sexta-feira, 15 de abril de 2011

Combate á resistência bacteriana - Sem Ação Hoje, Sem Cura Amanhã

Este ano a Organização Mundial de Saúde elegeu o COMBATE Á RESISTÊNCIA BACTERIANA como tema para o DIA MUNDIAL DA SAÚDE.
A resistência bacteriana não é um problema novo, mas sim um problema que se torna cada dia mais perigoso, pois se perdermos os benefícios que conseguimos com os antibióticos o combate ás doenças será cada vez mais dificil, já imaginou como seria o mundo sem a invenção, por exemplo, da penicilina?
O uso indiscriminado de antibióticos, inclusive aqueles de uso tópico, no tratamento da acne por exemplo, pode criar as temidas "super bacterias" que farão com que os medicamentos que tanto ajudam as pessoas não atuem como deveriam, com eficiência.
O governo já baixou determinações que tornaram mais dificil a comercialização sem receita médica de antibióticos, mas a responsabilidade é de todos nós! Médicos e Pacientes.
Por isto também conclamo meus leitores a prestarem atenção nisto, não usar antibióticos sem prescrição médica, sem necessidade e recomendação de um especialilsta, a evitarem a automedicação, ou a utilização além do que foi prescrito
Se quiser saber mais sobre o combate á resistencia bacteriana clique AQUI . (site da OMS)

Cuidem-se

* texto feito a partir de folheto recebido da amiga Cláudia da Galderma