quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Maria de Lourdes Padovan Colucci

Hoje é aniversário de nossa Esteticista principal e amiga, Maria de Lourdes Colucci!
A Colucci, como é mais conhecida, tem mais de 30 anos de experiência e uma grande atuação na valorização e qualificação de gerações de esteticistas, afinal de contas atualmente ela é membro da diretoria da ASSOCEM (Associação Estadual das Esteticistas). Além de sua experiência pessoal , Maria de Lourdes tem em seu curriculo incontáveis cursos, no Brasil e no exterior, que alicerçaram sua carreira.
Tanto que já recebeu inúmeros prêmios em função disto, na foto ela está recenbendo o mais recente, há poucas semanas, das mãos de Ala Szerman, no XIV Congresso Cientifico Internacional de Estética, que se realizou no Rio de Janeiro.
Maria de Lourdes tem mãos "mágicas", e você vai perceber isto depois de uma sessão de limpeza de pele ou hidratação facial, você sentira seu rosto de outra forma, além dos produtos que ela utiliza, sempre de primeira linha. Eu mesmo não abro mão de fazer limpeza de pele periodicamente com ela, e de indicar para amigos e pacientes.
Hoje ela vai receber os amigos e clientes lá na clínica para comer uma fatia de bolo e um brinde, se você estiver por perto apareça lá! Mais uma vez parabéns Maria de Lourdes!


segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Carboxiterapia

A carboxiterapia é um método em que consiste na injeção de um gás inerte, o CO2, que é medicinal, no subcutâneo. Essa técnica já era utilizada há muito tempo para o tratamento de arteriopatias; doenças arteriais e venosas, e também como uso em psoríase e eczemas crônicos.
Há mais ou menos 20 anos vem sendo utilizado em medicina estética para o tratamento, inicialmente de celulite, gordura localizada e flacidez , sendo observado cada vez mais resultados como a diminuição de papada do pescoço ou mesmo flacidez da face.
Além de um eficaz instrumento para estrias, amenizando essas inimigas do público feminino, e também masculino. A técnica consiste na injeção de gás no subcutâneo promovendo um aumento da oxigenação e do metabolismo local, melhorando as trocas metabólicas e promovendo queima e mobilização da gordura. Há também o efeito positivo da irritação do gás no local.
Não forma observados efeitos adversos nesta terpaia, algumas pessoas sentem um leve desconforto no local da aplicação, que vai diminuindo com o passar das sessões e eventualmente podem ocorrer, como acontece com a intradermoterapia, hematomas leves no local do procedimento.
São necessárias de 8 a 12 sessões, 2 vezes por semana, para ver os primeiros resultados. Cada sessão dura em média 30 minutos. O ideal é associar este tratamento com sessões de drenagem linfática, intradermoterapia ou outros procedimentos estéticos.
O procedimento é eficaz e seguro, podendo ser feito no consultório sem nenhuma complicação, apenas sendo contra-indicado para gestantes, ou pessoas que apresentem infecções ou sangramentos no local.
Se tiver dúvidas me escreva no emial fernandobezerra.dermato@uol.com.br

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Falando sobre as mãos

O último número da revista PERSONALITE publicou um artigo que escrevi falando sobre a beleza das mãos, em especial sobre o fato de que muitas vezes o dorso da mão de uma pessoa pode denunciar muito mais sua idade que seu rosto. Falei um pouco sobre o tipo de manchas e sobre os tratamentos possíveis.
Além disto, a revista, editada pela batalhadora Rosi Garcias, ainda trouxe diversos artigos interessantes, inclusive um deles falava sobre a recente identificação masculina com os ideáis de beleza e busca de juventude.
E nunca é demais lembrar, como dica para o fim de semana, não esquecer de passar protetor nas suas mãos também!

