quarta-feira, 2 de julho de 2008

as lâmpadas do dia a dia podem fazer mal para a pele?

Prezado Dr. Fernando, é verdade que existem malefícios nas lâmpadas fuorescentes, pois há mulheres que só usam filtro solar quando vão para a praia e mesmo no escritório o calor e a "irradiação das lâmpadas" envelhece. Pensando nisto, quais os cuidados que devemos tomar?

(pergunta que recebi através do email, e achei interessante dividir com outras pessoas que acessam minha página)

Resposta:
Prezada Amiga, todos sabemos que a luz e o calor que provém do sol se devem ao fato que ele é um grande reator nuclear e recebemos a radiação fruto das reações atômicas que nele ocorrem. Radiações benéficas que ajudam no ciclo da vida, mas que, em excesso, podem causar muitos problemas. Em especial os raios Ultra Violetas, responsáveis pelo envelhecimento da pele e o surgimento de câncer de pele.
E não se deixe enganar por um dia nublado ou um dia frio. O sol está lá e a emissão de radiação é constante.
O que muita gente não sabe é que a iluminação e o calor proveniente das lâmpadas fluorescentes também é fruto de radiação, produzida pelo "reator" que as luminárias possuem. O mesmo acontece com as lâmpadas eletrônicas. E portanto, também podem acelerar o envelhecimento da pele, o surgimento de manchas, aumentar a flacidez da pele e até mesmo acelerar o aparecimento de câncer de pele.
Os olhos humanos não percebem a luz ultravioleta, apesar da pele humana sentir.
Dentro de uma lâmpada fluorescente existe vapor de mercúrio à baixa pressão, quando energizado o vapor de mercúrio emite luz ultravioleta. O interior da lâmpada é recoberto com fósforo que absorve a energia ultravioleta e emite luz visível. Se você trabalha num ambiente comercial, uma loja ou uma fábrica por exemplo, pode ser que o local ao invés das fosforescentes (a base de Fósforo) utilizem lâmpadas de gás de IODO ou MERCURIO.
Nestas lâmpadas a emissão de radiação é maior ainda, o que torna mais premente o uso de protetores solares.
Sendo assim, o uso do protetor solar tem que se incorporar aos seus hábitos diários, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. E é importante que seja usado corretamente, do mesmo jeito que você escova os dentes algumas vezes ao dia o protetor solar também deve ser reaplicado ao longo do dia para garantir sua eficácia.
Como curiosidade:
As lampadas chamadas incandescentes, diferente das lâmpadas a base de gases, geram luz atráves do aquecimento de um filamento, que se torna incandescente e libera energia na forma de luz. Estas lâmpadas também emitem radiação, só que num comprimento de onda diferente, menos prejudicial á pele.

Se você tiver outras perguntas interessantes, escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br