segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mãos sempre bonitas




Imagino que muitas vezes os profissionais que cuidam das unhas, sejam podólogos, sejam manicures, deparam-se com mãos, especialmente seus dorsos, muito comprometidas em sua beleza por manchas solares.
Imagino até que muitas mulheres gostariam de tratar melhor de suas unhas, mas ficam constrangidas em mostrarem suas mãos para exibir unhas que gostariam. Isto até interfere em sua qualidade de vida!

Mas porque surgem as manchas nas mãos?

As manchas senis ou melanoses solares ocorrem no dorso das mãos em função basicamente da exposição contínua a radiação solar. Além das melanoses, também podem surgir as queratoses, que são manchas avermelhadas e ásperas , ambas caracterizando a pele fotoenvelhecida.
O processo? O sol induz as células que produzem a melanina, os melanócitos, a aumentar sua atividade, e as células produzindo pigmentos em excesso é que geram as melanoses e queratoses.
As manchas começam a ocorrer, de forma geral, a partir da terceira década de vida, mas isto depende também da exposição solar, e outros agentes em função da rotina e do trabalho de cada um. Além disto o fototipo da pessoa, a cor de sua pele, também influencia, pois pessoas de pele mais clara estão mais expostas a este problema.
Explicando isto dá para entender porque os Dermatologistas insistem tanto na questão do uso de protetores e bloqueadores solares, não é?
Estas manchas acastanhadas que variam de tamanho e tonalidade, desda as mais claras até manchas bem escuras, e aparecem no dorso das mãos, dedos, antebraços, colo, rosto e outras áreas expostas á radiação.
São lesões de caráter benigno, se é que se pode dizer que mãos feias são benignas, mas o que quero dizer é que são raros os casos de evolução para um melanoma, um câncer de pele.
Felizmente a Dermatologia Estética, a Cosmiatria, evoluiu muito e dispomos hoje de muitos procedimentos que podem atenuar, e muito, estes problemas.
O tratamento das melanoses solares pode ser feito com neve carbônica, nitrogênio líquido, peelings seriados superficiais e radiofreqüências nas lesões, que funciona como um bisturi bisturi elétrico só que com ondas de rádio.
Atualmente, a técnica que apresenta melhores resultados, é a aplicação do LASER, a Luz Pulsada, o também chamado laser de rubi, que atua especificamente no pigmento, não danificando a epiderme , além de promover um rejuvenescimento das mãos como um todo pelo estimulo das camadas da pele.
Para completar, uma boa esteticista pode ajudar com a aplicação de cremes clareadores, e peelings superficiais. E, muito protetor solar, a partir de hoje, e para sempre!
Se tiver dúvidas escreva para fernandobezerra.dermato@uol.com.br

(texto originalmente escrito para a revista Mãos e Unhas)