segunda-feira, 20 de junho de 2011

ANS fixa prazos para planos de saúde realizarem consultas e exames

Numa excelente iniciativa a ANS (Agencia Nacional de Saúde) publicou no Diário Oficial da União uma regra que estabelece prazos máximos para marcação de consultas e exames dos conveniados. Isto é muito importante pois sempre lemos notícias de pessoas que aguardam muito por exames e consultas.
Uma consulta médica, por exemplo, terá que ser marcada em até 14 dias úteis, sendo que para algumas especialidades - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia - o prazo máximo será de 7 dias úteis.
Isto deve estimular os convênios a credenciarem novos médicos para atender esta demada ou a pedir que seus credenciados liberem mais horários em suas agendas. De nossa parte temos sempre tentado atender a marcação consulta com prazos inferiores a uma semana, por isto sempre oferecemos horários tanto no período da manhã quanto no período da tarde.
Infelizmente uma das questões que percebo que interferem em mais horários disponíveis é o fato de que em média 40% das pessoas faltam nas consultas marcadas, elas nem comparecem, nem avisam, nem desmarcam. Seria interessante se a ANS e quem sabe os convênios pensassem em uma campanha de esclarecimento e orientação para que as pessoas não marquem consultas e deixem de comparecer. Com certeza isto iria liberar mais horários para os que precisam