sexta-feira, 26 de maio de 2006

A idade de sua pele

A revista VEJA desta semana trouxe uma interessante matéria que fala sobre o envelhecimento do corpo humano. No artigo eles demonstram que o corpo humano não envelhece, como um todo, no mesmo ritmo, de maneira uniforme; ou seja, uma pessoa de 50 anos pode ter os ossos de uma pessoa de 30 e artérias de uma pessoa de 60.
Esta variação do envelhecimento das diversas partes e órgãos do corpo, dá-se em função da hereditariedade, dos hábitos e das doenças pregressas da pessoa, como bem demonstra os estudos.
No caso da pele o artigo reforça o que os especialistas em Dermatologia tem relatado há muitos anos; se a pessoa estiver atenta a alguns hábitos de saúde e lançar mão das técnicas e tratamentos que as pessoas tem á disposição, sua pele vai refletir uma idade aparente 5, ás vezes 10 anos, menor.
Eles apresentam inclusive um teste que ajuda a pessoa a avaliar como seus hábitos tem relação direta com a idade de sua pele, uma pessoa que fuma, por exemplo, tem uma pele com idade aparente 3 anos maior, bem como uma pessoa que nunca usa protetor solar ou não tem hábitos alimentares saudáveis
Eu mesmo tenho visto no consultório estes efeitos, muitos pacientes que relatam como seus amigos e parentes tem percebido seu rejuvenescimento depois de algumas sessões de LASER ou após a aplicação de preenchedores e botox. E isto para o médico é muito gratificante.
Se tiver chance leia a matéria completa da revista, é muito interessante