domingo, 21 de agosto de 2011

TRICOTILOMANIA

Muitas vezes na clínica médica, e na Dermatologia, o médico se depara com sintomas ou questões que fogem do que se imaginaria como a questão inicial, a tricotilomania é um quadro de rarefação de cabelos e pêlos que num primeiro momento pode ser confundido com sintomas de stress ou outras questões.
A tricotilomania caracteriza-se pelo ato da pessoa puxar de forma recorrente os próprios pêlos ou cabelos por prazer, satisfação ou alívio de tensão, gerando áreas perceptíveis. Os locais onde os pêlos ou cabelos são arrancados podem compreender qualquer região do corpo (couro cabeludo, cílios, sobrancelhas, região púbica, períneo, axila e abdômen), sendo os pontos mais comuns o couro cabeludo, sobrancelhas e cílios.
Circunstâncias estressantes frequentemente aumentam esse comportamento, mas ele também ocorre em momentos de relaxamento, quando a pessoa está assistindo televisão ou lendo. Na realidade a tricotilomania nã é um quadro dermatológico, mas um quadro com diagnóstico psiquiatrico, o que poderiamos chamar de psicodermatose, inserido no DSM-IV-R (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)
As principais caracteristicas do quadro são o comportamento recorrente, com perda de cabelo e pelos perceptivel, a sensação de tensão crescente, imediatamente antes de arrancar os cabelos ou quando a pessoa  tenta resistir ao comportamento, e também a sensação de prazer, satisfação ou alívio ao arrancar os cabelos.
O distúrbio causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no ambiente social e de trabalho da pessoa. O tratamento se dá pela combinação de medicamentos e de terapia, numa abordagem  multidisciplinar para seu tratamento.
Apesar de não ser uma especialidade em dermatologia, acho importante informar as pessoas sobre a existencia desta doença, de forma que esta informação possa ajudar mais pessoas.