terça-feira, 23 de maio de 2006

Teste diz que botox cura depressão

vejam que matéria interessante publicado no UOL on line de ontem

22/05/2006 - 19h25
WASHINGTON, 22 MAI (ANSA) - Um novo estudo feito pelo dermatologista Eric Finzi, de Maryland, comprovou a tese de que injeções de Botox no rosto têm a capacidade de afastar não apenas as rugas, mas também o risco de depressão.
Os dados mostram que o aparecimento de rugas no rosto envia sinais precisos para o cérebro, que por sua vez responde com substâncias que produzem sensações de tristeza ou de alegria.
O teste foi feito em apenas 10 voluntários, todos com depressão diagnosticada e que não conseguiam se curar pelos métodos convencionais, à base de antidepressivos e terapia. O dermatologista quis testar "uma idéia que estudo há muito tempo, isto é, que não se enruga a testa porque se é depressivo mas ocorre exatamente o contrário".
São as rugas que induzem a uma série de reações que fazem surgir a depressão.A hipótese foi comprovada e os resultados foram divulgados pela revista especializada "Dermatologic surgery". Algumas semanas após injeções de Botox, nove dos dez voluntários foram curados da doença. Um paciente, que sofre de bipolaridade em vez de depressão, não foi curado, mas se sentiu melhor.Para Kathleen Delano, que contou sua experiência ao "Washington Post", a cura foi um milagre inesperado. "Tinha depressão a ponto de não responder nem ao tratamento à base de Prozac nem à terapia", diz.
A paciente jura que foi curada pelo Botox. "Não saía de casa, não suportava o contato humano e não me importava com a minha aparência física", afirma. "Um problema dermatológico sem importância me fez contatar o doutor Finzi, que depois de saber da minha depressão disse para eu experimentar o Botox."Após oito semanas Kathleen começou a se sentir melhor. "O efeito não é instantâneo, mas agora a minha doença foi embora."
Muitos especialistas, como a psiquiatra Marylin Hammond, acreditam que os dados do estudo não são significativos. "A pesquisa é pequena e não se pode afirmar que o Botox cura a depressão. Mas podemos chegar a resultados mais claros com novos testes.
"No entanto, Finzi e seus companheiros não têm dúvida: "Se a ioga e o tai-chi chuan podem melhorar o mal-humor por meio técnicas respiratórias, por que não pode ocorrer o mesmo com as expressões faciais?"