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Gravidez


Do ponto de vista biológico a gravidez é um dos mais intrigantes exemplos da complexidade do corpo humano. A gravidez traz profundas alterações no corpo da mulher, tanto no aspecto físico quanto no aspecto emocional.
Durante o processo da gravidez ocorrem inúmeras alterações no corpo da mulher, de ordem imunológica, metabólica, endócrina e vascular, que tornam a gestante predisposta a ocorrências fisiológicas e patológicas, e é muito importante que a mulher esteja atenta a isto, para diagnosticar corretamente a ocorrência e iniciar os tratamentos apropriados quando necessário. Lançando-se mão de exames laboratoriais quando o diagnóstico for duvidoso e sempre tendo em mente os riscos para o bebê, tanto das doenças quanto dos tratamentos.
Basicamente são 3 os tipos de dermatoses durante a gravidez:
. as alterações fisiológicas da pele na gravidez,
. as dermatoses e tumores cutâneos afetados pela gravidez,
. e as dermatoses de ocorrência apenas na gravidez.
Nas alterações fisiológicas em função da gravidez podemos listar:
. alterações pigmentares, em especial hiperpigmentação da pele que pode ser vista em até 90% das gestantes.
. alterações dos pelos, com fases de hirsutismo (excesso de pelos) ou de queda de cabelos, especialmente após o parto quando um número alto de fios entra na chamada fase telógena.
. nas unhas se observam casos de sulcos, fragilidade e hiperqueratose.
. observa-se o aumento da função sebácea, hiperhidrose, eczemas, muitas vezes com o aparecimento de acne pela primeira vez na vida da mulher.
. alterações no tecido conjuntivo, com aparecimento de estrias
. alterações vasculares com a proliferação de vasos, que regridem no pós parto, além do aparecimento de telangectasias, eritrema palmar e outras afecções de caráter vascular.
Para as pacientes que já apresentam algumas doenças cutâneas, as mudanças durante a gravidez tornam a mulher mais sensível ao agravamento, e mais raramente á melhora, de algumas destas afecções. Na realidade todas as doenças pré-existentes devem ser acompanhadas durante a gravidez, e entre as doenças relacionadas á dermatologia podemos destacar: Dermatite Atópica, Psoriase, Hanseníase, LES, Hemangioma, Queloide, Neurofibroma, Melanoma, Eritrema e Telangectasia, dentre outros.
Já ao falarmos das dermatoses específicas da gravidez podemos incluir também aquelas relacionadas aos produtos da concepção, entre estas dermatoses temos: o Herpes Gestacional, as Pápulas e Placas da Gravidez, o Prurigo da Gravidez e a Foliculite da Gravidez.
O importante, independente de todos os nomes que podem até assustar um pouco, é que a Gestante tenha o acompanhamento de um Dermatologista de sua confiança e que juntos, após bons exames clínicos e, se necessário, exames laboratoriais, possam acompanhar todas as alterações da pele durante a gravidez. Afinal de contas, é um momento tão bonito e emocionante que a mulher não deve descuidar da pele! E deve estar pronta para curtir seu bebê sem mais preocupações.

Se tiver dúvidas ou quiser fazer algum comentário, me escreva no email
fernandobezerra.dermato@uol.com.br

sábado, 19 de agosto de 2006

O Partido do BOTOX

A revista VEJA, que circula esta semana, traz em sua capa uma bem-humorada chamada a respeito do PARTIDO DO BOTOX, na realidade para falar da preocupação dos candidatos com relação á aparência e como a Toxina Botulinica, com suas inúmeras possibilidades, tem ajudado os políticos a melhorar a aparência.

A revista parte da "botocada" do Presidente LULA e depois analisa o caso de outros políticos e faz considerações de como a aparência pode ser importante numa eleição. E é fácil fazer um paralelo com a questão profissional, onde sabemos que a aparência tem também grande importância.

Se quiser mais sobre Toxina Botulínica clique aqui e leia um texto falando sobre as principais dúvidas em relação ás aplicações de toxina botulínica que escrevi há algum tempo.

Se quiser entrar em contato me mande um email: fernandobezerra.dermato@uol.com.br

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Como vai seu pescoço?

Um pescoço lisinho e sem manchas ajuda a dar aparência de jovialidade e saúde, isto todos percebem. Porém, quando envelhecemos, aparecem as manchas do sol, as rugas e a flacidez de pele e músculos, não só na face mas também do pescoço.
E muitas mulheres se privam de usar colares mais justos ou golas baixas por não estarem felizes com a aparência de seu pescoço e colo.
Os cremes com ativos clareadores e tensores , com chamado "efeito cinderela" ou até mesmo peelings superficiais e médios para um rejuvenescimento maior. A aplicação de toxina botulínica também pode atenuar as linhas de tensão e flacidez.
Outro possibilidade de tratamento, com resultados muito bons, é a aplicação de com luz intensa pulsada (LASER), que promove um rejuvenescimento gradual e efetivo sem grandes inconvenientes, podendo a pessoa ir trabalhar no mesmo dia que fizer o procedimento. Existe também a possibilidade da intradermoterapia com DMAE e TRISH, que são ativos que estimulam a síntese de colágeno da derme que é proteina fortalecedora da pele.
Uma boa esteticista também pode ajudar fazendo um trabalho coadjuvante com massagens e drenagens , eletroestimulação da região ou ainda peelings suaves para atenuar e somar esforços com o tratamento médico, um caso em que uma atuação multidisciplinar é importante.
E você? Como anda seu pescoço?
Para qualquer dúvida entre em contato fernandobezerra.dermato@uol.com.br
(texto originalmente em 17 de abril)

quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Programações

Eis as minhas programações para as próximas semanas:

13 de agosto - Maria de Lourdes Collucci, esteticista da clinica e amiga, será homenageada no Congresso Internacional de Estética no Rio de Janeiro.
21 de agosto - programado mais uma sessão de LASER QUANTUM para rejuvenescimento e manchas, das 14 ás 20 horas, em São Paulo.
25 e 26 de agosto - agenda aberta em FORTALEZA, para novos pacientes e para dar continuidade aos que estão em tratamento.
7 a 10 de setembro - participarei do 61. Congresso Brasileiro de Dermatologia em Curitiba, de onde, com certeza trarei novidades.

