quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dermatoses Ocupacionais dos profissionais de saúde.

A pele, como maior orgão do corpo humano, esta sujeita constantemente a agressões do meio ambiente, muitas delas em função das atividades que as pessoas exercem, e até mesmo relacionadas aos esportes que praticam.
Os profissinais das áreas de sáude, incluindo dentistas, enfermeiros, médicos, pesquisadores, laboratoristas e até mesmo veterinários, estão entre os cinco maiores grupos afetados pelas Dermatoses Ocupacionais - DO, entre elas a principal é a Dermatose de Contato Irritativa, causada principalmente pelos sabões e soluções assépticas, atingindo especialmente as mãos.
Cirurgiões e enfermeiros, por lavarem as mãos frequentemente, tem muitos problemas com umidade excessiva, e até mesmo o suor, pelo uso da luva, agrava estes quadros.
Existem também os produtos com os quais os diversos profissionais entram em contato, como solventes, materiais de laboratório, e até mesmo alergias causadas pelo talco das luvas, em contato constante com a pele.
Também existem quadros de patologias associados a bactérias, fungos e parasitas, pois estes profissinais podem ser afetados, mesmo com o uso de EPIs, pelas diversas doenças em que entram em contato cotidianamente.
Interessante perceber que mesmo os profissionais de saúde são afetados pelo excesso de proteção que utilizam e excesso de higienização, para poder atender as pessoas...lembre disto quando ver seu medico lavando as mãos na próxima consulta.