quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

MICOSES

Se você apresenta em sua pele manchas brancas ou vermelhas, manchas estas que causam coceiras, em áreas como axilas, virilhas, ou entre os dedos das mãos e pés (chamadas áreas de dobras), pode ser que você tenha uma MICOSE.
Micoses são causada por fungos, e existem vários tipos:
As micoses de unha, as Onicomicoses, são provavelmente o tipo mais comum, tanto nos pés quanto das mãos. O tratamento é feito com medicamentos tópicos ou orais.
A Pitiríase Vesicolor é mais comum em adolescentes e jovens, e pessoas de pele oleosa. Ela tem a aparencia de pequenas pintas, agrupadas ou isoladas, e normalmente aparecem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e também no rosto. Sua superfície tem uma descamação fina, com a tonalidade variando entre o branco, rosado ou castanho, e pode coçar. O tratamento da Pitiríase Vesicolor pode ser feito com medicamentos tópicos ou orais. O desagradável é que esta micose pode voltar ao corpo por várias vezes.
Quando a pele apresenta manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítidas e que coçam, a pessoa pode estar com uma micose denominada Tinhas. Elas aparecem em qualquer lugar do corpo, sendo que conhecemos as dos pés como “pé-de-atleta”. Nas crianças, é comum que apareçam no couro cabeludo. formando uma placa com crostas e com coceira intensa, parecendo que o cabelo foi cortado naquela região. Importante mamães e papais, a Tinha no couro cabeludo pode passar de uma criança para outra.
Estas tres são os tipos mais comuns de micoses, mas existem outras, o importate é que  ao aparecerem sintomas , você procure um especialista em cabelo e pele, um dermatologista, de sua confiança.
Também é importante que a pessoa siga a risca o tratamento proposto, pois algumas delas, como as micoses de unha, tem um tratamento bem prolongado, até que uma nova unha saudável cresça.

(matéria originalmente publicada em fevereiro de 2011, atualizada)