segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CERATOSE SEBORRÉICA


Ceratose, seborreica, este é o nome que se dá ás pequenas lesões arredondadas, de cor marrom ou negra, que surgem especialmente no rosto e no pescoço a partir da meia idade. A ceratose é um tumor benigno, de tendência genética, que atinge especialmente mulheres.
No iníco elas são planas mas podem tornar-se elevadas e atingirem grandes dimensões, elas são moles e se assemelham a verrugas, podendo variar de algumas poucas até centenas.
Uma outra forma clínica mais específica da ceratose é a Dermatose Papulosa Nigra que pode atingir qualquer pessoa, sendo mais frequente a sua ocorrência em negros e mulatos, e no sexo feminino.
Na Dermatose Papulosa Nigra as lesões são mais escuras, muitas vezes pretas e também atingem pricipalmente o pescoço e o rosto. As lesões são bem pequenas, começam formando pequeninos pontos, do tamanho de uma cabeça de alfinete que crescem progressivamente até cerca de 2 a 5 milímetros de diâmetro. Podem se unir, formando placas maiores.
Apesar de não ter nenhuma implicação clínica, estas lesões assumem um aspecto estético que pode comprometer a qualidade de vida das pessoas, que podem ser estigmatizadas, especialmente porque atingiem o rosto, especialmente porque as lesões não regridem e novas lesões vão se formando ao longo da vida, resultando num aspecto de pele manchada.
O tratamento da Ceratose Seborreica e da Dermatose Papulosa é simples e traz bons resultados, pode ser feito através da destruição pela cauterização, eletrocoagulação ou até mesmo através de criocirurgia, utilizando nitrogênio líquido.
O ideal é que você procure um dermatologista de sua confiança, caso tenha este problema de pele, e avalie com ele qual a melhor solução para seu quadro., mesmo o tratamento não sendo obrigatório, é sempre importante manter a pele livre de manchas e outras coisas que interfiram no sua apresentação pessoal não é mesmo?

(texto originalmente publicado em junho 2008)