Para qualquer dúvida entre em contato no email fernandobezerra.dermato@uol.com.br . Obrigado!

terça-feira, 8 de agosto de 2006

Rejuvenescimento com LASER


Antigamente, quando pensávamos em LASER, a associação que se fazia sempre era com filmes de ficção científica, onde as “armas laser” faziam grandes estragos.
Na realidade as “armas LASER” realmente existem, e ao invés de fazer grandes estragos, ela tem trazido mais e mais benefícios, especialmente na área médica.
Na área dos cuidados com a pele, existem várias possibilidades para aplicação do LASER, no rejuvenescimento facial com a eliminação de manchas, na eliminação de pêlos indesejáveis e em outros cuidados.
Nossas próximas seções de LASER QUANTUM para rejuvenescimento, por exemplo, estão agendadas para 12 de agosto, sábado e 21 de agosto, segunda feira.
Mas, como se trata de uma coisa nova, que poucas pessoas usaram, ainda surgem muitas dúvidas, muitas perguntas, reuni algumas das perguntas que freqüentemente ouço sobre a utilização do LASER para o rejuvenescimento da pele e vou tentar esclarecer as dúvidas:
Para que tipos de tratamento ele pode ser utilizado?
O LASER pode agir em dois níveis de pele, profundo e superficial. Na aplicação superficial conseguimos um melhora significativa nas sardas, manchas e melanoses, especialmente aquelas advindas da exposição aos raios solares.
Além disto podemos tratar pequenos vasos na região do nariz e do rosto, conhecidos como rosáceas e até mesmo áreas vascularizadas extensas (manchas avermelhadas).
Na aplicação profunda o LASER estimula o colágeno ao transmitir calor para as camadas profundas da pele, com isto conseguimos uma redução nas irregularidades como rugas, cicatrizes de acne e outras marcas.
O LASER só serve para o rosto?
Não, as aplicações de LASER para rejuvenescimento podem beneficiar outras áreas de nossa pele, muita gente usa para reduzir os sinais de idade, as manchas, das mãos, pescoço e colo, especialmente aqueles que abusaram muito do sol sem protetor solar (bronca do médico dermatologista!).
Porque o LASER? Não dá para usar outros métodos?
Existem outros métodos para se tratar alguns destes problemas da pele, e nem sempre o LASER é a indicação mais adequada para você, por isto é muito importante que você consulte um Dermatologista de sua confiança, só ele poderá lhe dar a melhor indicação de tratamento.
Na realidade o sucesso do LASER se deve ao fato de se tratar de uma solução segura e não invasiva, que pode ser programada para cada tipo de pele e cada problema, por isto sua versatilidade. Além disto, nenhum outro tratamento consegue resultados tão rápidos quanto o LASER.
Como é o tratamento? É doloroso? É muito demorado?
Cada sessão de LASER dura entre 20 e 30 minutos. Primeiro é necessário fazer a proteção de áreas que não devem ser atingidas, tais como sobrancelhas, cobrindo estas áreas, assim como você deverá utilizar óculos de proteção. Na hora do tratamento um gel gelado é aplicado sobre a área a ser tratada e a única parte que vai encostar em seu rosto é o cristal do aplicador.
Cada pulso de luz disparada assemelha-se a um pequeno beliscão, que pode provocar um leve ardor, um creme anestésico pode ser usado, mas raramente se faz necessário.
Já na primeira sessão os resultados são visíveis, mas melhores e mais prolongados resultados são obtidos com uma série de sessões. Ao final da sessão você poderá retornar á suas atividades normalmente.
Mas porque são necessárias várias sessões?
A indicação de várias sessões só pode ser feita pelo seu médico, muitas vezes definidas com base nos resultados que o paciente quer obter, e nas suas queixas. Mas a eficácia, especialmente no fechamento dos poros e na maciez da pele, já são visíveis desde a primeira sessão.
Todo LASER é igual?
Não, existem vários tipos de LASER com diferentes aplicações, o LASER utilizado para o tratamento da pele é o IPL (Luz Intensa Pulsada, no Original em Inglês), também conhecido com QUANTUM, já o LASER utilizado para depilação, por exemplo, é outro.
O IPL é configurado para agir especialmente sobre as imperfeições avermelhadas provenientes de vasos sanguíneos rompidos e sobre as manchas marrons de pigmentos, provenientes de danos solares.
A aplicação de LASER é muito cara?
Por ser uma avançada tecnologia e ser manuseada obrigatoriamente por um profissional médico, a aplicação de LASER tem um custo maior que alguns tratamentos estéticos. Mas se você fizer uma equação utilizando a eficácia do tratamento, sua rapidez e seus resultados finais como parâmetros, tendo como resultado seu bem estar, este custo adquire outros valores. *
Se tiver mais duvidas, por favor me mande sua pergunta para meu email: fernandobezerra.dermato@uol.com.br, se correr você ainda pode agendar um horário para 12 de agosto.


