terça-feira, 5 de abril de 2011

Titulo de Especialista e Dermatologia

Todo Médico, para ser chamado de DERMATOLOGISTA, tem que ter o Título de Especialista em Dermatologia. Para obter este título, além do período de tres anos como RESIDENTE em um hospital credenciado e vinculado a uma entidade de ensino (minha residência, por exemplo, foi feita no HSPE - Hospital do Seridor Públiico Estadual), o médico ainda deve ser aprovado numa prova que é realizada apenas uma vez por ano.
O exame contém questões teóricas e também práticas, que avaliam os conhecimentos cirúrgicos, histopatológicos e micológicos do candidato a Dermatologista, e isto é muito importante pois a dermatologia estuda mais de 4.000 doenças e grande parte das doenças de outras partes do corpo se refletem na pele, inclusive as doenças de caráter psiquiátrico e psicológico.
Na média se inscrevem 300 médicos para este exmae de titulação, mas apenas 65% são aprovados.
No estado de São Paulo existem 1854 dermatologistas com título, mas somente 825 (45%) tem seu título registrado no Conselho Regional de Medicina.
Se você quiser saber mais sobre a dermatologia e sobre o título de especialista, entre no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia


(fonte: JORNAL DA SBD - Jan/Fev 2011, paginas 16 e 17)