sábado, 18 de junho de 2011

TOXINA BOTULÍNICA, como ela age?

O efeito da toxina botulínica, na prevenção e atenuação das rugas de expressão, dentre outras aplicações na área  estética, todo mundo já conhece. Mas você conhece sua estória e como funciona?
A primeira toxina botulínica foi licenciada nos EUA e comercializada pelo laboratório ALLERGAN, isto há mais de 20 anos (sua sigla nos meios científicos é BoNT). Ao longo dos anos os laboratórios e cientistas foram aperfeiçoando a molécula da toxina. A toxina tipo A foi mais aperfeiçoada e hoje em dia ela é a mais utilizada, mas passou-se um grande período sem novos produtos.
Agora conhecemos os principais alvos da toxina na célula e, pricipalmente, como a molecula funciona em relação a seu principal mecanismo de ação. Porém, os pesquisadores e médicos não conhecem TUDO sobre seu mecanismo de ação. Ainda há aspectos que são desconhecidos. Por exemplo? Ainda não se entende totalmente por que a toxina tem longo tempo de ação.
"O principal alvo da toxina é a junção neuromuscular (a sinapse), onde há a ação do estimulo elétrico transmitido pelo sistema nervoso central sobre o Músculo. A toxina se liga á junção neuromuscular com a finalidade de paralisar o músculo, entretanto é muito difícil encontrar informações na literatura sobre onde as junções neuromusculares se encontram, nos diferentes músculos que são tratados. É o caso especialmente dos músculos faciais, que possuem um sistema de múltiplas mensagens e múltiplas respostas, que trabalham em conjunto" diz o Dr. Pickett em seu texto.
A  toxina bloqueia a liberação da acetilcolina na junção neuromuscular, paralisando a fibra muscular. Ela impede que a mensagem química seja recebida pelas fibras musculares.A toxina do tipo A, desenvolvida há 10 anos três "dominós" em sua molécula. Dois deles são cadeias pesadas com regiões de ligação e transporte,  e a mais importante é a CADEIA LEVE, que é a região ativa propiramente dita  - A cadeia pesada tem a função de levar a região ativa (cadeia leve) para o local onde exercerá sua ação (as cadeias pesadas não têm atividade conhecida no corpo humano.)
Nossos músculos faciais são incrivelmente desenvolvidos, aliás as expressões faciais são uma grande vantagem evolutiva dos primatas, os musculos de nosso rosto não fazem ligação entre articulações e com pequenos ajustes são capazes de mudar as expressões. Comparado com outros músculos do nosso corpo é uma atuação quase "misteriosa".
Muita coisa que os dermatologistas conhecem vem de sua experiência empírica na aplicação da toxina, por isto é tão importante o paciente realmente procurar um Dermatologista que tenha prática nisto, pois é um trabalho de esculpir um rosto, o seu rosto.
O que os pesquisadores já sabem é que parece haver uma fileira de junçóes nas margens das fibras musculares, e varias preenchendo a parte central , mas as regiões das junções neuromusculares nos músculos faciais variam, quanto ao número e à localização, de músculo para músculo. A importância de saber exatamente onde estão os alvos da toxina é que assim se pode aplica-la no local correto e, então obter o efeito máximo O estudo também mostra que são encontrados diferentes alvos na mesma fibra muscular, um incrível quebra cabeças!
Ou seja, para tirarmos cada vez mais proveito da ação da toxina botulínica precisamos conhecer cada vez melhor o funcionamento dos músuclos da face e ondo os "alvos" , as junções neuromusculares, estão localizados.
A toxina botulínica utilizada nos produtos médicos é produzida como um complexo molecular, contendo diferentes proteínas que sabidamente protegem a molécula das condições hostis do ambiente Os complexos tipo A contem a toxina no centro do complexo, tendo em volta a proteínas que a protegem. Esse complexo protéico se dissolve sob condições fisiológicas, liberando a neurotoxina, que então exerce sua ação paralizante.
Sabendo tudo isto dá para entender como é um produto complexo, mesmoporque eles tiveram que testar muita coisa para saber se não causaria nenhuma reação ou efeito colateral. Talvez isto explique o preço do insumo, mas que na realidade já se tornou muito mais acessível nos ultimos anos, pois a utilização maior gera uma produção maior e consequentemente uma redução de custos.
E se você acha que os efeitos da toxina botulinica podem lhe ser benéficos, procure um Dermatologista de sua confiança, eu tenho ceteza que você vai ficar feliz com os resultados!