(* texto originalmente publicado em 8 de maio)

domingo, 6 de agosto de 2006

Ainda sobre o Inverno

Como já tinha relatado, no último dia 10 de julho , Maria de Lourdes Colucci, esteticista de nossa equipe, foi entrevistada no Programa MAIS VOCÊ da Ana Maria Braga, em função disto o site do programa publicou um texto com algumas observações que Maria de Loudes fez: Veja um trecho do texto:

Tomar chocolate quente no inverno, cair de boca num "foundue" maravilhoso, tomar um bom vinho ao lado de uma ótima companhia, passar um final de seman nas montanhas, assistir um bom DVD comuma vasilha de pipocas ao lado, hibernar debaixo de três cobertores... é muito bom fazer tudo isto no friozinho não é mesmo? Mas existem algumas coisas típicas desta época do ano que você precisa (e deve) saber.
Aproveite o inverno para cuidar da pele do rosto e do corpo pois é nesta época que podemos buscar alternativas de tratamentos que certamente não seriam indicados para o verão. " Com o sol brilhando são bem comprometedores trataemntos como peelings, decapagens (esfoliações) e LASER" explica a esteticista Maria de Lourdes Colucci.
Deixe a preguiça de lado e entregue seu rosto nas mãos de umbom profissional. O frio ajuda a ressecar a pele "No inverno a pele merece cuidados especiais já que está muito mais desidratada do que no verão. Uma hidratação facial é muito importante", alerta Maria de Lourdes. E não esqueça, o filtro solar é o melhor amigo de sua pele.

Ácidos: A esteticista sugere que abusemos das dosagens de ácidos, sempre com a orientação de um dermatologista, para inibir as manchas e deixar a pele bem lisinha para receber uma boa hidratação.
Corpo: "Tire a roupa para usar e abusar dos tratamentos de hidratação, nutrição e rejuvenescimento da pele. Marcar uma boa massagem para o corpo com produtos ricos em extratos vegetais, ácidos graxos, como a manteiga de karité, são uma boa opção"
Pés e cotovelos: Também merecem atenção. "Massagens com óleos essenciais são muito bem vindos", sugere a esteticista

Se quiser saber mais sobre a PELE E o INVERNO veja no texto que publiquei em 13 de junho.

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Cuide de suas mãos

Nossas mãos, tanto quanto nosso rosto, são as partes do corpo mais constantemente agredidas pela luz solar e pelo clima; além disto as mãos são submetidas a esforços constantes e até mesmo a ações de diversos tipos de agentes, desde água, detergente, e outros produtos de limpeza; além dos produtos utilizados no trabalho de cada um.As vezes as manchas e a própria pele das mãos "envelhece" mais a pessoa que seu corpo ou seu rosto, especialmente se ela não lembrou de cuidar delas ao longo dos anos. O uso de barreiras fisicas (luvas) especialmente ao manipular agentes agressivos (desde detergentes até tintas) e de barreiras químicas (protetores e bloqueadores solares) são muito importantes na prevenção do envelhecimento das mãos.
E quando falo em uso de protetores solares, falo em uso O TEMPO TODO!
Você já percebeu quanta radiação solar suas mãos recebem quando você está dirigindo? E nas corridas e caminhadas no parque? Mesmo a radiação que suas mãos (e rosto) recebem das luzes do seu local de trabalho podem ser fatores a acelerar seu envelhecimento.
Então, se organize para ter sempre um protetor solar no porta luvas do carro, outro na gaveta do escritório, e mais um na sua bolsa ou pasta. Se você conseguir estabelecer uma disciplina pessoal para o uso de fotoprotetores nas mãos e no rosto, e reaplica-los a cada 3 horas, você vai colher os frutos daqui a alguns anos.
E não pense que é conselho dificil de seguir, pode parecer chatice de dermatologista, mas é um daqueles "conselhos para a vida toda".
Para quem já tem as mãos marcadas pelo tempo existem muitas alternativas, peelings de diversos tipos, aplicações de LASER, são algumas das técnicas e tratamentos disponíveis.
Se tiver dúvidas entre em contato no email
fernandobezerra.dermato@uol.com.br
(texto originalmente publicado em 21 de abril)