quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Campanha Nacional de Prevenção ao Cancer de Pele

Na nossa cultura, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. No entanto, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia advertem: a exposição de forma inadequada ao sol pode trazer inúmeros prejuízos à pele, e é responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil - o câncer da pele.
Por conta disto a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizará no dia 18 de novembro de 2006, pelo 8 º ano consecutivo, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. A ação tem como objetivo o exame completo da pele, a orientação sobre a prevenção e a detecção precoce da doença. Participarão da campanha 23 estados brasileiros, onde serão disponibilizados postos de atendimento para exame gratuito da pele. A edição 2005 do evento registrou 34.928 pacientes, o que caracteriza a maior campanha da especialidade realizado no país. É um esforço nacional, onde cerca de 3.000 voluntários se unem por um mesmo objetivo: orientar a população.
Todos os exames são registrados em um protocolo de atendimento, que permitem a SBD desenvolver estatísticas confiáveis sobre o perfil e as características dos brasileiros que poderão desenvolver - ou não - o câncer da pele. As pessoas examinadas recebem um panfleto com diversas orientações sobre exposição solar e a camiseta oficial do evento.
Nos últimos anos, várias personalidades manifestaram apoio à iniciativa da SBD contribuindo para a sua divulgação, como a primeira-dama Marisa Letícia, a apresentadora Angélica, e diversos atores, cantores e atletas.
Se quiser mais detalhes sobre a campanha, ou saber os locais onde serão realizadas as ações, entre no link: http://www.sbd.org.br/campanha/campanha.html
( texto extraido do site da campanha)