sábado, 30 de junho de 2012

Piolho é doença de pele?

Na realidade o piolho em si não é, mas os sintomas causados é que são tratadospela dermatologia. Quando a criança tem PEDICULOSE (piolho) Pediculose (piolho) a coceira é tão intensa que pode provocar pequenos ferimentos na cabeça, na realidade a coceira é talvez o primeiro sintoma, a outra é a descoberta de lêndeas ou piolhos no couro cabeludo. As lêndeas são os ovos dos piolhos – pequenos pontos brancos que ficam agarrados aos fios dos cabelos.

O tratamento convencional para acabar com os piolhos é com o uso de xampus e loções, são utilizados, em geral, os mesmos medicamentos tópicos usados na escabiose, que deve ser repetido após a primeira semana do tratamento, mas os medicamentos só matam os piolhos, é preciso retirar as lêndeas com pente fino. Se as lêndeas continuarem nos cabelos, a criança voltará a ter piolhos.


A transmissão da infecção se dá através de contato direto (inclusive relação sexual) ou indireto (escovas de cabelo, roupas, etc). por isto é tão comum surtos de piolhos em escolas ou famílias.

Além da pedilose na cabeçao também podemos ter a ocorrência de pediculose no corpo, onde encontramos escoriações, pápulas, pequenas manchas hemorrágicas e pigmentação, principalmente no tronco e na região glútea. Na pediculose pubiana  (onde encontramos outro aparentado do piolho o chamado "chato") o encontradas manchas, escoriações e crostas, além do prurido intenso. Pode ocorrer também infecção secundária nesta região.

A doença é realmente mais comum em crianças, por isto fique de olho, e corra no seu dermatologista de confiança, jamais lance mão dos tratamentos caseiros (ouve-se falar ate de casdo emque a mãe passa inseticida na cabeça dos filhos) eles podem agravar o quadro e ate gerar casos alérgicos.