segunda-feira, 7 de maio de 2007

Plástica na Adolescência
por Dr. Marcelo Giovannetti*


"Nos últimos anos a mídia vem relatando um aumento no número de adolescentes que se submetem à cirurgia plástica, provavelmente por uma questão cultural. Nestes casos, bem como nos adultos, a motivação para a cirurgia é psicológica e envolve a auto-imagem do adolescente, a qual é definida como sua percepção subjetiva do corpo. O desenvolvimento corpóreo ocorre em estágios e a puberdade caracteriza-se como uma época particularmente sensível quando o adolescente passa pelas maiores alterações em sua aparência corpórea, isto ocorre ainda numa fase de elevada vulnerabilidade à opinião alheia.
Os adolescentes suportam bem uma rápida reorganização de sua auto-imagem após uma cirurgia plástica, com positivas mudanças de comportamento e nas interações interpessoais. O âmago da questão não está na visível beleza objetiva, mas na opinião do paciente e em sua resposta à mudança. Uma motivação peculiar, nesta fase da vida, corresponde à mudança de ambiente e relacionamentos a qual os adolescentes estão sujeitos. A mudança de colégio ou a entrada na faculdade permitem ao paciente mudar sua imagem corpórea e adentrar novos ambientes e relacionamentos sem trazer consigo o estigma que o desagradava.

Outros fatores motivadores incluem o exemplo dado por ídolos, artistas, que atualmente assumem publicamente que se submeteram a uma cirurgia plástica, agora um procedimento bem aceito socialmente. O desenvolvimento, nos últimos anos, de novas técnicas cirúrgicas, instrumentais e recursos anestésicos tornaram os procedimentos cirúrgicos mais seguros e abreviaram o tempo de internação. Atualmente uma jovem interna-se numa clínica, pela manhã, para fazer uma mamoplastia redutora (redução de mamas) e irá dormir em casa minimizando seu medo em relação ao ato cirúrgico. Dormir no hospital é algo assustador para muitas pessoas, principalmente adolescentes. Os recursos atuais permitem que o sistema de internação dia (Day Clinic) seja utilizado com segurança, muitas destas clínicas e hospitais apresentam projetos arquitetônicos agradáveis com ambientes acolhedores.
De modo geral, à exceção da cirurgia para correção de orelha em abano, que pode ser realizada já na infância, as demais cirurgias ocorrem após o término do crescimento corpóreo, na mulher por volta do 16 anos e no homem aos 18."


* Dr. Marcelo Giovannetti é Cirurgião Plástico e colaborador da Clínica Fernando Bezerra