cicatrizes de acne o resto da vida? Não marque bobeira!

Senhores pais! Isto também é responsabilidade de vocês!

* sugestão de texto extraida do folheto "chega de se esconder" da GALDERMA