quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Gravidez


Do ponto de vista biológico a gravidez é um dos mais intrigantes exemplos da complexidade do corpo humano. A gravidez traz profundas alterações no corpo da mulher, tanto no aspecto físico quanto no aspecto emocional.
Durante o processo da gravidez ocorrem inúmeras alterações no corpo da mulher, de ordem imunológica, metabólica, endócrina e vascular, que tornam a gestante predisposta a ocorrências fisiológicas e patológicas, e é muito importante que a mulher esteja atenta a isto, para diagnosticar corretamente a ocorrência e iniciar os tratamentos apropriados quando necessário. Lançando-se mão de exames laboratoriais quando o diagnóstico for duvidoso e sempre tendo em mente os riscos para o bebê, tanto das doenças quanto dos tratamentos.
Basicamente são 3 os tipos de dermatoses durante a gravidez:
. as alterações fisiológicas da pele na gravidez,
. as dermatoses e tumores cutâneos afetados pela gravidez,
. e as dermatoses de ocorrência apenas na gravidez.
Nas alterações fisiológicas em função da gravidez podemos listar:
. alterações pigmentares, em especial hiperpigmentação da pele que pode ser vista em até 90% das gestantes.
. alterações dos pelos, com fases de hirsutismo (excesso de pelos) ou de queda de cabelos, especialmente após o parto quando um número alto de fios entra na chamada fase telógena.
. nas unhas se observam casos de sulcos, fragilidade e hiperqueratose.
. observa-se o aumento da função sebácea, hiperhidrose, eczemas, muitas vezes com o aparecimento de acne pela primeira vez na vida da mulher.
. alterações no tecido conjuntivo, com aparecimento de estrias
. alterações vasculares com a proliferação de vasos, que regridem no pós parto, além do aparecimento de telangectasias, eritrema palmar e outras afecções de caráter vascular.
Para as pacientes que já apresentam algumas doenças cutâneas, as mudanças durante a gravidez tornam a mulher mais sensível ao agravamento, e mais raramente á melhora, de algumas destas afecções. Na realidade todas as doenças pré-existentes devem ser acompanhadas durante a gravidez, e entre as doenças relacionadas á dermatologia podemos destacar: Dermatite Atópica, Psoriase, Hanseníase, LES, Hemangioma, Queloide, Neurofibroma, Melanoma, Eritrema e Telangectasia, dentre outros.
Já ao falarmos das dermatoses específicas da gravidez podemos incluir também aquelas relacionadas aos produtos da concepção, entre estas dermatoses temos: o Herpes Gestacional, as Pápulas e Placas da Gravidez, o Prurigo da Gravidez e a Foliculite da Gravidez.
O importante, independente de todos os nomes que podem até assustar um pouco, é que a Gestante tenha o acompanhamento de um Dermatologista de sua confiança e que juntos, após bons exames clínicos e, se necessário, exames laboratoriais, possam acompanhar todas as alterações da pele durante a gravidez. Afinal de contas, é um momento tão bonito e emocionante que a mulher não deve descuidar da pele! E deve estar pronta para curtir seu bebê sem mais preocupações.

Se tiver dúvidas ou quiser fazer algum comentário, me escreva no email
fernandobezerra.dermato@uol.com.br