segunda-feira, 11 de junho de 2007

Guia para os dias frios
Com a mudança do clima, com a chegada do frio, precisamos nos preocupar em adotar alguns cuidados com nossa pele, em especial porque a umidade do ar diminui muito nesta época. Sei que discutir a umidade do ar aqui no Brasil não é um assunto que gera tanto papo quanto em outros paises, mas é importante saber que a umidade do ar em São Paulo, nas outras épocas do ano, chega a 80/90 %, já no inverno a umidade declina muito, chegando á 30 % em alguns dias.
Então, siga algumas dicas:

ROSTO: Ao acordar lave o rosto com água corrente e aplique um hidratante facial, que tenha como componente Aloe Vera ou algum outro indicado para seu tipo de pele.
Se você usa maquiagem, prefira tônicos de limpeza, tônicos adstringentes para remover a maquiagem.
MÃOS: Para as mãos utilize um creme com uréia ou óleo de amêndoas.
BANHO: Agora vou pedir o mais difícil, banhos demorados e muito quentes não são recomendados, se não conseguir diminuir a temperatura na água, ao menos apresse seu banho.
Não use esponjas esfoliativas ou buchas, também evite os sabonetes esfoliativos, use algum que tenha o PH compatível com seu tipo de pele. O objetivo é tentar manter parte da oleosidade natural da pele.
Também procure utilizar hidratantes indicados para seu tipo de pele, isto ajuda
LÁBIOS: para lábios ressecados, ou para evitar o ressecamento, utilize uma solução de depantenol ou silicone, ou até mesmo manteiga de caritê.
CABELOS: Não lave excessivamente para evitar o ressecamento, em especial do couro cabeludo, utilize hidratantes com keratina ou silicone
Não abuse dos condicionadores. Gel para modelar? Evite, como muitos tem álcool em sua composição também podem ressecar os cabelos.
PROTEÇÃO SOLAR: Mesmo sendo inverno não abra mão do protetor solar, fator 15 é suficiente, lembrando de reaplicar a cada 3 horas.
RENOVAÇÃO: Consulte seu dermatologista sobre a possibilidade de utilizar algum tipo de ácido noturno, isto pode ajudar a acelerar a renovação celular, já que é uma época com sol mais fraco pode ser uma boa oportunidade.
Última dica:
ROSÁCEAS:
Sabe aquele chá gostoso, ou chocolate quente, que a gente aproxima bem do rosto e fica sentindo o calor, o vapor? Se você tem problemas com rosácea ou dilatação dos vasos, evite, pois este calor e este vapor podem prejudicar seu quadro.

Procure seguir algumas destas sugestões para ajudar sua pele no inverno, se tiver alguma dúvida ou sugestão entre em contato:
fernandobezerra.dermato@uol.com.br